Brasil,

Kahoot! em Português: Incentivo à leitura para as Crianças e ferramenta de ensino-aprendizagem para os Professores

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ricardo Antônio Fogassi Berlitz
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Um dos aplicativos mais bem conceituados do mundo, o Kahoot!, plataforma norueguesa de aprendizagem, anunciou recentemente o Kahoot! Poio Read, agora na versão habilitada para o português. Pensado e elaborado com auxílio de linguistas e fonoaudiólogos, a aposta da empresa é ajudar na alfabetização das crianças, incentivando a leitura e a escrita. Ao mesmo tempo, torna-se mais uma ferramenta de ensino-aprendizagem para os professores aplicarem em sala de aula e via ensino remoto.

O Kahoot! foi lançado em 2017, na Escandinávia, e rapidamente se popularizou em diversos partes do mundo, com mais de 1,8 bilhão de usuários e 5 bilhões de jogadores cumulativos desde seu lançamento. Na América Latina o Kahoot! registrou um aumento de 130% nas contas ativas registradas no último ano. Com o Kahoot! Poio Read, em português, a expectativa é atingir um público ainda maior na região.

Para a América Latina e Caribe, o aplicativo estava disponível para professores e alunos em língua espanhola e inglesa. No Brasil, a versão em inglês já era utilizada por professores de idiomas. Agora, professores e alunos têm à disposição a opção em português.

Além das crianças e dos professores, o Kahoot! representa ainda um forma a mais de acompanhamento para os pais e responsáveis. “Ao lançar o Kahoot! Poio Read em português, queremos incentivar mais pais brasileiros a apoiarem seus filhos durante todo o processo de aprendizagem da leitura em sua língua nativa e em seu próprio ritmo”, ressalta Sean D’Arcy, vice-presidente da Kahoot! At Home and School.

“Muitas crianças entre 3 a 8 anos de idade desenvolvem habilidades de leitura para a vida toda. O apoio de pais e educadores é fundamental para que as crianças adquiram confiança em suas habilidades de leitura, para que possam colocá-las em prática em casa, na escola ou com os amigos em diferentes lugares e ambientes”, completa D’Arcy.

Um relatório do Banco Mundial divulgado recentemente apontou como calamitosos os reflexos do fechamento prolongado das escolas na América Latina e no Caribe. Segundo a entidade, a baixa aprendizagem pode atingir 20% dos estudantes, ou seja, dois em cada três deles serão incapazes de ler ou compreender textos simples. A defasagem na leitura -- potencializada pela desigualdade de ensino que já existia no país mesmo antes de decretada a pandemia do novo coronavírus -- é também um dos aspectos mais preocupantes apontado pelo Banco Mundial.

Pensando em iniciativas que possam reduzir os efeitos da pandemia na aprendizagem e readaptar o ensino de forma mais inclusiva e eficaz, o Kahoot! Poio Read tem despontado, por meio da tecnologia, como uma nova forma para incentivar a leitura, a escrita e a caligrafia de seus alunos.

Adaptado por tradutores, com apoio de linguistas e fonoaudiólogos

Para traduzir e adaptar com cuidado a linguagem para a estória de Poio, o Kahoot! trabalhou em parceria com um grupo de linguistas e fonoaudiólogos brasileiros, que elaborou listas de palavras baseadas em seus conhecimentos profissionais. Esses linguistas internacionais e professores universitários também aconselharam sobre como pronunciar fonemas ou fonéticas em português (brasileiro).

O aplicativo de aprender a ler usa o método fonético – a prática repetitiva dos sons das letras – que podem, então, ser combinadas para formar palavras completas. Este método é usado para apresentar aos alunos os princípios fundamentais da leitura.

Realização e Estímulo

Kahoot! Poio Read é direcionado a manter as crianças motivadas durante todo o processo de aprendizagem da leitura. O jogo se adapta às habilidades de leitura da criança, e mostra-lhe os desafios que pode concluir, aumentando sua motivação para terminar o jogo. Esses desafios são projetados para manter as crianças engajadas durante o processo, ajudando-as a continuar aprendendo mais.

Para estimular ainda mais a aprendizagem, quando a criança conclui o jogo também recebe um diploma personalizado, como reconhecimento de sua conquista ao desbloquear seus superpoderes de palavras. Pais e educadores podem imprimir esse diploma e comemorar a conquista junto com seus filhos ou alunos.

Como funciona?

O Kahoot! Poio Read educa em tempo real e com “diversão”. Trata-se de um jogo intuitivo criado para auxiliar crianças de 3 a 8 anos de idade a aprender a ler e escrever. O objetivo do jogo é ajudar um duende, chamado Poio, a aprender a ler o livro de estórias que ele roubou dos insetos das letras (personagens conhecidos como ‘readlings’) em um lugar mágico chamado Straw Island (Ilha do Canudo).

O jogo desperta a curiosidade das crianças ao oferecer uma abordagem única para compreensão, através da brincadeira, de como a leitura funciona. O principal objetivo do Kahoot! Poio Read é a criança completar o livro de estórias e se tornar capaz e confiante para lê-lo de volta a quem quiser.

Aplicativo Premiado

O Kahoot! Poio Read é uma ferramenta a mais para pais com filhos em casa – sobretudo após a pandemia de Covid-19 --, e comumente aplicado em pré-escolas, escolas primárias e em jardins de infância como uma forma de introdução à alfabetização das crianças e para despertar-lhes o gosto pela leitura.

Em 2019, o aplicativo foi escolhido o Vencedor de Ouro como Melhor Jogo de Aprendizado pelo Learning Technologies Awards (Reino Unido) e o Vencedor do Prêmio de Ouro de Aplicativos e Software para idades de 5 a 8 anos pelo Mom’s Choice Awards (Estados Unidos).

Em 2020, o Kahoot! Poio Read foi selecionado para o Educational App de 2020, pelo Reimagine Education Awards e foi reconhecido pela organização Common Sense Education como um “Grande Recurso para Leitura Inicial” para crianças. Em abril de 2020, o Kahoot! Poio Read foi reconhecido também pela Apple como “Apps we love right now” (aplicativos que amamos agora).

Sobre o Kahoot!

Lançado na Escandinávia em 2013, o Kahoot! é a plataforma líder de aprendizagem no mundo. Nos últimos 12 meses, 300 milhões de games foram jogados na plataforma Kahoot!, com 1,8 bilhão de jogadores participantes em mais de 200 países. A família Kahoot! também inclui aplicativos de aprendizagem de matemática premiados pela DragonBox, o aplicativo Poio learn to read (aprenda a ler), os aplicativos de aprendizagem de idiomas da Drops, o engajamento de funcionários e plataformas corporativas Actimo e Motimate e o Whiteboard.fi, a ferramenta de quadro branco para educadores/professores. O Grupo Kahoot! está sediado em Oslo, Noruega, com escritórios nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Finlândia, Estônia, Dinamarca e Espanha. A Kahoot! está atualmente listada na Bolsa de Valores de Oslo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar