Dia do Pedagogo: Quais os desafios e expectativas para os profissionais da área?
Especialistas falam sobre a data comemorativa e seus objetivos para além de uma homenagem aos pedagogos
Hoje, dia 20 de maio, é comemorado o Dia do Pedagogo. A data tem o intuito de chamar a atenção da população para a importância da profissão, cuja função é mediar o trabalho escolar e contribuir no aprendizado educacional.
A área vem atraindo diversas pessoas com base na divulgação do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em 2020, onde a pedagogia é eleita um dos cursos mais procurados pelos estudantes. Entretanto, apesar do alto índice de formação e profissionais na área, a pedagogia ainda requer maior valorização e superação dos desafios na educação.
A professora Ana Lúcia de Souza Lopes, do curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), entende como um dos desafios da área a necessidade de uma formação que prepare para atuar em todos os campos educacionais, como educação corporativa e tecnológica. Ela ressalta a importância do reconhecimento desta profissão: "A pedagogia é uma área que forma um profissional que tem a prática de ensinar, é alguém que estuda e aplica a arte de educar. Compreender que o pedagogo tem um papel na sociedade que é mais do que a docência".
Ítalo Francisco Curcio, professor e pesquisador no curso de Pedagogia do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), destaca como parte dos desafios na pedagogia, a necessidade de estar sempre atualizado em nível científico, tecnológico e político-social, para assim poder atender às demandas sociais. Ele faz ainda um questionamento fundamental para se compreender em quais esferas a pedagogia precisa ser atendida: "Como proceder, por exemplo, numa crise de suprimento de comida ou mesmo de água, numa comunidade carente, para evitar o prejuízo na educação? Como superar a falta ou limitação no fornecimento de energia elétrica e de rede de internet? Como atender a crianças que provêm de famílias desestruturadas, que não participam ativamente de sua formação? Como ser pedagogo em escolas de redes públicas, quando faltam insumos básicos, para atender o básico?".
O professor acrescenta que, apesar da figura do pedagogo estar cada dia ganhando mais reconhecimento, visto que, normalmente, quando se fala em educação, há sempre um profissional de pedagogia na equipe, não só de escolas, mas em outros segmentos da sociedade. Entretanto, do ponto de vista quantitativo, como Ítalo se refere, os pedagogos não são valorizados: "Em termos de valorização quantitativa, referente aos salários oferecidos a este profissional, ainda tem-se muito a avançar. É verdade que existem muitos pedagogos que são bem remunerados, mas, este número é ainda muito reduzido, em comparação aos índices equivalentes em outras profissões, de investimento de mesmo nível, para sua formação", afirma.
Já Sérgio Ribeiro, professor de História na UPM, traz uma ideia geral e retoma a mesma opinião de Ítalo a respeito do acesso à educação e a falta de infraestrutura em locais carentes, e alerta para outro ponto: a coisificação da educação. Segundo ele: "A educação passou a ser tratada como mercadoria, os seus objetivos e valores deixaram de ser considerados para atender grupos específicos que podem ganhar com isso". Sobre as expectativas para o futuro, Sérgio diz não sentir muita confiança acerca do reconhecimento da profissão: "Eu gostaria de ser otimista, mas não sei se dá para ser tão otimista porque essa área não é uma prioridade do governo. Falam muito de educação, mas na hora de se ter uma política de estado, não temos. Prevejo um futuro de muita luta e resistência", finaliza.
Já Ana Lúcia enxerga um futuro em que a pedagogia se fará mais importante ainda para todo o mundo: "O pedagogo do século XXI deverá ter um papel cada vez mais importante em nossa sociedade. Sua ação implica em diversos processos educativos, como atuação em gestão educacional, planejamento e desenvolvimento em áreas que necessitem de conhecimentos pedagógicos". No que diz respeito a volta da atuação em aulas presenciais, Ana acredita que irá acontecer gradativamente e comenta: "Penso que é necessário compreender que não temos "domínio" da situação, então planejar os processos de forma que possa ocorrer no remoto e no presencial, de acordo com a demanda sanitária. Também é importante entender a necessidade de vínculo social, em especial para crianças, justamente por isso que um plano de volta deve ser muito bem estruturado".
Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.
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