Brasil,

Fundaj debate educação, preservação e conservação da Caatinga

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  MEC com informações da Fundaj
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Principal bioma do Nordeste foi tema de webinar, nesta terça-feira (27).

Para celebrar o Dia Nacional da Caatinga, comemorado em 28 de abril, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) realizou o webinar “Caatinga em Debate” em parceria com o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga, vinculado à Unesco.

Com transmissão ao vivo nesta terça-feira (27), no canal da Fundaj no YouTube, a live também celebrou os 50 anos do Programa Homem e Biosfera da Unesco e os 20 anos da criação da Reserva da Biosfera da Caatinga.

A discussão foi mediada pela pesquisadora da Fundaj e presidente do Conselho Nacional da Biosfera da Caatinga, Alexandrina Sobreira. Participaram do evento Claudia de Andrade Lima, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenadora do Polo Juá Pernambuco; Fernando José Freire, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Raimundo Guaraci, gestor da Unidade de Conservação Pedra do Cachorro em Pernambuco; Francisco Bezerra, presidente do Instituto Nordeste XXI e coordenador geral do Observatório da Caatinga.

“Promovemos o ‘Caatinga em Debate’ para conscientizar a sociedade sobre a importância desse bioma, passando pela educação, preservação e conservação, eixos centrais da Unesco em termos de ensino e compreensão”, afirmou Alexandrina Sobreira.

Em sua apresentação, Claudia Lima alertou que o bioma Caatinga é um dos mais degradados do Brasil. Em contrapartida, destacou a sua diversidade. “Esperamos que as cadeias produtivas sejam formatadas, partindo desde o agricultor familiar, que tem o conhecimento e a cultura da utilização do bioma, até a fase final que é a do consumo”, declarou.

Fernando Freire comentou sobre o carbono em áreas de caatinga. O bioma, inclusive, tem um importante papel no sequestro de dióxido de carbono (CO2). No Sertão pernambucano, por exemplo, há estoques de carbono e de nitrogênio (N) do solo em áreas com diferentes usos da terra.

“A caatinga aparece como resiliente, mas ela tem suas fraquezas e por isso é importante cuidar bem para que não se perca. Os solos deste bioma são grandes armazenadores de carbono. Por sua adaptação às condições de solo e clima, a vegetação da caatinga é a mais adaptada para a fixação e o sequestro de carbono”, enfatizou.

Gestor da Unidade de Conservação Pedra do Cachorro em Pernambuco, Raimundo Guaraci ressaltou a necessidade de políticas públicas de proteção da caatinga, como o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e a recuperação do bioma.

“Nossa preocupação é com a preservação e a conservação da caatinga. Ela é vaidosa, muda bastante e tem várias facetas. Por toda a sua riqueza e diversidade, esse bioma precisa de valorização com urgência porque segue sendo degredado”, disse.

O debate foi concluído pelo coordenador geral do Observatório da Caatinga, Francisco Bezerra. Para ele, o bioma é uma questão estratégica do Brasil.

“Esse bioma é único exclusivamente brasileiro, sendo o principal do Nordeste. Com isso, o Observatório da Caatinga pretende construir bases estruturais acerca do bioma, gerar reflexões, promover diálogos e criar uma sinergia entre grupo sociais, econômicos, acadêmicos e políticos”, finalizou.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar