Brasil,

Escola Politécnica da UFRJ vai realizar estudo de segurança hídrica para Maricá

Objetivo do contrato assinado hoje (29/7) é garantir o direito fundamental à água de abastecimento e a redução dos riscos decorrentes de inundação

A Escola Politécnica da UFRJ vai elaborar um estudo de segurança hídrica para o município de Maricá. O objetivo do projeto é dar suporte para garantir a eficiência municipal no exercício de sua competência relativa à prestação dos serviços de saneamento básico, em especial de abastecimento de água, minimizando, de forma emergencial, os impactos da estiagem no abastecimento de água para o município de Maricá e melhorando a operação das unidades de abastecimento existentes.

O contrato entre a UFRJ e a Prefeitura de Maricá foi assinado hoje (29/7), em cerimônia virtual com a participação do prefeito Fabiano Horta, da presidente da Companhia de Saneamento de Marica S.A. – Sanemar, Rita de Cassia Livermore, da reitora da UFRJ, Denise Pires, da diretora da Escola Politécnica da UFRJ, Cláudia Morgado, e do professor Paulo Canedo Magalhães, um dos coordenadores do projeto.

Na cerimônia, o prefeito e a presidente da Sanemar destacaram a importância da parceria com a Escola Politécnica da UFRJ para resolver um gargalo hídrico do município. “É um processo estruturante moroso, mas precisamos construir soluções no curto prazo. Esse é o desafio dessa parceria e uma oportunidade de aplicação do saber universitário. Ter a UFRJ gerando um saber sobre uma deficiência fundamental é uma satisfação e um compromisso de trabalho para solução de questões hídricas e sanitárias da cidade nos próximos três anos e meio”, disse o prefeito Fabiano Horta.

O professor Paulo Canedo Magalhães fez uma apresentação sobre o projeto e assinalou que será um desafio muito interessante. “Vamos adotar várias soluções, usar a imaginação para criar dispositivos não corriqueiros justamente para mitigar a escassez e as inundações no período entre o fim da vigência da CEDAE e a entrada em cena da EGEA, quando poderão ser feitos grandes investimentos”, explicou.

A elaboração do estudo para a Prefeitura de Marica será desenvolvida em seis meses e vai envolver a atuação de cinco professores da Escola Politécnica da UFRJ (Marcelo Gomes Miguez e Paulo Canedo de Magalhães, coordenadores do estudo, Osvaldo Moura Rezende e Virgílio Noronha Ribeiro da Cruz), de dois consultores externos, um doutorando, um mestrando e dois estudantes da graduação da Politécnica-UFRJ. Vale destacar que as ferramentas de modelagem hidrológica e hidrodinâmica são todas de desenvolvimento dos professores da própria Escola Politécnica da UFRJ.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo