Brasil,

Programa do governo britânico reconhece professores de inglês por trabalho em prol da igualdade racial e de gênero

Esforços dos educadores no combate às desigualdades de raça e gênero são destacados em carta publicada no Observatório para o Ensino da Língua Inglesa

A equipe de Educação do Governo Britânico no Brasil e instituições parceiras que atuam na implementação do Programa UK-Brazil Skills for Prosperity divulgaram, no Observatório para o Ensino da Língua Inglesa, nota de agradecimento aos professores de língua inglesa no Brasil. A homenagem tem o objetivo de reconhecer o trabalho desenvolvido pelos educadores em prol da redução das desigualdades de raça e gênero. A carta do Programa UK-Brazil Skills for Prosperity também é assinada pela Fundação Lemann, Associação Nova Escola, British Council e Instituto Reúna.

Com base no posicionamento de que a educação deve servir como direito e como meio para a redução de desigualdades, a carta do governo britânico reforça que o acesso público e de qualidade ao ensino da Língua Inglesa é “um passaporte para a construção de um presente e futuro promissores para estudantes e suas comunidades”. “O Governo Britânico trabalha na perspectiva de parceria respeitando os contextos e saberes de cada país, enxergamos docentes como agentes de mudança. Nesse sentido, reconhecemos o papel de educadores nessa construção coletiva que transcende o tempo e nos permite aprender com o passado, transformar o presente e fazer florescer um futuro de equidade”, ressalta Thaiane Rezende, Diretora do Programa do governo britânico.

O objetivo é incentivar a reflexão sobre raça e gênero no ensino do inglês, um dos pilares do programa britânico, e registrar datas importantes para o tema. Em julho, o Brasil celebra o Dia Nacional do Combate à Discriminação Racial (03/07), data em que se aprovou a primeira lei contra o racismo no Brasil, e o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25/07), data símbolo de resistência das mulheres negras pela instituição do 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-Caribenhas, na República Dominicana, em 1992.

Em 25 de julho também é celebrado o Dia Nacional de Tereza de Benguela, símbolo de luta e resistência do povo negro. Tereza foi uma líder quilombola que ajudou comunidades negras e indígenas na resistência à escravidão no século XVIII. No comando do Quilombo Quariterê, ou Quilombo do Piolho, a líder ficou conhecida por sua visão vanguardista e estratégica. Sua liderança se destacou com a criação de uma espécie de Parlamento e de um sistema de defesa.

O agradecimento formal também enfatiza como o ensino do inglês como língua franca promove, a longo prazo, o crescimento socioeconômico inclusivo, principalmente para grupos historicamente marginalizados. “Gostaríamos de reconhecer que o enfrentamento ao racismo é um tema delicado, entretanto, é justamente endereçando esse aspecto que buscamos avançar nesta pauta. Em outras palavras, não abordar o racismo não contribui para sua superação. Trabalhar a dimensão de raça e etnia pode impactar positivamente no presente e no futuro dos estudantes brasileiros, por isso identificamos professores e gestores como agentes de mudança que seguem compromissados em não deixar nenhum estudante para trás”, afirma a carta.

Confira a íntegra do texto aqui.

Programa busca qualidade do ensino e inclusão social

O posicionamento está disponível na íntegra no Observatório para o Ensino da Língua Inglesa, ferramenta online de referência, desenvolvida pelo British Council como parte do programa UK-Brazil Skills for Prosperity, que reúne conteúdos originais sobre ensino e aprendizagem de inglês no Brasil e uma seleção de fontes externas sobre o tema por meio de curadoria especializada. O objetivo é fomentar debates, compartilhar experiências e contribuir para melhorar a estruturação do ensino do idioma no Brasil.

A língua inglesa é entendida como uma habilidade-chave para melhores condições de vida e empregabilidade; desta forma, o Programa visa democratizar o acesso ao ensino de qualidade do componente curricular nas escolas públicas. As ações do UK-Brazil Skills for Prosperity envolvem incidência na política nacional e regulatória para o ensino de inglês, na produção de materiais didáticos e na formação de professores, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CEFR), além do desenvolvimento do Observatório para o Ensino da Língua Inglesa (inglesnasescolas.org).

No Brasil, o UK-Brazil Skills for Prosperity é implementado por um consórcio de quatro organizações sem fins lucrativos e liderado pela Fundação Lemann, incluindo a Associação Nova Escola, Instituto Reúna e British Council.

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Construímos conexões, entendimento e confiança entre o povo do Reino Unido e o de outros países por meio das artes e cultura, educação e Língua Inglesa. No ano passado, alcançamos mais de 80 milhões de pessoas diretamente e mais de 791 milhões ao todo, incluindo conteúdos digitais, publicações e transmissões em rádio e TV. Fundado em 1934, somos uma UK charity governada por Royal Charter, assim como um órgão público do Reino Unido. Cerca de 15% de nossos fundos são subsidiados pelo governo britânico. Conheça mais sobre nosso trabalho no Brasil em www.britishcouncil.org.br

Sobre a Fundação Lemann

A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. Nós realizamos projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoiamos centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado. Saiba mais em: fundacaolemann.org.br

Sobre a Nova Escola

A Nova Escola é um negócio social, sem fins lucrativos, que entrega conteúdos, produtos e serviços para toda a jornada do educador brasileiro. Sob a gestão de Raquel Gehling, nova CEO, sua missão é fortalecer educadores para transformar a educação pública brasileira e possibilitar que os alunos desenvolvam o máximo do seu potencial. Nascida há mais de 30 anos, como uma revista especializada em Educação Básica com foco no ensino e aprendizagem, a Nova Escola vem investindo em ampliar os formatos e ferramentas que apoiam o dia a dia dos professores e gestores no Brasil. Entre as iniciativas, estão a oferta de cursos online, formações presenciais, planos de aula alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e conteúdos editoriais gratuitos e exclusivos para assinantes. Para apoiar os desafios diários dos educadores durante a pandemia da Covid-19, Nova Escola também está preparando conteúdos jornalísticos focados em temas relacionados ao isolamento; adaptando planos de aula para uso remoto e produzindo e oferecendo gratuitamente cursos e boxes para instrumentalizar o professor durante este momento.

Sobre o Instituto Reúna

O Instituto Reúna é uma organização sem fins lucrativos criada para garantir a qualidade e consistência na educação básica. Partindo do desafio de implementar a Base Nacional Comum Curricular, o Reúna desenvolve, junto de uma rede ampla de parceiros, serviços técnico-pedagógicos em quatro frentes de atuação: formação, material didático, currículo e avaliação. Cada uma dessas iniciativas apoia o sistema educacional a garantir a aprendizagem de qualidade a que todos os alunos brasileiros têm direito. Conheça mais em www.institutoreuna.org.br

Sobre o Programa de Cooperação entre Reino Unido e Brasil e Skills for Prosperity

O Programa de Cooperação UK-Brasil é um programa do governo britânico que apoia o desenvolvimento econômico em países parceiros. O programa visa apoiar a modernização econômica do Brasil através do aumento da produtividade, que facilitará o desenvolvimento econômico sustentável e a redução da pobreza. Também está posicionado para apoiar o país na recuperação do COVID-19, ajudando a criar oportunidades para o crescimento sustentável e melhores serviços públicos. Ele encoraja o desenvolvimento econômico no Brasil e apoia uma séria de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em especial o Objetivo 17: “Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”. O programa trabalhará para melhorar o funcionamento dos mercados que impulsionarão a prosperidade no Brasil, criando oportunidades e incentivos para que as empresas invistam, gerem empregos e cresçam.


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