Brasil,

Digitalização do Ensino Superior é debatida no Summit Êxito de Empreendedorismo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Comunicacao Instituto Exito
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Painel sobre o tema ocorre neste sábado (20) e vai reunir especialistas do setor educacional

Nos últimos dois anos, todo o setor de educação sofreu grandes impactos. Com a paralisação das atividades presenciais, as instituições buscaram alternativas na digitalização. No Ensino Superior, a rede privada sofreu uma queda de 8,9% nas matrículas em cursos presenciais no primeiro semestre de 2021, enquanto a modalidade a distância (EAD) teve um crescimento de 9,8%, segundo o Mapa do Ensino Superior no Brasil, do Instituto Semesp. Os rumos da Educação Superior serão debatidos em um painel que acontece neste sábado (20), às 17h, dentro da programação do Summit Êxito de Empreendedorismo, congresso on-line e gratuito.

O painel “Educação Superior digital: um novo modelo para o Brasil” reunirá três especialistas e gestores do Ensino Superior: o fundador da Anhanguera Educacional, presidente e reitor da Must University, Antonio Carbonari Netto; o fundador e reitor do Centro Universitário UniCarioca, diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e vice-presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo, Celso Niskier; e o CEO do grupo Ser Educacional e presidente do Sindicato das IES de Pernambuco, Jânyo Diniz.

Os três gestores são unânimes sobre os impactos do impedimento de aulas presenciais sobre o setor. “As escolas e universidades tiveram que se adaptar às atividades remotas e isso foi feito em tempo recorde. O setor de educação superior particular teve mais facilidade de fazer essa adaptação, enquanto as universidades públicas tiveram mais dificuldade. Mas, no geral, a adaptação foi bem-sucedida”, avalia Niskier. “A pandemia fez o setor de educação avançar uns cinco anos em um. O uso da tecnologia tornou-se obrigatório para todas as instituições. As instituições precisaram pensar em modelos de educação diferenciados, inovadores e que rompam as barreiras do ensino tradicional”, complementa Diniz.

Apesar das dificuldades, também surgiram boas oportunidades e transformações para instituições, professores e alunos. “A educação digital foi a única saída e provocou uma grande expansão nas empresas especializadas na produção do EAD. Além disso, provocou uma série de posturas e cursos de atualização dos docentes”, pontua Carbonari Netto. “Já havia um crescimento muito grande do EAD antes da pandemia, e isso foi certamente acelerado durante a crise”, acrescenta Niskier. Para ele, a educação digital é mais democrática e acessível “Certamente, ela promove maior acessibilidade, não só pelo custo mais baixo, mas também pela melhor distribuição da oferta por todo o país. Garantida a necessária qualidade dos programas, a educação digital é mais democrática, personalizável e, portanto, pode promover melhor qualificação e formação profissional em grande escala”, explica.

Jânyo Diniz acredita que os acontecimentos dos últimos dois anos mudaram o conceito de ensino das instituições. “O ensino híbrido se tornou uma realidade conveniente para os estudantes, que podem acompanhar as aulas de qualquer lugar, contribuindo, inclusive, com a qualidade de vida deles quando evitam o trânsito dos grandes centros urbanos, por exemplo”, declara o gestor. Já Antonio Carbonari Netto cita alguns benefícios do ensino digital. “Modernização, atualização docente, novos materiais didáticos de apoio à aprendizagem e redução dos custos de locomoção dos aprendizes. Ainda, a educação digital fortalece muito o autoaprendizado”, elenca.

O Summit Êxito de Empreendedorismo é o maior congresso on-line de empreendedorismo, inovação e marketing digital do Brasil e vai reunir, de 20 a 28 de novembro, mais de 150 palestrantes que irão falar sobre diversos temas, como tecnologia, mercado, vendas, negócios, investimentos, inovação, marketing digital, entre outros. O evento é on-line e as inscrições podem ser feitas gratuitamente no site www.summitexito.com.br.

Serviço
Summit Êxito de Empreendedorismo
De 20 a 28 de novembro
On-line e gratuito
Inscrições: www.summitexito.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar