Desaprender para aprender
Companhia de Idiomas ensina como aprender as novas competências exigidas pelo mercado de trabalho no pós-pandemia
Quando a OMS decretou a pandemia mundial de COVID-19, acelerou uma tendência para milhões de trabalhadores: o home office. A tecnologia já estava mais do que pronta e o dia a dia passou a incluir uma agenda de reuniões por videoconferências. A nova realidade trouxe desafios e também benefícios. Mas NÃO foi a única mudança.
O relatório final do Fórum Econômico Mundial de 2020 sobre o futuro do trabalho já aponta 15 competências essenciais para o novo profissional. São habilidades como liderança, inteligência emocional e criatividade, que não fazem parte da grade curricular das universidades.
O resultado é contraditório. No Brasil atual, com taxas de desemprego que se aproximam de 15%, de acordo com a Confederação Nacional das Indústrias, muitas empresas não encontram os profissionais que precisam no mercado de trabalho.
O relatório do FEM apontou que, no Brasil, a competência mais demandada é a Aprendizagem Ativa e Domínio de Estratégias de Aprendizagem. Rose Souza, sócia-fundadora da Companhia de Idiomas e MBA em gestão empresarial, já havia percebido isso, com sua experiência com alunos executivos. "É preciso aprender a aprender e substituir a disciplina necessária no modelo tradicional de aprendizagem, por prazer e autonomia. À medida que as pessoas descobrem o que gostam e como gostam de aprender, elas conseguem desenvolver estratégias de aprendizado que as impulsionam no desenvolvimento pessoal e profissional", explica a especialista.
É a partir do entendimento do próprio processo de aprendizagem (chamado de metacognição), que as pessoas se comprometem com o aprendizado de um novo idioma, por exemplo. "Quando sabemos que aprendemos melhor com podcasts, games ou séries de tv, imprimimos intencionalidade de aprender com estas atividades. A disciplina nem é mais necessária, aprender passa a ser algo leve, muito estimulante e os resultados chegam mais rápido", afirma Lígia Crispino, expert em marketing e gestão de pessoas e também sócia da Companhia de Idiomas.
Não estamos falando aqui do fim das escolas e do modelo tradicional de ensino. O desenvolvimento dessas novas competências pode ser comparado a andar de bicicleta. Algumas pessoas têm talento natural para sair pedalando. Outras precisam de mais esforço e da orientação certa. Mas é a prática que traz equilíbrio e resistência para ir mais longe. E se você gosta de andar de bicicleta, essa prática está garantida - e o sucesso também.
É claro que o papel do professor também vai mudar. Mais do que nunca, ele será um mentor, responsável por conduzir esse processo de autodescoberta e autonomia de aprendizagem para o profissional do futuro.
Para permanecer e até se destacar no mercado de trabalho é preciso mais do que o domínio de idiomas, conhecimento técnico e pós-graduações. Esses, como já se sabe, não são mais diferenciais, mas requisitos para a maioria das vagas. O mercado de trabalho mudou e vai continuar evoluindo. É hora de assumir a aprendizagem autodirigida, ou a gestão da própria carreira, e estar preparado para vencer os desafios que estão por vir.
Sobre Rose de Souza
Fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas, coautora do Guia para Programas de Idiomas em Empresas e também sócia da Pousada Pé da Mata - Maresias, onde vive. Graduada em Letras/Tradução/Interpretação pela Unibero, Especialista em Gestão Empresarial, MBA pela FGV e PÓSMBA pela FIA/FEA/USP. Foi professora por seis anos na Pós-Graduação ADM da FGV, quando morava em São Paulo. Colunista dos portais Catho, Vagas, AboutMe e Exame.com. Mentora voluntária do Projeto Pulsar da Fundação Éveris.
Sobre Lígia Crispino
Lígia Velozo Crispino, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e Verbify. Graduada em Letras e Tradução pela Unibero. Curso de Business English em Boston pela ELC. Cursos Livres de Marketing pela FGV e ESPM, Gestão de Pessoas pelo Insper. Coautora do Guia Corporativo Política de Treinamento para RHs e autora do livro de poemas Fora da Linha. Colunista do portal Exame.com. Mentora voluntária do Projeto Pulsar da Fundação Éveris. Organizadora do Sarau Conversar.
Sobre a Companhia de Idiomas
Uma empresa de idiomas que impulsiona carreiras. Esse sempre foi o objetivo da Companhia de Idiomas. Oferecer soluções de idiomas para ajudar os profissionais e as empresas a chegarem cada vez mais longe. Os 30 anos de mercado fizeram a Companhia de Idiomas ser uma referência em organizações de todos os portes. De startups a multinacionais, a Companhia de Idiomas, com seus serviços de consultoria e cursos, sempre esteve perto das ações de gestão de pessoas voltadas ao incremento do seu desempenho em outra língua.
A empresa começou se diferenciando apenas nos cursos in company. Ao longo da sua trajetória, também se destacou com outras soluções, como estruturação de políticas de idiomas, gestão de programas de idiomas e aplicação de testes de proficiência. E com a Verbify, apoia e orienta também professores particulares, escolas e profissionais em seus desafios de ensino-aprendizagem.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário