Brasil,

Um Novo Olhar abre inscrições para o curso Dança + Educação + Acessibilidade

Um Novo Olhar abre inscrições para o curso Dança + Educação + Acessibilidade

Estão abertas até o dia 9 de agosto as inscrições para o curso Dança + Educação + Acessibilidade. Destinado a professores do ensino fundamental e demais profissionais interessados em arte/educação e acessibilidade, o curso é gratuito e será realizado em ambiente virtual, com início em 16/8. A iniciativa faz parte do projeto Um Novo Olhar, parceria da Funarte com a UFRJ.

O curso Dança + Educação + Acessibilidade vai abordar temas que envolvem as relações entre o campo da dança, da dança-educação e da acessibilidade cultural. Com esse objetivo, serão discutidos tópicos como as linguagens artísticas e as forças históricas e políticas que acompanharam esta arte em sua trajetória no ocidente. O curso incluirá também uma apresentação e experimentações relacionados aos processos de dança-educação e as aulas destacarão a importância e a relação da dança com a acessibilidade cultural, para fomentar reflexões entre estes dois campos e fornecer ao professor maior capacitação para trabalhar com elementos da dança na diversidade. O curso faz parte da série de Arte/Educação + Acessibilidade + Inclusão do projeto Um Novo Olhar, parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de usa Escola de Música.

As inscrições são gratuitas, estão abertas até o dia 9 de agosto e devem ser feitas através do site www.umnovoolhar.art.br. Estão disponíveis 600 vagas para todo o país, destinadas, principalmente, a professores do Ensino Fundamental, mas não há restrições a inscrições de outros profissionais. As aulas, que serão assíncronas e ministradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFRJ, terão início em 16 de agosto. O curso poderá ser concluído até 10 de outubro de 2021 e, ao final, haverá emissão de certificado, com carga horária de 48h, para os cursistas que obtiverem aprovação por meio de avaliação sobre o conteúdo apresentado.

O conteúdo

O curso Dança + Educação + Acessibilidade vai abordar as seguintes questões principais:

Problematizações sobre Dança/Educação, Acessibilidade e Inclusão

Singularidades das Deficiências e Práticas Inclusivas para a promoção da Acessibilidade

Acessibilidade Cultural em Dança

Peso e gravidade, partes do corpo e esforços, espaço, famílias da dança e danças coletivas

Temporalidades gestuais, metrificação e gestos e temporalidades díspares

Dança, Criação e Diversidade

Os professores

Marcus Vinícius Machado é professor-associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação, ministrando disciplinas nas graduações de Dança, Terapia Ocupacional e Musicoterapia. Possui curso técnico em Dança pela Faculdade Angel Vianna e de especialização em Acessibilidade Cultural pela UFRJ. Mestre em Artes Visuais pela UFRJ, doutorado em Educação Física pela Unicamp e estágio pós-doutoral em Psicologia pela UFF. Completou a Certification Program in Laban Movement Studies (Certified Movement Analyst - CMA) pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (LIMS) e certificação em Labanotation pelo Dance Notation Bureau.

Beatriz Salles é doutora em Arte e Tecnologia pela Universidade de Brasília (2014), com a tese Rede Social com Arte, Música e Tecnologia. Ela alcançou o título de Masterklassekavier na Escola Superior de Musica de Munique (Hochschule fur Musik) em 1995, na classe de Ludwig Hoffmann. É pós-graduada em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música (2015). Como docente na UnB, exerceu a chefia do Departamento de Música (2004-2008), onde ampliou as parcerias com universidades na Alemanha (UFMK Karlsruhe e Staatsballetschule Berlin). No âmbito desses convênios, viabilizou o intercâmbio de estudantes para cursos e recitais. É doutora em Arte e Tecnologia com o projeto Rede Social com Arte, Música e Tecnologia. Atualmente, coordena a graduação em Musicoterapia, integrando a comissão para sua implementação, é supervisora e atua na assistência no Programa de especialização latu senso em álcool e drogas do IPUB e membro do Grupo de Pesquisa em Música e Musicoterapia - GEPEMUSA/CNPQ

Denise Sá tem licenciatura Plena em Educação Física e Desportos/UFRJ. Especializada em Psicomotricidade/UCAM e em Dança Educação/UFRJ, é mestre e doutora em Memória Social/UNRIO. É também coordenadora do Projeto de Extensão Comunidança, que desenvolve ações em parceria com escolas, núcleos de arte e com a Universidade Federal da Paraíba, dentre outras instituições. Produtora do Seminário Comunidança, que realiza atividades como mesa redonda, oficinas e mostras de dança, é coordenadora do Projeto de Iniciação artística e cultural Cia Comunidança e diretora da Cia Comunidança. Atua como substituta Eventual da Coordenação de Licenciatura do Curso de Dança da UFRJ e é coordenadora do Laboratório Corpo, Cena e Tecnologias desde 2021.

O projeto Um Novo Olhar

O objetivo do projeto Um Novo Olhar é promover a acessibilidade e a inclusão de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de shows e oficinas, vídeo podcasts (vodcasts) e "lives" sobre arte e acessibilidade e uma série de publicações, a iniciativa tem também como alvo ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências. O trabalho integra o programa Arte de Toda Gente, desenvolvido em conjunto pela Funarte e pela UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade.

Serviço:
Curso Dança + Educação + Acessibilidade do projeto Um Novo Olhar
Inscrições: entre 27 de julho e 9 de agosto de 2021, através do site www.umnovoolhar.art.br
Aulas: em ambiente restrito aos inscritos, se iniciam em 16/8. O curso poderá ser concluído até 10/10/2021

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Atividades e mais informações disponíveis no site do projeto.

Informações sobre esse e outros programas da Funarte
www.funarte.gov.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo