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ENEM - questões fáceis precisam ser resolvidas primeiro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mateus Prado Henfil
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Resolver a prova do ENEM na ordem, da primeira até a última questão, pode diminuir a nota dos alunos, é o que afirmam um grupo de especialistas em questões relacionadas ao ENEM. O Educador Mateus Prado, o Professor

Ivys Urquiza e o Engenheiro de Computação Murilo Vasconcelos analisaram os dados de várias edições do ENEM para demonstrar como que a posição de uma questão na prova influencia qual vai ser a dificuldade dela para cada aluno. Dados compilados pela AIO Educação, que trabalha com inteligência artificial para a preparação para o exame, demonstraram isto.

Cada questão do ENEM aparece em quatro posições diferentes, uma em cada uma das quatro cores de prova que os alunos recebem. Um dos exemplos que deixa evidente a diferença de acertos é uma questão da prova de linguagens do ENEM de 2019 que falava de aranhas e do Homem Aranha. Na prova em que a questão estava na posição 12 teve acerto de 35,72%, na prova em que estava na posição 26 teve 20,04% de acertos, na prova em que estava na posição 34 teve 18,88% de acertos e na prova em que estava como questão 42 teve 19,07% de acertos.

Na prova de linguagens foi onde o grupo encontrou maior diferença entre a porcentagem de acertos quando as questões aparecem nas primeiras posições na prova e o quando aparece entre as últimas questões, mas a regra de que quando as questões estão nas últimas posições na prova elas têm menor probabilidade de acertos acontece também nas outras três provas objetivas do ENEM.

A primeira questão de matemática do ENEM 2019, prova azul, mostra isto com muita clareza. A questão era extremamente fácil, falava de uma maneira de representar quantidades dos Incas e pedia para o aluno assinalar qual era o número que estava representado em duas cordas. Quando apareceu como primeira questão, na prova azul, foi acertada por 65,40% das pessoas que fizeram o exame. Na cor de prova em que foi a questão 8 a porcentagem de acertos já desceu para 58,19%. Na posição 37 apenas 45,99% dos alunos acertaram a mesma questão e na posição 42, apenas 44,09% das pessoas acertaram a questão. Os números demonstraram que quase 50% de pessoas a mais acertaram esta questão por ela ser a primeira da prova e não uma das últimas.

Murilo Vasconcelos, que é diretor de tecnologia da AIO Educação, organizou um gráfico no qual demonstra que, no ENEM, quanto mais longe uma questão aparece na prova, maior a possibilidade de erro, independente do nível de dificuldade. Para isto levou em consideração os dados dos milhões de alunos que fizeram as provas do ENEM de 2010 a 2019, incluindo as provas PPLs e as provas extras. O gráfico está abaixo. Nele vemos a tendência de que pessoas que saberiam resolver uma questão a errem por não ser a primeira questão de cada uma das quatro provas do ENEM. Nas provas de Linguagens, se uma questão aparece na última posição há uma média de quase 5% de chance de erro a mais do que se a mesma aparecer no início da prova.

Murilo Vasconcelos explica que a prova do ENEM é muito longa e que aluno precisa usar os dados de inteligência sobre o ENEM a seu favor, tanto na preparação como na estratégia de prova. “É fácil não cometer os mesmos erros dos demais candidatos, um exemplo disto trazido por estes dados é responder primeiro as questões mais fáceis quando for fazer as provas. Só isto sozinho dá cerca de uma questão a mais inteira de graça em cada prova”.

O embaixador do YouTube EDU Ivys Urquiza, professor do canal Fisica Total, afirmou que “muitos estudantes perdem tempo insistindo em questões de maior dificuldade simplesmente para resolver os itens na ordem que se apresentam na prova." Ivys explica que, como sugere a análise do gráfico, fazendo isto o aluno compromete seu desempenho no exame já que fatalmente perderá pontos que ganharia se respondesse previamente perguntas de menor dificuldade distribuídas mais adiante.

O Educador Mateus Prado, reconhecido especialista em ENEM, inclusive com livro publicado na área, explica que em toda prova longa sempre deve-se começar a resolver as questões pelas mais fáceis e depois passar para as que não são tão fáceis, mas que a pessoa sabe resolvê-la. Se isto já era a regra a ser cumprida em provas como a da FUVEST, a da OAB e as de concursos públicos, entre outras, no ENEM a aplicação da TRI deixa isto bem mais importante. Mateus Prado lembra que se for para errar é bem melhor errar as questões que menos pessoas acertam já que são as mais fáceis e as médias aquelas que estamos todos proibidos de errar no ENEM. Prado afirma que “é fundamental que o aluno antes do exame conheça muito bem os dados e que conheça as particularidades da prova. Para fazer o ENEM é preciso ter uma estratégia baseada em como que é o percurso d prova e em como que ele foi percorrido por quem já o fez antes. Nisto podemos comparar o ENEM a fórmula 1 ou com um rally, quem conhece melhor o circuito vai melhor na prova”.

O gráfico abaixo extrapola todos os micro dados das provas do ENEM de 2010 até 2019, inclusive as provas PPLs e as provas extas, para simular o o que aconteceria com uma pessoas que "sabem" responder uma questão mas que a questão não fosse a primeira a aparecer em cada uma das quatro provas objetivas do ENEM. Como exemplo podemos olhar a questão 45 de cada prova. Só por ser a questão 45 de cada prova e não a primeira ela é errada por 5% das pessoas que "sabem" ela em Linguagens, por cerca de 3% das pessoas que "sabem" ela em Matemática e em Ciências Humanas e por cerca de 1% das pessoas que sabem ela em Ciências da Natureza. Em Ciências da Natureza é onde faz menos diferença a posição em que a questão aparece na prova. Em linguagens, onde em média os alunos acertam bem mais questões, é onde faz mais diferença a posição que a questão cai na prova.

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Para entrevistas e/ou propostas de pauta sobre ENEM entrar em contato pelo whats 11 94028-2010 ou pelo e-mail .

Oi, não sei se lembra de mim, aqui é o Mateus Prado Henfil, até 2015 trabalhava como especialista em ENEM, era colunista de Educação e ENEM do Estadão, já tinha passado pelo IG, pelo DGABG, contribuído eventualmente pra Folha e para vários outros veículos de imprensa. Levantei o debate sobre as escolas que "não existem" e que apareciam/aparecem com bons resultados absolutos no ENEM. Editava a Revista Glocal e tinha milhões de seguidores nas redes sociais. Eu era uma das principais fontes da imprensa para assuntos relacionados ao ENEM. Mas ai fiquei doente e tive que parar, mesmo contra a vontade. Bom, estou voltando agora e gostaria de poder retomar a relação com os amigos que trabalham na imprensa e também estabelecer relações com quem eu não cheguei a conhecer e/ou que entrou depois disto na área. Quem puder me mandar os seus contatos pessoais seria bem legal, sempre tenho algumas coisas sobre educação para um bate papo, para pautas e também para ajudar como fonte. Também seria bem legal se me incluísse em sua lista de fontes. Agora em 2021 estou voltando. Já mandei esta semana uma pauta sobre "fazer o ENEM na ordem que a prova vem pode diminuir a nota" e sobre "54 mil contaminados com Coronavírus irão fazer o exame". Temos uma aqui bem legal que mostra que "em ciências de natureza os alunos primeiro aprendem biologia, e depois química e física (como base nos micro dados das provas do ENEM), além de outras que estamos preparando. Semana que vem vou mandar mais algumas pautas para ajudar os amigos da imprensa.

Para contatos para falar sobre o ENEM podem me chamar no whats 11 94028-2010 ou no e-mail . Podem mandar propostas de pautas também. Abaixo vou listar roteiros de perguntas que os alunos mais fizeram pra mim em lives com vários cursinhos diferentes nesta última semana. Qualquer uma destas perguntas ai seriam pautas bem legais para o seu veiculo, sobretudo agora próximo ao ENEM. Vejam :

PANDEMIA / ESTRUTURA ENEM

1. Comentar sobre o adiamento da prova e os atrasos nas datas de ingresso nas universidades e programas

2. As mudanças que o Enem pode sofrer devido à readaptação da prova frente à Pandemia.

Será o mesmo estilo que os anos anteriores? Acha que o nível de dificuldade vai estar alterado devido a pandemia?

3. Como é o Novo Enem após as mudanças do ensino médio?

4. O edital do Inep onde postam várias matérias possíveis de cair na prova realmente é útil?

5. Origem do Enem e necessidade de aplicar um exame a nível nacional

6. O que ele acha que deveria melhorar na forma em que a prova do Enem é desenvolvida e aplicada atualmente.

7. Enem digital: quais as implicações dessa nova forma de aplicação de prova no tocante ao preparo dos alunos para este exame?

8. O que o enem “quer” do estudante?

9. Gostaria que ele comentasse como lidar com o fato de não passar, tipo como se motivar mais caso seja sua 2a ou 3a vez tentando…

NOTA

1. Como funciona a pontuação do Enem?

2. Como funciona a TRI (Teoria de resposta ao item), diferenças entras as matérias, e como usá-la a meu favor?

3. Como conseguir detectar quais questões podem favorecer o TRI na hora ?

Dicas para identificar as questões mais fáceis e as mais difíceis

4. Como subir a média

5. Acha que as notas podem aumentar mesmo num ano de pandemia

ESTRATÉGIA

1. Qual é a melhor estratégia para se fazer a prova? Qual o melhor método para resolução das questões do ENEM?

2. Quais as principais dicas para a prova? O que acha imprescindível que o estudante deve fazer na hora da prova? Técnicas de prova, Técnica de chute.

3. Como fazer a interpretação correta da pergunta?

4. Comentar sobre a organização durante a prova e controle da ansiedade , melhores maneiras de controlar o nervosismo. Dicas de como se acalmar e fazer uma boa prova. O que fazer se ficar ansioso na metade e não conseguir mais se concentrar? E como ficar tranquilo durante a prova mesmo nessa pandemia?

5. Quando eu presto o enem 1o dia, eu me sinto muito cansado após tantas questões e textos, alguma dica para ser menos cansativa a prova ? Como manter a concentração visto que são muitas questões?

6. Qual o tempo que se tem para fazer cada questão? Como gerenciar o tempo para responder o máximo de questões? E como controlar esse tempo? Como conseguir ser mais rápido no momento? Muitas pessoas sugerem uma média estimada de tempo (3 minutos) para responder cada questão, vale mais a pena ir por um tempo programado ou focar nas resoluções mais fáceis pra mim?

7. Como estudar por questões e revisões?

8. Focar nos assuntos que mais caem é uma alternativa boa?

9. Na sua opinião, por onde é melhor começar no primeiro dia depois que faz a redação e no segundo dia?

10. Dicas para facilitar a leitura de questões com textos grandes e comandos de matemática

CONTEÚDO

1. Comentar sobre redação e as diversas matérias do Enem. Também sobre as pegadinhas do exame. Tem pegadinhas? Como são?

2. Como conseguir ir bem em questões de exatas? Estudo os conteúdos, mas na hora de resolver exercícios eu não consigo…

3. Assuntos que mais caem em exatas

4. Irá ter, principalmente em Ciências da Natureza, um foco maior sobre imunologia e doenças virais?

5. Os assuntos mais relevantes para as matérias na prova deste ano?

6. Questões sobre atualidades

REDAÇÃO

1. Uma dica para deixar a tese da redação marcante, que se destaque daquelas decorebas que todo mundo ensina

2. Estruturação de texto e como não fugir do assunto. Como fazer uma redação nota mil? Como os corretores avaliam a redação?

3. Detalhamento da conclusão / Proposta de intervenção

4. Possíveis Temas de redação. Em relação aos temas da redação, qual a chance de falarmos sobre a Covid-19, Pandemia global, Quarentena, Afastamento social e Aulas online? Sobre as queimadas nas florestas em 2020 ,se isso seria um suposto tema da redação ou se esse item passaria longe de cair na redação do ENEM. Na redação poderia ser um foco na área da saúde ou sobre preconceito?

GERAL

1. Qual a melhor forma de corrigir seus erros em uma prova pra não errar questões parecidas no futuro?

2. Quando a prova é montada? (Qual momento que a proposta de redação é formulada?) Existe modificação ao longo do ano devido aos acontecimentos atuais?

3. Como não esquecer as matérias estudadas para o Enem, apresentando algumas maneiras de revisar as matérias ao longo dos estudos. Gostaria também que ele comentasse como manejar os estudos do ensino médio com o estudo focado mais no ENEM.

4. Quero prestar para medicina na Unifesp e a nota do Enem é contabilizada, por isso gostaria de saber como tirar uma média boa no Enem e qual seria essa média de acertos?

5. O que fazer nessa reta final?

6. SISU - Como funciona? O que esperar das notas de corte do Sisu para este ano?

7. A respeito da pandemia, você acredita que os cursinhos ou o próprio Enem retornarão as atividades normalmente ou gradativamente após a vacinação?

Outras dúvidas :

*Como funciona a avaliação da redação do Enem?

*Nas questões de matemática, como saber quais são as que valem mais pontos, tem alguma forma?

* Quais erros são os que mais fazem perder ponto na redação?

* É melhor mesmo ler a pergunta antes dos textos?

* Qual a melhor forma de dedução, quando eu não souber a resposta certa nas humanas e sociais?

* É recomendado fazer exercício físico para relaxar antes da prova?

* Como inicio as respostas? Começo pelas mais difíceis ou as mais fáceis?

* Posso "chutar" na prova? Os avaliadores vão perceber?

* Algumas matérias valem mais pontos que outras? No Primeiro e no segundo dia.

* A prova do Enem poderá ser mais fácil esse ano devido à pandemia?

* O Enem digital será diferente do Enem impresso? Todos os municípios do Brasil terão Enem digital? A prova será mais fácil ou mais difícil?

* O que fazer para não cansar tanto realizando a prova e como melhorar a atenção e o desempenho?

* Como fazer uma redação que se destaque?

* SISU e Prouni: o que são e como conseguir bolsa?


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