Brasil,

Concurso artístico da USP destaca o olhar e a produção do público 60+

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elcio Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Selecionados concorrem a um curso de fotografia, à edição de um e-book e podem participar de exposição e evento virtuais com material literário e de artes visuais

A USP promove, a partir de julho, um novo concurso artístico voltado exclusivamente ao público acima dos 60 anos de idade. O Prêmio Arte e Literatura USP 60+ busca valorizar a produção, as habilidades e os olhares desta população, que nem sempre encontra espaço para expor suas criações.

A iniciativa é do programa USP 60+, que, além de oferecer vagas nos cursos regulares da Universidade para os mais velhos, também promove uma série de atividades culturais e esportivas, debates, cursos e divulgação de dicas e conteúdos. Trata-se de uma evolução do concurso O olhar do 60+, que teve sua primeira edição em 2019 e na época foi exclusivamente fotográfico, tendo resultado em uma exposição dos finalistas.

Com o sucesso, uma nova edição foi feita em 2020, mas, devido à pandemia de covid-19, acabou sendo totalmente online com o nome O olhar do 60+ da sua janela, tendo como tema as experiências de quem estava confinado em casa.

A boa aceitação trouxe sugestões para que outras formas de expressão artística passassem a ser contempladas, o que acontece agora, na edição 2021 do concurso, com o novo nome Prêmio Arte e Literatura USP 60+, dividido em dois eixos: o primeiro traz Artes Visuais e engloba trabalhos de desenho, escultura, fotografia, gravura e pintura. Já o outro, Literatura, inclui poesia e prosa em conto ou crônica.

Além de integrar uma exposição virtual, os selecionados pela comissão julgadora receberão como prêmios a publicação de um e-book (para os trabalhos do eixo Literatura) e um curso de fotografia na Unibes Cultural (para os trabalhos de Artes Visuais). A premiação ocorrerá na abertura da exposição, com uma cerimônia e sarau.

“Em tempos difíceis a literatura e as artes visuais têm um papel fundamental como válvula de escape ao tornar-se um meio de expressão para os sentimentos”, destaca o médico Egidio Dórea, coordenador do programa USP 60+. Para ele, “a arte revela os sentimentos mais íntimos e sensíveis, registrando momentos e capturando a singularidade da vida em seus mínimos detalhes”.

A participação é gratuita e aberta a qualquer interessado, sem pré-requisito ou habilitação específica, exceto ter 60 anos. As inscrições vão de 5 de julho até 6 de setembro de 2021. O sarau, a cerimônia de premiação e a abertura da exposição virtual acontecem em 3 de novembro, com transmissão ao vivo. Para consultar o edital completo e o formulário de inscrição, basta acessar o site do programa USP 60+, em: extensao.usp.br/usp60.

O programa USP 60+ é uma das ações de relacionamento com a comunidade executadas pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. Outros programas e órgãos podem ser acompanhados pelo site extensao.usp.br.

Serviço:

Prêmio Arte e Literatura USP 60+

Inscrições: 5 de julho a 6 de setembro de 2021

Divulgação dos resultados: 22 de outubro de 2021

Abertura da exposição, sarau e cerimônia de premiação: 3 de novembro de 2021

Período da exposição: 3 de novembro de 2021 a 18 de fevereiro de 2022

Sobre a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP:

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) é o órgão que desenvolve as políticas culturais e de extensão da Universidade de São Paulo, funcionando como um canal aberto de diálogo da USP com a sociedade. A PRCEU tem ampla atuação, trabalhando na gestão de programas de fomento às iniciativas acadêmicas em cultura e extensão e no apoio às ações da comunidade universitária junto à sociedade. Fazem parte dessa estrutura: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, TUSP – Teatro da USP, Cinusp Paulo Emílio – Cinema da USP, OSUSP – Orquestra Sinfônica da USP, CoralUSP – Coral da USP, Centro Universitário Maria Antonia, CienTec - Parque de Ciência e Tecnologia da USP, Centro de Preservação Cultural - Casa de D. Yayá e Engenho São Jorge dos Erasmos. Promove, ainda, ações próprias no âmbito da cultura e da extensão universitária, como os programas “Nascente”, “USP e as Profissões” e “Giro Cultural USP”. Já no relacionamento com a comunidade, são desenvolvidos os programas "USP Aberta à Terceira Idade", "USP Diversidade", "USP Legal", "Incubadora USP de Cooperativas Populares" e "USP Aproxima-Ação".

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar