Brasil,

Conheça as principais diferenças entre o ensino de Portugal e do Brasil

Conheça as principais diferenças entre o ensino de Portugal e do Brasil

* Cristina Maya

Existem diversas diferenças entre as escolas no Brasil e na Europa e aqueles que possuem interesse em fazer intercâmbio ou mesmo imigrar para países como Portugal, entre outros da União Europeia, precisam entender as regras e como se estabelecer nas escolas e universidades. Em entrevista com a Professora Dra. Mariana Balaton, especialista em educação pela PUC São Paulo e professora de física e química em Portugal, abordamos quais são as principais diferenças entre o estudo no Brasil e na Europa.

Para Mariana, a primeira diferença é o início do ano letivo: normalmente, os países europeus iniciam as aulas em meados de setembro, enquanto no Brasil isso ocorre no começo do ano, entre janeiro e fevereiro. Normalmente, as escolas possuem o ensino integral, portanto os alunos passam a manhã e tarde no estabelecimento.

Em Portugal, a educação é dividida em ensino básico e secundário, sendo que o primeiro deles é composto por 3 ciclos que vão até o 9˚ ano. Já o ensino secundário até o 12˚. E é a partir do 3˚ ciclo, no 7˚ ano, que as escolas começam a exigir mais dos alunos, que passam a estudar matérias como física, química e também um terceiro idioma.

A partir do 10˚ ano, que equivale ao 1˚ ano do ensino médio no Brasil, os estudantes também devem fazer uma escolha importante, que é a área de conhecimento que pretendem estudar, podendo optar entre ciências e tecnologias, ciências econômicas, humanidades e artes. Segundo a professora, durante o primeiro ciclo é necessário ser mais exigente e ter um ensino robusto, justamente porque a partir do segundo ciclo eles passam a ter matérias específicas do tema escolhido.

Uma das recomendações de Mariana para estudantes que planejam viajar para estudar em Portugal é nivelar os estudos no Brasil para com os do país europeu, uma vez que em muitos casos os alunos que passam por essa transição começam perdidos e não possuem noção alguma sobre a estrutura do ensino no país. Vale lembrar que todas essas informações são baseadas no ensino público.

É importante ressaltar que existem diferenças gritantes entre o ensino público em Portugal e no Brasil. No primeiro, existe estrutura e equipamentos que são disponibilizados para todos os alunos, que permitem o estudo e experimento de diversas matérias, enquanto no Brasil o ensino nas escolas públicas normalmente possui estrutura escassa.

A decisão de mudar de país impacta intensamente a rotina de uma criança, especialmente devido a educação cobrada em um país como Portugal, por isso é ideal que os pais conversem e deixem que a criança ou adolescente participe desta definição. A professora recomenda que a mudança seja rápida, assim a transição também passa a ser mais ágil.

Sobre Cristina Maya

Cristina Maya é YouTuber e criadora do Vamu Ver! marca nacional registrada em Portugal pelo INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial sob o nº 616476. É formada em Letras, lecionou língua inglesa no Brasil. Estudou e morou nos EUA. Atualmente, promove postagens sobre dicas de viagens, além de tutoriais voltados para Portugal, país onde reside.

Ela e seu companheiro, que possui dupla cidadania, chegaram a Portugal em fevereiro de 2018 com malas, cinco animais com visto de residência D7 e com muita esperança de dias melhores em novo país. Por meio das mídias sociais do Vamu Ver! Cristina fornece informações sobre dicas de viagens, gastronomia e compartilha o dia a dia em Portugal e a experiências de uma brasileira no exterior. Devido a parcerias com agencias e hotéis, ela consegue oferecer descontos para a sua viagem e estada, além de vídeos com passo a passo de quem quer visitar ou morar legalmente, em Portugal.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo