Escola da Cidadania lança novos cursos e apresenta conquistas do primeiro semestre desde a retomada
Inscrições podem ser feitas em https://polis.org.br/escola-da-cidadania/;
Instituição irá emitir certificado de participação àqueles com presença de pelo menos 75% nas atividades;
Desde julho de 2020, a Escola da Cidadania recebeu 1.372 alunos, em 6 cursos;
A Escola da Cidadania, eixo de formação do Instituto Pólis, está com inscrições abertas para os primeiros cursos de 2021. A instituição lançou dois novos programas que abordarão temáticas de meio ambiente e direito à moradia, com início das aulas marcado para o fim de março. Inscrições podem ser feitas em https://polis.org.br/escola-da-cidadania/. O lançamento é acompanhado da divulgação do balanço de 2020 que analisa o desempenho da Escola em seus primeiros meses, após a retomada das atividades em julho.
Para apresentar os números e marcar o início do ano letivo, a Escola realizará uma live no dia 17 de março, às 18h, que contará com a presença de Erminia Maricato, fundadora do LABHAB (Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAUUSP), e de Louise Santana, co-vereadora na Câmara Municipal de Fortaleza pelo mandato coletivo Nossa Cara. Além do balanço, o encontro online abordará a programação de cursos para 2021 e pretende estimular uma conversa sobre a importância da educação urbanística para a efetivação do direito à cidade.
O evento é aberto ao público e pode ser acessado pelo link https://zoom.us/j/91905240983
Novos cursos
Para iniciar a programação de 2021, a Escola da Cidadania lançou dois novos cursos:
1. Soluções Baseadas na Natureza – cidades verdes começam com mentes verdes
2. Mergulhando no Direito à Moradia
O primeiro começa no dia 23 de março e acontece todas às segundas-feiras, das 19h às 21h, até 26 de abril. As aulas abordarão como é possível alcançarmos cidades mais verdes a partir do entendimento do que é a natureza, qual o nosso papel nela e como podemos transformar comunidades ao entendê-las como parte do meio ambiente. O curso é destinado para o público em geral e não exige pré-requisitos para a matrícula.
As aulas serão ministradas pelo coordenador da Escola da Cidadania, Rodrigo Faria Gonçalves Iacovini, advogado, doutor e mestre em planejamento urbano e regional e assessor da Plataforma Global pelo Direito à Cidade, e por Lucas Gobatti, engenheiro civil e arquiteto e urbanista, mestrando em Soluções Baseadas na Natureza (SBN) na POLI USP e fundador da Oficina Verdii, empresa de jardinagem urbana e estruturas verdes em São Paulo.
O curso Mergulhando no Direito à Moradia, com início marcado para 30 de março, atende o pedido de ex-alunos da instituição que participaram do Decifrando o Direito à Moradia, que aconteceu em julho de 2020.
As aulas ocorrem às terças-feiras, das 19h às 21h, até 27 de abril, e incitam reflexões sobre os possíveis caminhos para a garantia do direito à moradia. Durante os encontros os alunos se aprofundarão em temas como a estruturação de uma política habitacional, diretrizes para efetivação das dimensões do direito à moradia, estratégias de enfrentamento ao processo de financeirização da habitação, ações diretas de movimentos populares na área e casos práticos de reivindicação pelo direito à moradia em ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social).
Como professores, o curso recebe Rodrigo Faria Gonçalves Iacovini, Danielle Klintowitz, arquiteta e urbanista, doutora em administração pública e coordenadora geral do Instituto Pólis, Guilherme Boulos, candidato à Prefeitura de São Paulo em 2020, filósofo e coordenador do MTST e da Frente Povo Sem Medo, Raquel Rolnik, professora da FAUUSP e ex-relatora da ONU para o Direito à Moradia Adequada (2008-2014) e secretária nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades (2003-2007), Graça Xavier, advogada e coordenadora da União Nacional Por Moradia Popular (UNMP) e da Rede Mulher e Hábitat da América Latina e Caribe e Adriana Geronimo, graduada em Serviço Social e co-vereadora na Câmara Municipal de Fortaleza pelo mandato coletivo Nossa Cara.
Nos dois cursos, a instituição irá emitir certificado de participação àqueles com presença de pelo menos 75% nas atividades.
A Escola em números
Durante o encontro online, que será realizado em 17 de março, serão apresentados os números de desempenho da Escola referente aos meses de julho a dezembro de 2020. Nesse período, a instituição ofertou 6 cursos e recebeu 1.372 alunos. Destes, 226 participaram de mais de um programa. No período também foram concedidas 697 bolsas integrais que contemplaram 554 pessoas, possibilitadas por inscrições solidárias de alunos pagantes.
A partir de um formulário enviado aos alunos, a Escola também pode identificar os pontos fortes de seu sistema de ensino. Segundo a opinião dos participantes, os aspectos que mais agradaram foram a bibliografia utilizada, o ambiente leve e descontraído, a diversidade e excelência do corpo docente, as discussões de como tratar problemas dos municípios e aplicabilidade dos instrumentos do plano diretor, a interdisciplinaridade e as trocas e interações nos grupos de WhatsApp.
Além disso, também foi possível traçar um perfil dos participantes, identificando gênero, raça, sexualidade e escolaridade dos alunos. Mulheres cisgênero, brancos, heterossexuais, e pessoas com ensino superior completo foram maioria entre o público pagante da Escola. Entre os bolsistas, mulheres ainda são a maioria; negros, LGBTs e estudantes de graduação superam os 50% dos contemplados.
Sobre o Instituto Pólis | Organização da sociedade civil (OSC) de atuação nacional, constituída como associação civil sem fins lucrativos, apartidária e pluralista. Desde sua fundação, em 1987, o Pólis tem a cidade como lócus de sua atuação. A defesa do Direito à Cidade está presente em suas pesquisas, trabalhos de assessoria ou de avaliação de políticas públicas, sempre atuando junto à sociedade civil visando o desenvolvimento local na construção de cidades mais justas, sustentáveis e democráticas. São mais de 30 anos de atuação com equipes multidisciplinares de pesquisadores que também participam ativamente do debate público em torno de questões sociais urbanas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>