Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo: O poder da informação na garantia da qualidade de vida
Comemorada em 2 de abril, a data destaca a importância do diagnóstico do TEA ainda na infância, para garantir o bem estar e a inclusão dos indivíduos
Instituída em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data comemorativa conhecida como Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo — 2 de abril — tem como objetivo a disseminação de informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) de modo a contribuir para a quebra de preconceitos sobre a condição e facilitar o diagnóstico de portadores do distúrbio.
O Transtorno do Espectro Autista, conforme aponta o boletim Linhas de Cuidado do Governo Federal, é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, desenvolvimento atípico e manifestações comportamentais diferenciadas, fazendo com que o paciente possa apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
Segundo o levantamento do Center of Diseases Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos, cerca de 2% da população mundial é afetada pelo TEA, o que corresponde a um contingente de mais de 70 milhões de pessoas, mas na realidade este número tende a ser ainda maior. A falta de conhecimento sobre o autismo e suas características faz com que haja uma subnotificação sobre os casos que envolvem o distúrbio, ou seja, o preconceito e o distanciamento da população quanto à temática torna difícil que pais, professores e a comunidade percebam indicativos do transtorno em crianças e recomendem a busca de um profissional.
O Dr. Alexandre Pimenta, responsável técnico pela rede AmorSaúde, e que acompanha de perto centenas de diagnósticos todos os dias, destaca que a falta de conhecimento sobre o TEA, faz com que muitas pessoas cheguem à idade adulta sem saberem que possuem um distúrbio.
“O número de diagnósticos de autismo em crianças vem crescendo, mas será que o transtorno é mais comum agora do que era a anos atrás? Grande parte dos especialistas acham que não. É provável que os números tenham aumentado justamente porque agora conhecemos melhor o espectro do que conhecíamos há 30 ou 40 anos, por exemplo. Isso nos faz pensar em todas as pessoas adultas que nunca foram diagnosticadas, e que, portanto, nunca tiveram qualquer tipo de tratamento. Além disso, como nem todo mundo sabe reconhecer os sintomas do autismo em adultos, o diagnóstico tardio se torna ainda mais difícil. Não raras as vezes, isso compromete a qualidade de vida das pessoas que convivem com o TEA, mas sequer conhecem sua condição. O preconceito e os tabus impostos pela sociedade, o excesso de cobrança por resultados cada vez mais exigentes, fazem com que muitas dessas pessoas fiquem sem o diagnóstico e tratamento adequado, às vezes tratados como TDH ou outros distúrbios do comportamento”, pontua o médico.
Conforme destaca o responsável técnico pela rede de clínicas presente em todo o Brasil, a subnotificação de casos de TEA entre adultos pode inviabilizar que milhares de pessoas sejam integradas à dinâmica social e conheçam seus direitos nos mais diversos âmbitos, desde o mercado de trabalho até o sistema de ensino.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>