Brasil,

Kits de alimentação escolar são entregues a mais de 230 mil alunos da rede estadual de Mato Grosso do Sul

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Comunicação Social do MEC com informações do FNDE
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Gêneros alimentícios são adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

A entrega de produtos da alimentação escolar diretamente aos estudantes das redes públicas continua a ocorrer nas localidades ainda sem aulas presenciais. No Estado de Mato Grosso do Sul a oferta de kits segue normalmente para todos os alunos de sua rede de ensino.

Desde março de 2020, ao invés de as merendeiras prepararem as refeições nas escolas, passaram a montar os kits com os gêneros alimentícios adquiridos, para serem entregues aos alunos. O governo sul-mato-grossense transfere os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) diretamente às escolas. As instituições então trabalham para organizar e distribuir os kits aos mais de 230 mil alunos da rede estadual de ensino. Os pais ou responsáveis retiram o kit na escola onde o aluno está matriculado.

A composição de cada kit depende do cardápio planejado por cada escola, considerando as especificidades locais, bem como a produção da agricultura familiar no período. Entretanto, a maioria é composta por arroz, feijão, macarrão, leite, biscoito, extrato de tomate, farinha de mandioca, fubá, ovos, pão, óleo, sal, açúcar, farinha de trigo, verduras, legumes e frutas variados.

A secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Cecília da Motta, reforça que o fornecimento da alimentação escolar é imprescindível para os alunos, principalmente neste momento de crise sanitária. “Se os alunos estão em casa estudando remotamente, então a alimentação escolar deve chegar até eles, em suas casas, mesmo que na forma de kits de gêneros alimentícios. Precisamos garantir o respeito ao direito de acesso dos alunos a uma alimentação digna e saudável”.

Conforme a nutricionista da Secretaria de Educação, Adriana Souza, as escolas conseguiram estender para a casa dos alunos, praticamente, o mesmo cardápio que era oferecido durante as aulas presenciais. “Com a aquisição sendo mantida pela escola, de fornecedores e de agricultores familiares locais, é possível entregar kits aos alunos com alimentos mais frescos, com variedade de frutas, verduras e legumes, de forma a manter em casa a mesma qualidade das preparações servidas na escola”, disse Adriana.

Para atender aos critérios de biossegurança, os pais ou responsáveis aguardam o contato da escola e só se dirigem ao local de retirada do kit quando for marcado o dia e horário, como forma de evitar aglomeração e a disseminação do novo coronavírus.

Em algumas escolas indígenas e rurais, o próprio diretor é quem leva os kits na casa dos alunos, como é o caso do diretor Luiz de Souza Freire Jr., da EE Indígena de Ensino Médio Intercultural Guateka - Marçal de Souza, no município de Dourados. Ele foi pessoalmente entregar o kit de alimentação para um aluno que possui deficiência intelectual. “Preparamos e levamos os alimentos até os alunos com muito carinho, pois sabemos que muitos deles têm na alimentação escolar a sua única refeição do dia”, afirmou o diretor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo