SEGS Portal Nacional

Educação

Escola da Cidadania lança novos cursos e apresenta conquistas do primeiro semestre desde a retomada

  • Quarta, 17 Março 2021 10:38
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Stern
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Inscrições podem ser feitas em https://polis.org.br/escola-da-cidadania/;

Instituição irá emitir certificado de participação àqueles com presença de pelo menos 75% nas atividades;

Desde julho de 2020, a Escola da Cidadania recebeu 1.372 alunos, em 6 cursos;

A Escola da Cidadania, eixo de formação do Instituto Pólis, está com inscrições abertas para os primeiros cursos de 2021. A instituição lançou dois novos programas que abordarão temáticas de meio ambiente e direito à moradia, com início das aulas marcado para o fim de março. Inscrições podem ser feitas em https://polis.org.br/escola-da-cidadania/. O lançamento é acompanhado da divulgação do balanço de 2020 que analisa o desempenho da Escola em seus primeiros meses, após a retomada das atividades em julho.

Para apresentar os números e marcar o início do ano letivo, a Escola realizará uma live no dia 17 de março, às 18h, que contará com a presença de Erminia Maricato, fundadora do LABHAB (Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAUUSP), e de Louise Santana, co-vereadora na Câmara Municipal de Fortaleza pelo mandato coletivo Nossa Cara. Além do balanço, o encontro online abordará a programação de cursos para 2021 e pretende estimular uma conversa sobre a importância da educação urbanística para a efetivação do direito à cidade.

O evento é aberto ao público e pode ser acessado pelo link https://zoom.us/j/91905240983

Novos cursos

Para iniciar a programação de 2021, a Escola da Cidadania lançou dois novos cursos:

1. Soluções Baseadas na Natureza – cidades verdes começam com mentes verdes

2. Mergulhando no Direito à Moradia

O primeiro começa no dia 23 de março e acontece todas às segundas-feiras, das 19h às 21h, até 26 de abril. As aulas abordarão como é possível alcançarmos cidades mais verdes a partir do entendimento do que é a natureza, qual o nosso papel nela e como podemos transformar comunidades ao entendê-las como parte do meio ambiente. O curso é destinado para o público em geral e não exige pré-requisitos para a matrícula.

As aulas serão ministradas pelo coordenador da Escola da Cidadania, Rodrigo Faria Gonçalves Iacovini, advogado, doutor e mestre em planejamento urbano e regional e assessor da Plataforma Global pelo Direito à Cidade, e por Lucas Gobatti, engenheiro civil e arquiteto e urbanista, mestrando em Soluções Baseadas na Natureza (SBN) na POLI USP e fundador da Oficina Verdii, empresa de jardinagem urbana e estruturas verdes em São Paulo.

O curso Mergulhando no Direito à Moradia, com início marcado para 30 de março, atende o pedido de ex-alunos da instituição que participaram do Decifrando o Direito à Moradia, que aconteceu em julho de 2020.

As aulas ocorrem às terças-feiras, das 19h às 21h, até 27 de abril, e incitam reflexões sobre os possíveis caminhos para a garantia do direito à moradia. Durante os encontros os alunos se aprofundarão em temas como a estruturação de uma política habitacional, diretrizes para efetivação das dimensões do direito à moradia, estratégias de enfrentamento ao processo de financeirização da habitação, ações diretas de movimentos populares na área e casos práticos de reivindicação pelo direito à moradia em ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social).

Como professores, o curso recebe Rodrigo Faria Gonçalves Iacovini, Danielle Klintowitz, arquiteta e urbanista, doutora em administração pública e coordenadora geral do Instituto Pólis, Guilherme Boulos, candidato à Prefeitura de São Paulo em 2020, filósofo e coordenador do MTST e da Frente Povo Sem Medo, Raquel Rolnik, professora da FAUUSP e ex-relatora da ONU para o Direito à Moradia Adequada (2008-2014) e secretária nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades (2003-2007), Graça Xavier, advogada e coordenadora da União Nacional Por Moradia Popular (UNMP) e da Rede Mulher e Hábitat da América Latina e Caribe e Adriana Geronimo, graduada em Serviço Social e co-vereadora na Câmara Municipal de Fortaleza pelo mandato coletivo Nossa Cara.

Nos dois cursos, a instituição irá emitir certificado de participação àqueles com presença de pelo menos 75% nas atividades.

A Escola em números

Durante o encontro online, que será realizado em 17 de março, serão apresentados os números de desempenho da Escola referente aos meses de julho a dezembro de 2020. Nesse período, a instituição ofertou 6 cursos e recebeu 1.372 alunos. Destes, 226 participaram de mais de um programa. No período também foram concedidas 697 bolsas integrais que contemplaram 554 pessoas, possibilitadas por inscrições solidárias de alunos pagantes.

A partir de um formulário enviado aos alunos, a Escola também pode identificar os pontos fortes de seu sistema de ensino. Segundo a opinião dos participantes, os aspectos que mais agradaram foram a bibliografia utilizada, o ambiente leve e descontraído, a diversidade e excelência do corpo docente, as discussões de como tratar problemas dos municípios e aplicabilidade dos instrumentos do plano diretor, a interdisciplinaridade e as trocas e interações nos grupos de WhatsApp.

Além disso, também foi possível traçar um perfil dos participantes, identificando gênero, raça, sexualidade e escolaridade dos alunos. Mulheres cisgênero, brancos, heterossexuais, e pessoas com ensino superior completo foram maioria entre o público pagante da Escola. Entre os bolsistas, mulheres ainda são a maioria; negros, LGBTs e estudantes de graduação superam os 50% dos contemplados.

Sobre o Instituto Pólis | Organização da sociedade civil (OSC) de atuação nacional, constituída como associação civil sem fins lucrativos, apartidária e pluralista. Desde sua fundação, em 1987, o Pólis tem a cidade como lócus de sua atuação. A defesa do Direito à Cidade está presente em suas pesquisas, trabalhos de assessoria ou de avaliação de políticas públicas, sempre atuando junto à sociedade civil visando o desenvolvimento local na construção de cidades mais justas, sustentáveis e democráticas. São mais de 30 anos de atuação com equipes multidisciplinares de pesquisadores que também participam ativamente do debate público em torno de questões sociais urbanas. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version