Brasil,

Ser Educacional ganha agilidade e precisão ao integrar informações financeiras com o Accountfy

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cleide Gonçalves
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Grupo de ensino consolida dados das mais de 70 unidades espalhadas pelo país com plataforma SaaS de gestão financeira

Com mais de 70 unidades espalhadas hoje pelo país, o Grupo Ser Educacional conseguiu colocar em prática uma gestão dinâmica ao mesmo tempo em que expandia suas operações. Ele decidiu adotar a plataforma SaaS Accountfy para integrar as informações financeiras de todas as empresas controladas, automatizando processos, otimizando tempo e reduzindo a disparidade de dados para focar no seu negócio.

Fundado em 2003, em Recife, o Grupo Ser Educacional se consagrou como uma das maiores instituições de ensino superior do Brasil, com uma base de mais de 300 mil alunos e a oferta de mais de 2.400 cursos. No decorrer de seus 18 anos, o grupo passou por múltiplos processos de aquisição, expandindo-se pelo território nacional e levando a marca para os 26 estados e o Distrito Federal. Hoje, além do grande número de unidades, a estrutura ainda conta com mais de 300 polos de ensino a distância, mais de 12 mil colaboradores e outras empresas de apoio.

Nesse cenário, consolidar as informações de várias empresas era uma tarefa que exigia tempo e esforço, já que a integração de dados era feita manualmente e em conjunto com um software de gestão empresarial (ERP). Após a consolidação ainda havia outro desafio: a ferramenta utilizada para o acompanhamento de resultados não atendia as necessidades do momento de crescimento.

“Sem a visualização adequada das informações de toda a estrutura, o planejamento financeiro ficaria desfalcado”, afirma João Furtunato, gerente de planejamento financeiro do Grupo Ser Educacional. “O Accountfy facilitou a integração contábil, algo que antes demandaria servidores internos, gerenciamento de acessos e outros apontamentos. O suporte da plataforma permite, por exemplo, a redução da disparidade entre os dados provindos da pós-aquisição. Um dos principais pontos de otimização de tempo foi nas publicações das nossas informações, antes feitas em ferramentas de texto. Agora, as tabelas e dados da consolidação já são estruturadas de forma automatizada, bastando apenas a revisão.”

“A tecnologia está permitindo que o Ser Educacional inove mais ainda o seu modelo de negócios e mantenha o foco em atividades de valor agregado, num momento de forte expansão do grupo”, diz Goldwasser Neto, cofundador e CEO do Accountfy. “A digitalização de processos e o uso da ferramenta representam economia de tempo, rapidez em análise, amplitude, visão e disseminação da informação. É preciso ter esse suporte tecnológico para manter a qualidade dos dados, discernir e analisar as informações.”

Rapidez e dinamismo na atualização dos números

A rapidez e o dinamismo na atualização dos números foram os maiores ganhos apontados pelo grupo com o uso da plataforma. Antes, ao realizar movimentações na modelagem, novos cálculos ou ajustes, só era possível aferir as mudanças na próxima “foto”, um panorama retirado de uma planilha a cada 30 dias.

Ao acessar o Accountfy, é possível ver os reflexos dessas mudanças em tempo real, o que, na prática, significa uma grande economia de tempo e maior visão para o planejamento financeiro. “Antes da ferramenta,era necessário subir todas as informações no sistema para visualizá-las. Hoje, lançamos informações brutas, e todo trabalho é feito de forma dinâmica pela plataforma. O ganho é imensurável”, diz Furtunato.

Para as informações que são enviadas mensalmente para todas as unidades, como o “valor real x orçado”, seria necessário também enviar e-mails manualmente aos gestores das mais de 70 unidades do grupo. Agora, basta carregar um arquivo que é atualizado em tempo real que os dados estão disponíveis para todos. Com isso, a equipe ganha mais tempo para focar na análise dos números.

Além disso, a plataforma pode ser usada de forma colaborativa, permitindo que todas as empresas do grupo, espalhadas por todo o país, tenham acesso a blocos de informação. Para garantir a segurança e a privacidade dos dados, os administradores conseguem estabelecer limites de visualização e alteração das informações. Um gestor que está em Caxias, no Rio Grande do Sul, pode abrir um painel e criar análises individuais de acordo com suas necessidades ao mesmo tempo em que é feito o fechamento da demonstração de Recife, por exemplo.

Solução sob medida

A equipe do Ser Educacional pode ainda sugerir ao time de desenvolvedores do Accountfy novas funcionalidades e mudanças na plataforma, buscando melhoria na visualização e utilização. Um bom exemplo foi a inclusão de um calendário na filtragem de períodos.

“Com o apoio dos especialistas do Accountfy, foi possível ambientar-se à nova ferramenta, ter um entendimento de sua amplitude e no que ela poderia atender. Além disso, todas as funcionalidades que o time de planejamento financeiro acredita que devem ser incluídas na ferramenta, a área de desenvolvimento avalia e entrega na medida do possível”, afirma Furtunato.

O gerente, que possui formação na área financeira e também na de tecnologia, reforça que a junção desses dois mundos foi essencial para a evolução na forma de trabalhar e visualizar os dados. Para Furtunato, o momento que isso demonstra maior importância é na hora de apresentar os resultados para investidores e nos processos de aquisições.

Sobre o Accountfy

O Accountfy é uma plataforma SaaS para a gestão de performance corporativa que segue uma metodologia criada por especialistas em finanças. Fundada em 2017 por Goldwasser Pereira Neto e João Mano, a empresa recebeu um investimento inicial da Redpoint Eventures no valor de US$ 4,2 milhões e, em uma primeira rodada, U$ 6,5 milhões da Redpoint Eventures e da HDI Seguros. Desde seu lançamento, facilitou a rotina do departamento financeiro de mais de 500 grupos econômicos e conta com mais de 150 colaboradores. A empresa está presente na América Latina e Estados Unidos.

Sobre o Ser Educacional

Fundado em 2003 e com sede no Recife, o grupo Ser Educacional (B3 SEER3) é um dos maiores grupos privados de educação do Brasil e líder nas regiões Nordeste e Norte em alunos matriculados. A Companhia oferece cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e ensino a distância e está presente em 26 estados e no Distrito Federal, em uma base consolidada de aproximadamente 191,2 mil alunos. A Companhia opera sob as marcas UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau; Faculdades UNINASSAU; UNINABUCO Digital – Centro Universitário Joaquim Nabuco; Escolas Técnicas Joaquim Nabuco e Maurício de Nassau; UNIVERITAS/UNG; Universidade UNG; UNAMA – Universidade e Centro Universitário da Amazônia; Faculdades UNAMA; UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas; Faculdades UNIVERITAS, UNINORTE – Centro Universitário do Norte; UNIFACIMED – Centro Universitário de Ciências Biomédicas de Cacoal; UNIJUAZEIRO – Centro Universitário de Juazeiro do Norte; UNESC – Sociedade Educacional de Rondônia; e UNIFASB – Centro Universitário São Francisco de Barreiras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar