SEGS Portal Nacional

Educação

British Council e Museu do Amanhã lançam chamada pública para projetos de inclusão de garotas em STEM

  • Terça, 30 Março 2021 18:18
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Scavuzzi
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Serão selecionados 15 projetos para receber apoio financeiro e treinamento; “Garotas STEM: Formando futuras cientistas” tem foco em alunas de Ensino Fundamental e Médio

De acordo com pesquisa feita pela Unesco em 2018, apenas 35% das matrículas no ensino superior na área de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) são feitas por mulheres, que recebem menos incentivo para ingressar nessas carreiras desde a educação básica. Em vista disso, o British Council, em parceira com o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), instituição gestora do Museu do Amanhã, desenvolveu o “Garotas STEM: Formando futuras cientistas”.

Essa chamada tem como objetivo oferecer apoio financeiro e técnico a projetos voltados a alunas de Ensino Fundamental e Médio, com enfoque em incentivar e ampliar a participação de garotas nas áreas das ciências exatas e naturais, engenharias e computação. Serão selecionadas 15 iniciativas brasileiras já desenvolvidas em escolas, universidades, museus de ciência e organizações sociais, para receberem tanto o auxílio por meio de recursos financeiros, quanto treinamento dos líderes dos projetos.

O programa de treinamento, que terá duração de oito semanas, será ministrado pelo STEM Education Hub, uma parceria entre o King’s College London e o British Council, e treinará os profissionais que fazem parte dos projetos selecionados frente a novas abordagens de ensino de ciências que levem em conta questões de gênero. Com o aperfeiçoamento dessas práticas e a implementação de metodologias inclusivas, os professores e professoras poderão incentivar as estudantes, demonstrar as possibilidades presentes em carreiras científicas e aproximá-las da academia desde o ensino básico.

Raíssa Daher, Gerente de Projetos de Educação Superior e Ciência do British Council, explica que a importância de iniciativas como essa se encontra em iniciar a mudança desde a base, o que pode ter grande impacto em toda a jornada de cada aluna. “O nosso foco está na inspiração, em mudar o olhar do professor que ensina essas meninas e mudar o olhar das meninas, para que elas gostem de ciências e exatas sem achar que é um caminho impossível.”

A longo prazo, esse incentivo pode ter grandes impactos em criar um campo científico mais inclusivo, com um enfoque mais voltado à população como um todo. Daher conta que a produção de ciência ainda é muito feita pelos homens e, por isso, direcionada para público masculino. “Se nós conseguirmos facilitar a entrada das meninas, trazendo uma maior igualdade de gênero para essas áreas, nós aumentamos também a contribuição das mulheres em pesquisas, projetos e resultados, o que irá gerar uma ciência mais diversa, com mais olhares e alternativas, além de maior qualidade”, enfatiza Daher.

As inscrições para a chamada “Garotas STEM: Formando futuras cientistas” se inicia no dia 31/03. Para mais informações, acesse aqui.

Para mulheres cientistas

Com um olhar preocupado sobre a diversidade, o British Council tem um trabalho ativo no debate sobre diversidade na pesquisa acadêmica. Além da Revista Mulheres na Ciência, a organização lançou em fevereiro de 2021 o podcast Mulheres na Ciência. Na primeira temporada, o podcast apresenta debates sobre incentivos a meninas em carreiras na ciência; liderança feminina; tecnologia e inovação feita por mulheres e para mulheres; empreendedorismo científico; diversidade, interseccionalidade e empoderamento; sexismo e assédio; maternidade e carreira; e os bastidores da produção científica. O podcast está disponível nos principais agregadores e aplicativos de podcast, como Spotify, Deezer, Pocket Casts, Google Podcasts e Apple Podcasts.

Sobre o British Council

O British Council é organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Construímos conexões, entendimento e confiança entre o povo do Reino Unido e o de outros países por meio das artes e cultura, educação e Língua Inglesa. No ano passado, alcançamos mais de 80 milhões de pessoas diretamente e mais de 791 milhões ao todo, incluindo conteúdos digitais, publicações e transmissões em rádio e TV. Fundado em 1934, somos uma UK charity governada por Royal Charter, assim como um órgão público do Reino Unido. Cerca de 15% de nossos fundos são subsidiados pelo governo britânico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version