Brasil,

Crianças mostram que empatia tem lugar dentro e fora da sala de aula

Milhares de estudantes de 17 cidades vão se reunir em outubro para trocar experiências sobre a prática da empatia

“Eu me vejo em você”. Com esse tema, estudantes de diferentes escolas colocaram em prática projetos de empatia durante o ano. Os projetos são criados por alunos de 6 a 11 anos e serão apresentados no 4º Fórum com Crianças, que acontecerá de forma online, a partir do dia 26 de outubro. Este ano o encontro reúne cerca de 13 mil participantes.

As iniciativas apresentadas são realizadas durante o ano, como Projetos de Intervenção Social (PIS) e têm a missão de abordar, debater e refletir sobre o cenário atual do mundo e também deixar uma contribuição para a sociedade. Alguns bons exemplos são o audiolivro criado pela turma do 2º ano do Ensino Fundamental para crianças cegas ou de baixa visão ou o projeto do 3º ano do Ensino Fundamental que discute “os direitos das crianças” e reflete sobre as privações do trabalho infantil, ambos do Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP).

Os temas são explorados de maneira interdisciplinar nas salas de aula do 1º ao 5º ano e o fórum é a oportunidade de celebrar e reunir todas essas ações. “O objetivo é que a troca possa fortalecer a experiência, e que as diferentes cidades, realidades e ambientes possam refletir sobre o que foi realizado”, explica o coordenador do Ensino Fundamental Anos Iniciais da área de Educação Básica do Grupo Marista, Tiago Franceschini da Rosa.

Os projetos e os novos olhares

O Futuro que queremos é empático? Com essa pergunta orientadora, os alunos podem refletir e pensar em ações que promovem o bem-estar para além da comunidade escolar. “As crianças possuem curiosidade e a necessidade de compreender as experiências do outro. O projeto de intervenção social faz um resgate dessa interioridade, com um olhar mais voltado à transformação individual e coletiva das turmas, de modo que isso possa refletir na sociedade em que vivem”, revela a coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Lilian Gramorelli.

Em um ano ainda muito impactado pela pandemia, com o ensino híbrido e o retorno gradativo às aulas, os temas foram desenvolvidos de acordo com o cenário atual. Neste contexto, é importante valorizar a interculturalidade, que passa pelo acolhimento às diferenças e a harmonia, e a alteridade, que remete ao diálogo respeitoso. “A escola é um espaço para o fortalecimento das relações sociais, com o foco na vivência de forma empática, com as famílias e com o outro”, reforça a professora Lilian.

Os resultados dos projetos podem ser conferidos em: https://maristalab.com.br/eu-me-vejo-em-voce/

Sobre os Colégios Maristas

Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 19 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo