Brasil,

Estágio é o caminho para país ter juventude qualificada

Atividade proporciona renda e experiência, com carga horára reduzida

Segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o desemprego ficou em 31% para pessoas de 18 a 24 anos e 14,3% quando observada a população em geral. Essa disparidade já ocorre há muito tempo e traz preocupação sobre o futuro dos jovens. No entanto, existe uma prática capaz de proporcionar renda e foco na qualificação dessa faixa etária: o estágio!

Quando analisamos o cenário educacional, notamos a necessidade dos estudantes brasileiros terem oportunidades de obter renda sem largar a escola ou faculdade. Quase 60% dos alunos brasileiros entre 15 e 29 anos, em algum momento de suas vidas, conciliou trabalho com estudo. Os dados são de pesquisa do Ministério da Educação (MEC), Organização dos Estados Interamericanos (OEI) e Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).

Quem já precisou equilibrar um expediente CLT com aulas, trabalhos e provas, sabe: é uma rotina desgastante. Isso sem falar nas pessoas com a necessidade de cuidar de uma família. Por isso, muitos acabam abandonando a formação para focar muito cedo apenas no labor. Contudo, essa situação cria profissionais pouco qualificados para competir no mercado e, consequentemente, com empregabilidade reduzida.

A boa notícia é: o estágio surge como um conciliador da experiência prática, renda e educação. Afinal, ao mesmo tempo, proporciona a bolsa-auxílio, mas também determina uma carga limite de seis horas diárias e 30 semanais na corporação, proibindo períodos extras. Assim, é a melhor maneira de inserir as pessoas em formação no mundo corporativo.

O ato educativo escolar é uma parceria entre o estudante, empresa e instituição de ensino visando o conhecimento. Em muitos casos, o acordo conta ainda com um agente de integração. A corporação concedente também tem vantagens, pois fica isenta de encargos trabalhistas, tais como 13º salário, ⅓ sobre férias, FGTS e INSS.

Com a colaboração adequada de todas as partes, muitos jovens poderão ter as portas abertas para iniciarem sua trajetória profissional! As corporações são o ambiente ideal para o aprimoramento de talentos em fase inicial da carreira. O estagiário poderá ver na prática o funcionamento de sua profissão, desenvolvendo competências técnicas e comportamentais. Além disso, os participantes trazem o frescor das novas ideias e dinamismo de pensamento às equipes.

De acordo com levantamento da Abres, no total, são 8.758.237 alunos de ensino médio e técnico e apenas 214 mil estagiam (2,44%). Já no Superior, são 8.450.755 estudantes e, desses, apenas 686 mil estagiam (8,12%). Ou seja, há muita gente disponível aguardando uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Invista na qualificação da juventude!

*Carlos Henrique Mencaci é presidente da Abres - Associação Brasileira de Estágios

Sobre a Abres

A Associação Brasileira de Estágios é a maior entidade de representação de agentes de integração do país, ou seja, empresas responsáveis pela seleção e gerenciamento de vagas de estágio. A instituição tem como objetivo promover e divulgar a modalidade junto às comunidades do Brasil, estimulando a formação profissional de jovens talentos. Também executa ações para fortalecer os agentes de integração e a inserção de estudantes no mercado de trabalho.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo