Challenge Fiap - Alunos Criam Aplicativos Baseados na Plataforma Corda
R3 propôs a alunos dos cursos de MBA da instituição que identificassem oportunidades de negócio que podem ser atendidas com o uso de blockchain. Três grupos foram premiados.
A R3, empresa de software corporativo, foi uma das empresas participantes do Innovation Challenge FIAP 2020. A iniciativa convida empresas dos mais diversos setores a propor desafios reais de negócios, instigando os alunos a desenvolverem soluções baseadas nos critérios propostos.
Neste ano, a R3 desafiou os alunos de MBA em Engenharia de Software e Arquitetura de Soluções a identificar uma oportunidade ou dor do mercado que pudesse ser resolvida ou revolucionada com o uso da tecnologia blockchain. Uma vez identificada a oportunidade, o grupo deveria formatar o modelo de negócio, desenvolver o protótipo da solução e demonstrá-lo.
"Para isso, definimos quatro verticais onde estas oportunidades deveriam ser encontradas: setor financeiro, seguros, energia e saúde", explica o diretor de alianças estratégicas da R3, Nayam Hanashiro, lembrando que o escopo foi aberto justamente para que os alunos analisassem o mercado de forma mais ampla utilizando a bagagem de suas experiências profissionais.
O projeto contou com a participação de várias áreas dentro da R3. Ele teve como sponsors Ivar Wiersma, head de Venture Development da R3 e William Croisettier, líder de Venture Development da R3 para a América Latina e Costa Oeste dos Estados Unidos. As atividades do dia a dia foram lideradas por Hanashiro e Keiji Sakai, country manager da R3 no Brasil. Os alunos participaram ainda de uma live técnica, conduzida por Luiz Jeronymo, diretor de Sales Engineering da R3 no Brasil, e de um hands on na plataforma Corda, conduzido por Vitor Motta, arquiteto de solução da BluPay, parceira da R3. "Além disso, todo o time da R3 Brasil participou da avaliação dos trabalhos submetidos", lembra Hanashiro.
Para a escolha dos três melhores projetos, o principal desafio era sair do zero em conhecimento da plataforma Corda para, ao final de três meses, conseguir finalizar um CorDapp (Corda Distributed Application). "Nem todos os grupos conseguiram terminá-lo, o que foi um fator diferencial para o ganhador. Além disso, analisamos o fator inovador do projeto, a aplicabilidade no mercado local e comparamos com as demandas que temos recebido de nossos clientes", explica.
Os vencedores
O primeiro grupo premiado, formado por Albo Borges Vieira, Guilherme Augusto do Amaral, Marcelo Umberto Ferreira da Silva e Rainer Henrichsen, utilizou a tecnologia Corda para a criação de uma plataforma para emissão, escrituração e comercialização de CBIO (Crédito de Descarbonização).
O CBIO é um dos instrumentos adotados pela RenovaBio como ferramenta para o atingimento de metas anuais de descarbonização para o setor de combustíveis. A plataforma Corda foi escolhida por sua capacidade de manter registros imutáveis de cada transação realizada; por dar suporte a contratos inteligentes, podendo realizar o papel de validação feito pela ANP; e por garantir acesso às informações apenas aos diretamente envolvidos no processo.
O protótipo apresentado pelo grupo conta com um aplicativo, que consome APIs de microsserviços, e que permite solicitar a emissão, a comercialização de créditos e conferir o extrato de qualquer tipo de transação realizada.
O segundo grupo, formado por Jorge Rodrigues, Paulo Troyano e Rodrigo Nakamura de Brito, apresentou a proposta de utilizar blockchain na área da saúde. Para isso, eles criaram uma plataforma para a otimização do processo de doação de órgãos, interligando hospitais parceiros, empresas de logísticas, bancos de doadores e o operador do BNO (Banco Nacional de Órgãos).
A plataforma pode ser acessada via internet, por meio de um site com login seguro. O uso do Corda permite que cada membro participante da plataforma tenha seu próprio ledger atualizado a cada transplante realizado, com acesso somente aos contratos que lhes dizem respeito.
Por fim, o grupo formado por Delcio Torres, Thiago Gonçalves, William Arsenio e William Medrades, desenvolveu a terceira aplicação escolhida pela R3, voltada para a melhoria nos processos de votação das empresas. Para tanto, foi criada uma plataforma unificadora dos registros dos votos em formato de Livro-Razão e integrada ao órgão regulador. Dá transparência e agilidade ao processo.
O uso do CorDapp permite aos diferentes players do mercado integrarem seus portais de votação, garantindo a validade e a privacidade dos votos. Com o uso do Corda, as empresas farão parte de uma rede privada e segura para o registro dos votos, podendo reduzir custos e garantindo apurações imediatas de suas votações.
"Estamos orgulhosos de nossa parceria com a FIAP e é realmente animador ver tantas novas ideias e grandes casos de uso do Corda. Estamos ansiosos por estarmos envolvidos e por ajudar esses empreendedores nessa jornada", afirma Ivar Wiersma. Além de definir os vencedores, a R3 também ofereceu o suporte de sua área de Venture Development para os grupos que quiserem levar adiante o desenvolvimento de suas aplicações.
"À medida que aumentamos o ecossistema global de startups com base na plataforma Corda, o Brasil continua a brilhar como um importante centro de inovação - estamos muito felizes por ter a oportunidade de trabalhar com organizações como a FIAP e startups no Brasil construindo a próxima geração de empresas", concluiu William Croisettier.
Sobre a R3
A R3 é uma empresa de software corporativo pioneira na indústria de transformação digital, fornecendo tecnologia de blockchain desenvolvida para todos os tipos de negócio e segmentos.
Desenvolvida em colaboração com nosso ecossistema, nossa plataforma de blockchain corporativo, Corda, está transformando indústrias inteiras, digitalizando processos e sistemas nos quais as empresas confiam para se conectar e fazer transações entre si. Nosso ecossistema de blockchain é o maior do mundo, com mais de 350 instituições desenvolvendo e construindo as plataformas Corda e Corda Enterprise. Nossos clientes e parceiros têm acesso a uma rede com os principais integradores de sistemas, provedores de nuvem, empresas de tecnologia, fornecedores de software, corporações e bancos.
Para garantir que nossos clientes obtenham o maior valor de seus investimentos, fornecemos serviços e suporte para reduzir o time-to-market, bem como orientações sobre implementação, integração e construção de ecossistemas baseados na nossa plataforma de blockchain.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário