SEGS Portal Nacional

Educação

Banco Interamericano de Desenvolvimento lista Descomplica como uma das empresas que mais promovem mudanças na educação

  • Sexta, 19 Março 2021 11:28
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carina Morpurgo
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

EdTech foi a única brasileira a figurar na lista e se destacou pelo trabalho direcionado à ajuda para alunos de baixa renda, auxiliando-os no acesso à educação de qualidade por todo o Brasil

O Descomplica, primeira EdTech a ingressar no mercado de ensino superior, foi listado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como uma das instituições "inovadoras educacionalmente e disruptivas, prontas para virar o sistema completamente de cabeça para baixo". O levantamento traz empresas que tentam resolver desafios enfrentados pelo setor de ensino e também relacionados ao mercado de trabalho, que hoje enxerga uma lacuna nas habilidades dos profissionais disponíveis e o perfil empregatício buscado pelas companhias. A empresa - única brasileira a figurar na lista -, que recentemente recebeu um aporte da ordem de R﹩ 450 milhões, tem como enfoque principal levar educação a diferentes classes sociais e atua em variadas frentes de ensino, tais como: a preparação para Enem e vestibulares, cursos livres, além de oferecer graduação e pós-graduação - estas últimas pela sua instituição de ensino superior, a Faculdade Descomplica.

"Para nós é motivo de muito orgulho entrar nesta lista, pois demonstra que o nosso trabalho está criando a rede de impacto social positivo que buscamos", diz Marco Fisbhen, CEO do Descomplica. "Entendemos a tecnologia como uma forte aliada neste processo de levar educação por todo o Brasil. Nosso objetivo é cada vez mais atender aos estudantes que buscam ensino acessível e de qualidade".

A publicação traz também outras instituições de ensino como tendo atuação relevante na inovação do setor: Minerva Project (Estados Unidos), Scholas Ocurrentes (Argentina), New Pedagogies for Deep Learning (NPDL, parceria global), Holberton (Estados Unidos) e Global Alumni (Euro-Americana). O destaque ao Descomplica se dá pelo papel da empresa ao levar oportunidades de ensino a alunos de baixa renda pela oferta de reforço escolar, preparação para o Enem e vestibulares, concursos públicos, graduação e pós-graduação para competir em condições de igualdade com estudantes de maior renda no preparo para o acesso ao ensino superior.

Habilidades do mercado

Um dos grandes enfoques da publicação se dá na formação de profissionais capacitados de acordo com o que as companhias pedem na atualidade. Esta é uma das principias vertentes de trabalho da Faculdade Descomplica, que opera no modelo de microcertificados, ao invés da separação tradicional por semestre. O aluno pode optar por qual tema prefere começar a estudar e, ao finalizar, recebe um certificado de especialista contando quantos estudos de caso foram realizados sobre o assunto, que pode ser linkado diretamente em seu perfil do LinkedIn e o habilita para já começar a trabalhar na área em que se especializou.

"Nossos cursos são constantemente moldados ao que as empresas procuram no mercado: o perfil de profissional que elas buscam, suas habilidades e as chamadas softskills, que se baseiam na inteligência emocional", conta Daniel Pedrino, Presidente da Faculdade Descomplica. "Estamos focados em entregar ao mercado profissionais qualificados, atualizados com o que suas profissões demandam e com o perfil adequado às recentes mudanças nas empresas".

Sobre o Descomplica

Fundado em 2011, o Descomplica tem a missão de democratizar o acesso à educação em todas as fases da vida. A startup, que atua com um modelo 100% online, oferece cursos preparatórios para Enem e vestibulares, além de graduação e pós-graduação - estas por meio da Faculdade Descomplica. Alcançando 5 milhões de usuários por mês em todas as plataformas, o Descomplica é responsável pela educação da maioria do público que se prepara para o Enem no Brasil. Em 2020 a empresa foi anunciada como uma das "Tech Pioneers" do Fórum Econômico Mundial, um reconhecimento global a companhias baseadas em tecnologias que estejam entre o estágio inicial e de crescimento. As empresas são consideradas startups promissoras e se encontram no chamado "scale-ups", definição dada a companhias que crescem pelos menos 20% ao ano. São empresas no front da inovação tecnológica e de seus negócios. Também no ano passado, a startup foi anunciada como uma das 100 Startups to Watch 2020, prêmio que leva em consideração startups inovadoras, altamente escaláveis e que merecem a atenção de investidores, aceleradoras, governos e grandes empresas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version