Brasil,

Resolução de problemas é principal dificuldade de alunos do ensino fundamental, mostra pesquisa da Mind Lab

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Rossi
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Avaliação com mais de cinco mil alunos de diferentes faixas etárias revelou desafios para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes

A Mind Lab, edtech líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, realizou um estudo com mais de 5 mil alunos das redes pública e particular de ensino de Belo Horizonte, Brasília, Recife, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, entre outubro e novembro, que teve como objetivo identificar eixos de habilidades a serem aprimorados nos estudantes. A habilidade ‘resolução de problemas’ chamou atenção negativamente na avaliação do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Essa foi a capacidade menos utilizada pelos estudantes, em média, com apenas 9,41% de aproveitamento. Outros dois eixos importantes também mostraram fragilidade: trabalho em equipe (12,07%) de média de uso e tomada de decisões (17,28%).

A capacidade de resolver problemas é uma função executiva superior que exige do indivíduo organização, ordem e sistematização de informações. Em casos mais complexos, demanda também a capacidade de utilizar métodos e estratégias que envolvem tomada de decisão, saber designar tarefas e alocar recursos adequadamente, buscando sempre a maior eficácia e eficiência possíveis. “É possível que essa seja uma característica deste tempo exponencial em que vivemos. Todos lidamos com um emaranhado de informações, pontos de vista e leituras da realidade. As crianças e jovens dessa geração nasceram e crescem nesse contexto. E tanto as escolas quanto as famílias ainda tentam encontrar a melhor maneira de lidar com essa situação”, explica o gerente de projetos pedagógicos da Mind Lab, Thiago Zola.

Por isso, desenvolver habilidades socioemocionais é uma necessidade urgente. Embora a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabeleça essa necessidade como uma prioridade para os sistemas de ensino, o estudo mostra que ainda há muito há avançar. “Resolver problemas, tomar decisões, gerenciar recursos, trabalhar em equipe, se autorregular e se conhecer são necessidades para a vida, e podem ser desenvolvidas”, afirma Thiago Zola.

Segundo o especialista da Mind Lab, em 2020, essas habilidades se mostraram fundamentais, com a necessidade de adaptação a uma nova maneira de viver, trabalhar e estudar. Muitas crianças e jovens não tiveram acesso a escolarização, tampouco aos estímulos fundamentais para cada etapa do desenvolvimento cognitivo, social e emocional. “Por isso, em 2021, nos dedicaremos ao resgate de aprendizagens e diminuição das desigualdades de ensino, utilizando a metodologia Mind Lab para o desenvolvimento de habilidades dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática com foco no socioemocional”, finaliza Thiago Zola.

Ensino infantil e Fundamental I

Os resultados da pesquisa foram obtidos por meio de uma avaliação socioemocional metacognitiva, desenvolvida pela Mind Lab ao longo dos últimos dois anos, que verifica a capacidade de utilizar recursos que promovam o autoconhecimento, trabalho em equipe, gerenciamento de recursos, além de funções executivas superiores como controle inibitório, resolução de problemas e tomada de decisões. Para avaliação foram utilizados como recurso pedagógico elementos de “gamficação” e “storytelling”, o que permitiu, pela primeira vez em estudos realizados pela edtech, que estudantes do ensino infantil fossem incluídos na pesquisa.

Nos primeiros anos avaliados (1.606 estudantes), educação infantil de 4 e 5 anos e o 1º ano do Ensino Fundamenta, ‘Gerenciamento de recursos’ seguida por ‘Habilidades de autorregulação’ foram as habilidades em destaque. Nessa faixa etária, os estudantes demonstraram uma tendência menor para utilização de recursos de ‘Trabalho em equipe’.

No 2º e 3º anos do ensino fundamental (1.211 estudantes), primeiros anos em que realizam as avaliações sozinhos, destaca-se o eixo de ‘Autorregulação’, com boa margem, revelando que, de posse dos recursos corretos, mesmo crianças em fase de alfabetização conseguem conter a impulsividade e o desejo de resolver as situações de forma rápida, sem a devida exploração. E, por mais que aqui estejamos falando de um ambiente controlado, revela uma capacidade muito útil no ambiente escolar para a realização de outras avaliações e principalmente sobre a consciência de como devem se portar em cada situação. O ponto de atenção neste segmento ficou para a habilidade de ‘Autoconhecimento’. Embora alguns sejam capazes de reconhecer equívocos emocionais e pensar em novos caminhos, ainda apresentam dificuldades para implementar as mudanças a serem praticada em todas as fases da vida.

No 4º e 5º anos inicia-se uma tendência que se repete até o 9º ano do ensino fundamental (3.819 estudantes): dificuldade para resolver problemas. As habilidades em destaque de todo este segmento variaram entre o ‘Gerenciamento de Recursos ‘(4º, 5º, 6º e 7º anos) e a ‘Autorregulação’ (8º e 9º anos), o que, dada a maior complexidade das situações problema para estes anos, revela um amadurecimento importante na utilização de recursos importantes da Metodologia Mind Lab.

Sobre a Mind Lab

Fundada em Israel em 1994, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas. Com a proposta de trabalhar o desenvolvimento humano para uma vida mais harmônica e feliz, as metodologias e aplicações da empresa ampliam os potenciais de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos ao redor do mundo, com a utilização de jogos de raciocínio que provocam a vivência de situações do cotidiano. Com resultados comprovados em mais de 21 países ao longo de mais de 20 anos, a metodologia Mind Lab atende milhões de alunos, sendo reconhecida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais. No Brasil desde 2006, a Mind Lab é parceira de mais de mil instituições de ensino do setor público e privado e conta com cerca de 20 mil professores certificados para aplicação de suas metodologias, em 17 estados brasileiros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo