Brasil,

Olimpíada de História, da Unicamp, disponibiliza videoaulas sobre o Bicentenário da Independência

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Mozer
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Conteúdos foram gravados por docentes de diversas universidades que apresentam diferentes abordagens sobre a data

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) disponibiliza, por meio da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), 10 videoaulas com professores de diversas universidades do país sobre o Bicentenário da Independência, que ocorre no ano que vem. Os conteúdos abordam diferentes aspectos do processo da Independência do Brasil e serão disponibilizados diariamente no canal do YouTube a partir desta quarta-feira (01/09).

Os vídeos fazem parte da 13ª edição da ONHB e serviram como material de apoio para as equipes que chegaram à 5ª fase da competição, em junho. Nela, os estudantes foram desafiados a elaborar uma exposição virtual sobre a data, onde abordaram o contexto geral da Independência do Brasil, informações sobre o próprio evento, questões regionais e a relação com os dias atuais.

A coordenadora da Olimpíada de História e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, Cristina Meneguello, explica que o objetivo da atividade foi antecipar a reflexão sobre o Bicentenário da Independência para este ano, considerando a importância histórica e política da data e sua relação com a sala de aula.

“A discussão sobre a data já está acontecendo e é muito importante. Com os conteúdos oferecidos e a proposta da tarefa, os estudantes puderam conhecer, refletir, analisar de forma mais ampla como foi esse processo político e histórico do Brasil.”

Os vídeos trazem uma abordagem tanto para leigos quanto para professores e alunos. Entre alguns dos temas apresentados estão o processo de Independência na Bahia e na Amazônia, a relação com a Imperatriz Leopoldina, a Revolução Pernambucana de 1917 etc.

Os conteúdos foram gravados por docentes da Unicamp, Universidade de Brasília (UNB), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Sobre a Olimpíada de História

A ONHB é um projeto realizado com apoio do Departamento de História da Unicamp e considerada uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. Para participar, os interessados devem formar equipes compostas por um professor de História e três alunos dos ensinos Fundamental (8º e 9º anos) e Médio. A competição conta com seis fases online com duração de uma semana cada. As respostas às questões de múltipla escolha e realização de tarefas podem ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecidas. Em 2021, chegou em sua 13ª edição com a participação de mais de 40 mil estudantes de todo o país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar