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IBGE diz que a falta de acesso à internet e desigualdade entre alunos da rede pública e privada aumenta na pandemia, aponta estudo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Marques Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
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Segundo pesquisa do IBGE divulgada ontem (14/4), estudantes sem acesso à internet no Brasil são 4,3 milhões, conforme Pesquisa da PNAD Contínua. Os dados apontam que a desigualdade entre alunos de escolas pública e particular já é grande e só cresce em meio à pandemia. O estudo mostra que 88,1% dos estudantes brasileiros acessam a internet. No entanto, a pesquisa aponta uma diferença social: 98,4% dos estudantes da rede privada tiveram acesso à rede, enquanto o percentual entre os alunos das escolas públicas foi de 83,7%. O especialista Ismael Rocha e doutor em educação pela PUC-SP e diretor do Iteduc raciocina em outra direção e explica que há maneiras de contornar o problema da falta de internet (que seria dever do Estado), colocando em evidência o papel das TVs estatais e rádios comunitárias à serviço do ensino remoto e híbrido. Temos a sugestão de consultoria + personagens.

· Afinal, escolas devem ou não ser considerado um serviço essencial? – A Câmara aprovou anteontem (13/4) urgência na tramitação de projeto que proíbe suspensão de aula presencial. Pela proposta, a educação básica e de ensino superior em formato presencial, nas redes públicas e privadas de ensino, são consideradas serviços e atividades essenciais. O Governo Doria (SP) e de outros estados decretaram que escolas abertas devem ser prioridade, mesmo na atual pandemia. A ideia é seguir todos os protocolos sanitários e manter as instituições abertas. O especialista Ismael Rocha e doutor em educação pela PUC-SP e diretor do Iteduc analisa as vantagens e desvantagens dessa decisão. Temos sugestão de consultoria + personagens.

· Homeschooling – na última semana, novo texto de projeto de lei foi apresentado pelo MEC com regras mais rígidas, visando a aprovação do homeschooling (quando os pais assumem a educação escolar dos filhos). A modalidade de ensino está listada entre as prioridades do ano pelo governo Bolsonaro. Segundo dados, o sistema teria cerca de 18 mil alunos no País, apenas 0,04% do total de estudantes brasileiros. O especialista Ismael Rocha e doutor em educação pela PUC-SP e diretor do Iteduc explica os prós e contras deste modelo de ensino. Temos a sugestão de consultoria + personagens.

· Desafios da educação durante a pandemia. A falta de internet banda larga que afeta quase 4,3 milhões de estudantes no Brasil, a necessidade de investimentos contínuos na formação dos professores; a implementação de iniciativas que visem a redução da evasão escolar e o lançamento de programas de saúde mental para acolhimento da comunidade escolar. O especialista Ismael Rocha e doutor em educação pela PUC-SP e diretor do Iteduc aborda estes e outros tópicos relevantes no cenário da educação brasileira. Temos a sugestão de consultoria + personagens.

· Saúde mental de crianças e adolescentes – os meses de isolamento representam uma mudança enorme na rotina dos alunos, que enfrentam forte estresse, com a solidão e a dificuldade em acompanhar aulas online. Assim com os estudantes, os educadores também estão sob pressão. O especialista Ismael Rocha e doutor em educação pela PUC-SP e diretor do Iteduc aponta caminhos para minimizar os impactos negativos da pandemia na comunidade escolar. Temos a sugestão de consultoria + personagens.

· Volta às aulas presenciais requer cuidados – em muitos locais do Brasil o retorno às aulas presenciais foi autorizado. No Estado de SP, começou esta semana. Mas será que este é o melhor momento para este retorno? Que atitudes os professores devem ter para conduzir o ensino híbrido da maneira mais proveitosa possível? E as crianças, por sua vez, como devem se preparar neste momento? O especialista Ismael Rocha e doutor em educação pela PUC-SP e diretor do Iteduc coloca todos estes temas em debate. Temos a sugestão de consultoria + personagens.

· Migração dos alunos das escolas particulares para o ensino público – em razão da crise econômica gerada pela pandemia, o contingente de pais que estão sendo obrigados a tirar seus filhos da escola particular e matriculá-los na rede pública só cresce. O especialista Ismael Rocha e doutor em educação pela PUC-SP e diretor do Iteduc analisa esse cenário, apontando as perdas e ganhos para os alunos. Temos a sugestão de consultoria + personagens.

Mini CV - Ismael Rocha

Ismael Rocha, é diretor acadêmico do Iteduc (Institute of Technology and Education), que atua na capacitação de professores de educação básica para o ensino on-line e híbrido.

É Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), especializado em avaliações escolares.

É mestre em Sociologia, com formação complementar nos EUA, Canadá, Inglaterra, China, Malásia, Chile e México.

Conselheiro e Coordenador do Comitê de Sustentabilidade da World Vision Brazil, foi também diretor ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) por 18 anos.


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