Brasil,

Setembro Amarelo: é preciso ter ferramentas para lidar com o mundo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Miranda
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Por Letícia Lyle - cofundadora da Camino Education e diretora da Camino School

No semáforo, a cor amarela é frequentemente associada com desaceleração. O motorista precisa reduzir a velocidade ou até mesmo parar. Muitos ainda relacionam esse tom com confiança, liderança intelectual, sabedoria e otimismo. Todos esses pontos podem – e devem – estar conectados com a campanha Setembro Amarelo, iniciada no Brasil em 2015, em busca da valorização da vida.

O tema suicídio – e os subtópicos adjacentes, como o combate às causas relacionadas, entre elas a depressão – vem deixando de ser tabu há algum tempo. Produções audiovisuais, como a série da Netflix “13 reasons why”, ajudaram a trazer esse debate à mesa, desmistificando essa conversa, que precisa acontecer. Mas bem longe do audiovisual e bem pertinho da nossa realidade: você já parou para pensar que pode ter uma Hannah (protagonista da obra televisiva) a metros de distância?

Antes de falar do tema suicídio em si, é preciso abordar alguns componentes que giram ao seu redor. Bullying, solidão, depressão e baixa autoestima fazem parte do dia a dia de muitos jovens na escola e, muitas vezes, não há espaço, e principalmente ferramentas, para lidar com isso.

Mais do que nunca, precisamos de aparatos para lidar com o mundo, especificamente em fases como infância, pré-adolescência e adolescência. Há 10 anos, estudo o desenvolvimento de competências socioemocionais e trabalho com isso. Antes de estar em um cargo de direção pedagógica, criei programas em escolas públicas e privadas, projetos de formação de professores, adaptei currículos e materiais didáticos. Cada uma dessas experiências evidenciou a importância dessas competências e do quanto são essenciais para o processo de ensino e aprendizagem – e para o desenvolvimento humano de pais, responsáveis, professores e estudantes.

Quando falamos sobre competências socioemocionais, delimitamos um conjunto de ações, habilidades, comportamentos e valores que norteiam a maneira pela qual o indivíduo se relaciona consigo mesmo, com as pessoas e com o mundo a sua volta. Uma série de estudos e experiências no Brasil e em outros países demonstram os benefícios do trabalho com essas habilidades. Modelos educacionais de todo o mundo, dentre eles os da Finlândia, Austrália e Cingapura, estão voltando esforços para garantir nas escolas esse trabalho com aprendizagem socioemocional.

Mesmo com boas práticas e intenções, alguns dados continuam sendo alarmantes. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), anualmente, cerca de 800 mil pessoas tiram as próprias vidas. É um número assustador e corresponde à população de uma grande cidade. No Brasil, a Organização Mundial da Saúde – OMS estima que 32 indivíduos morrem diariamente pelos mesmos motivos.

A pandemia do novo coronavírus, que nos obrigou a ficar em casa, agravou alguns quadros de depressão e ansiedade em até 100%, segundo estima um estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, publicado pela revista científica The Lancet. Ainda não se sabe muito sobre os impactos neurológicos a longo prazo das pessoas que tiveram Covid-19 e se recuperaram.

Na condição de docentes e pedagogos, não podemos nos silenciar diante de qualquer sinal de introspecção fora do comum, agressividade demasiada ou melancolia inesperada. Esses cenários podem estar relacionados a quadros de violência dentro ou fora da sala de aula. Temos que olhar com uma lupa para cada uma e cada um de nossos estudantes. O mesmo deve acontecer dentro de casa: pais, familiares e responsáveis têm que estar “de plantão” e não normalizar situações de instabilidade emocional. Ninguém entra em um quadro depressivo de um dia para o outro. Os sinais vão sendo mostrados aos poucos.

O Instituto Ayrton Senna (IAS) lidera um grupo de estudos chamado Edulab21, que busca desenvolver instrumentos para a avaliação das competências socioemocionais em escolas. Na sua primeira versão, o instrumento criado por eles, SENNA 1.0, conseguiu apontar correlações entre vulnerabilidade e violência e competências socioemocionais.

Muitos dos fatores interligados com as causas da depressão e do suicídio estão relacionados à infância e à adolescência. A própria campanha do Setembro Amarelo tem base nessas faixas etárias. Em 1994, Mike Emme, de apenas 17 anos, tirou a própria vida em seu Mustang 1968, pintado por ele de amarelo. Seus pais iniciaram, então, um trabalho de conscientização após o triste fato e o laço com essa tonalidade acabou se tornando o símbolo dessa luta pela vida.

É crucial pensar que pode ter um Mike bem perto de cada um de nós. Um olhar cauteloso e empático, seguido por um tratamento adequado, pode sim salvar vidas. Para além disso, precisamos buscar maneiras de garantir que nossos jovens possam se desenvolver com segurança, e espaço para crescer. Já são muitas as soluções disponíveis e evidências sobre os efeitos positivos do trabalho com as competências socioemocionais em variados formatos. Escolha um, invente um, faça o teste – esse desafio é de todos nós.

Camino Education – Como um ecossistema educacional que integra educadores, gestores, pais e estudantes, a Camino Education tem a missão de enriquecer a Aprendizagem para milhões de alunos, com a aspiração de transformar aulas tradicionais em experiências de aprendizagem inesquecíveis, de alta qualidade educacional e engajamento significativo dos educadores e dos alunos, por meio da Aprendizagem Ativa. A Cloe, plataforma digital completa de Aprendizagem Ativa desenvolvida pela Camino Education, a Camino School, escola de referência em São Paulo, e o Centro Camino de Aprendizagem Ativa, centro de formação de educadores, compõem esse ecossistema. A Camino Education é a primeira Edtech brasileira a compor a comunidade Global Innovators do World Economic Forum e está entre as 100 Edtechs mais inovadores da América Latina, segundo o ranking 2020 LATAM 100 Edtechs anual.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar