Ministério da Educação participa de entrega de obras e equipamentos na UFMS
O investimento foi de R$ 8,4 milhões em ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo
Ministro da Educação, Milton Ribeiro, participou nesta segunda-feira (08), no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande (MS), da solenidade de entrega de obras públicas e equipamentos para atender a comunidade acadêmica nos pilares do ensino, da pesquisa e da extensão. Foram destinados R$ 8,4 milhões em recursos, que fazem parte dos investimentos do Governo Federal por meio do MEC.
Ribeiro destacou que as entregas realizadas hoje irão permitir a melhoria na infraestrutura da UFMS. “A Universidade trabalha para se tornar referência nacional, ao alavancar a ciência, a tecnologia, a inovação e o empreendedorismo”, ressaltou o Ministro da Educação.
Dentre as entregas, destaque para o ponto de ônibus tecnológico com energia renovável para sensor inteligente de iluminação. Trata-se de um display de carregamento USB, sintonia na Rádio Educativa UFMS 99.9 e botão antipânico direto com a segurança.
Visando beneficiar 6 mil alunos ao dia, foram realizadas reforma no piso, com piso tátil, instalação de sinalização e extintores, e construção de tanques de concreto na botânica.
Foram adquiridos equipamentos de Tecnologias da Informação e Comunicação como 627 chromebooks e 121 notebooks, que serão emprestados aos acadêmicos selecionados pelo edital emergencial, além de equipamentos de proteção individual (EPIs).
A UFMS também investiu em centros de internação de grandes animais com baias para cavalos, ovinos, piquetes de internação, troncos de contenção e farmácia. Além disso, o centro cirúrgico está disponível para variadas modalidades cirúrgicas.
Para estruturar o laboratório contra a COVID-19, foram feitas adequações no projeto arquitetônico, com a divisão do laboratório em salas específicas para recebimento de amostras, paramentação, extração, distribuição, entre outras; instalação de gerador e caixa separadora, e adequações nas instalações elétricas. Essa infraestrutura permitiu atender mais de 20 mil pessoas.
Por fim, e não menos importante, a instituição federal implantou a estação de qualidade do ar. Trata-se da medição dos poluentes por meio de equipamentos fornecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Apesar da pandemia, a instituição é uma das três universidades federais do país que não pararam durante o ano de 2020. Os acadêmicos conseguiram concluir o ano letivo dentro de 2020. Dessa forma, foi possível entregar à sociedade mais de 3 mil profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento tanto na graduação, quanto residências e mestrado, e doutorado.
Preocupada com o enfrentamento da COVID-19 no cenário nacional, a UFMS se destacou ao elaborar o Plano de Biossegurança para toda a comunidade universitária, que foi utilizado como referência para o MEC, com diretrizes para as etapas de risco de disseminação do Coronavírus.
Outro exemplo é o Guia de Atividades Acadêmicas para orientação de professores, técnicos e estudantes para a manutenção das aulas, projetos e pesquisas por meio do Ensino Remoto de Emergência, com a distribuição de auxílios e equipamentos tecnológicos e o acompanhamento permanente com o cuidado com as pessoas.
Presente em 21 municípios de Mato Grosso do Sul, é a maior instituição federal de ensino superior do estado e conta com um contingente de cerca de 27 mil estudantes distribuídos em 115 cursos de graduação e 68 de mestrado de doutorado, em dez campi em todas as regiões de Mato Grosso do Sul.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>