SEGS Portal Nacional

Educação

Retorno ao Ensino Presencial no Brasil em 2021 deverá ocorrer por via judicial, afirma especialista

  • Quinta, 11 Fevereiro 2021 07:38
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Onevox Press
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Entre os quase 56 milhões de alunos matriculados na educação básica e superior no Brasil, 35% (19,5 milhões) tiveram as aulas suspensas devido à pandemia de covid-19, enquanto que 58% (32,4 milhões) passaram a ter aulas remotas. Especialista em educação e tecnologia defende que governos estaduais e rede particular se preparem para consolidar ensino remoto como opção definitiva.

O ano de 2020 imprimiu uma reconfiguração da educação e os professores tiveram que trocar a sala de aula por telas virtuais. Mas, o grande desafio de 2021 será o retorno do ensino presencial. Segundo pesquisa PoderData mostra que 76% dos brasileiros desaprovam a volta às aulas presenciais neste momento. Só 19% acham que é hora de reabrir as escolas. Outros 5% não souberam.

O estudo revela majoritariamente um consenso da comunidade escolar pela permanência dos estudantes em casa. A chegada do começo do ano, a falta de perspectiva rápida de vacinação total da população brasileira, entre outros fatores, deve gerar uma onda de judicialização pelo Brasil inteiro para retorno das aulas presenciais. É o que acredita Alfredo Freitas, que é diretor de educação e tecnologia da Universidade Americana - Ambra University.

"A polêmica sobre a educação presencial em tempos de pandemia não deve diminuir este ano. Ao contrário, deverá ganhar mais força à medida que os estados vacinam suas populações. O que teremos, com clareza, é a necessidade dos governos estaduais e da rede privada de ensino se aprimorarem e investirem em educação via internet como alternativa para não comprometerem o ano letivo de 2021 e o aprendizado com as longas tramitações judiciais", explica Alfredo Freitas.

O especialista está correto. Levantamento realizado pela Fundação Lemann sobre aulas durante pandemia revela 86% dos pais querem que ano letivo de 2020 se repita este ano. Indo conta corrente a iniciativa privada por exemplo foi a primeira a retomar as aulas presenciais em vários estados do Brasil. E infelizmente o setor amargou um índice de rematrícula muito abaixo do esperado.

Dados de uma pesquisa do Grupo Rabbit, empresa de consultoria em gestão educacional, revela que o setor de educação privado amargou uma queda de 30% o número de estudantes rematriculados em escolas particulares neste ano, no período sazonal de setembro a 14 de novembro na comparação com o mesmo período de 2019.

Segundo o especialista em educação e tecnologia, Alfredo Freitas, em 2020 o ensino online manteve o ano letivo e só não apresentou melhores resultados em razão da falta de investimentos em internet e recursos digitais. "Se os gestores públicos tivessem dado mais atenção e investimentos na educação via internet nos últimos anos, os resultados da educação em 2020 poderiam ter sido ainda melhores. Não há mais espaço para visão de atraso e preconceito com relação a esta modalidade de ensino", afirma.

"A conectividade deve impulsionar ainda mais, nos próximos anos, o ensino a distância no Brasil. O setor hoje tem crescido concomitantemente com conectividade e familiaridade dos usuários. O Censo E.AD realizado recentemente pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), mostra que o ensino superior a distância no Brasil já corresponde a 26% do número total de alunos no Brasil. Números que não poderão ser ignorados isto também tem sido replicado nos outros níveis educacional brasileiro." afirma Freitas.

*Alfredo Freitas é pós-graduado em 'Project Management' pela Sheridan College no Canadá, graduado em Engenharia de Controle e Automação e Mestre em Ciências, Automação e Sistemas, pela Universidade de Brasília. O renomado profissional tem mais de 15 anos de experiência em Tecnologia e Educação. É atualmente Diretor de Educação e Tecnologia da Ambra University. A Universidade americana é credenciada e tem cursos reconhecidos pelo Florida Department of Education (Departamento de Educação da Flórida) sob o registro CIE-4001. Além disso, a universidade conta com histórico de revalidação de diplomas no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version