Brasil,

Como se tornar um Professor e mudar vidas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luana Medeiros
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Já se imaginou daqui a 50 anos com um monte de histórias de transformação de vidas pra contar e histórias de sucesso que você ajudou a escrever? E ser lembrado com carinho e ter servido de inspiração para inúmeras pessoas? Ser Professor te possibilita isso: mudar vidas!

Além dos Médicos ou Bombeiros, que podem salvar a vida de alguém, talvez não exista outra profissão capaz de marcar tanto a vida das pessoas.

Ser Professor te possibilita ter a certeza de que todos os dias você mudará positivamente a vida de alguém. Afinal, o Professor tem a oportunidade de ter contato com diversas realidades e o poder de fazer a diferença, contribuindo para uma sociedade melhor e mais humanitária.

O Professor tem a capacidade de transformar um aluno indisciplinado em um estudante brilhante, desde que consiga cativá-lo e conquistar a sua confiança. Muitos Professores se tornaram tão populares, que são reconhecidos e adorados por várias gerações de alunos. Você mesmo deve se lembrar de algum, não é mesmo?

E, cá entre nós, é uma recompensa e tanto poder mudar o rumo da vida de alguém por meio da educação, despertar sonhos e influenciar comportamentos.

Você sabia que o mercado de trabalho para Professores está bastante aquecido e em plena expansão?

O Brasil é um país carente de Professores, especialmente na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), tanto para escolas públicas quanto privadas.

Temos, em todo o território nacional, quase 200 mil escolas e cerca de 52 milhões de alunos, ou seja, é um universo vastíssimo, em contínuo crescimento, e que precisa cada vez mais de novos profissionais.

Um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea apontou que a taxa de ocupação da área de Educação e Formação de Professores chega a 94,13%. Portanto, se você quer se tornar um Professor, saiba que entrará em uma área com muitas oportunidades de trabalho, especialmente no serviço público, que concentra cerca de 84% desses profissionais no Brasil.

Vários concursos para Professores são abertos ao longo do ano. Se o seu sonho for virar um servidor público, aí está a sua chance!

E não para por aí: enquanto indústrias e empresas dão prioridade aos profissionais mais jovens, na carreira docente a sua experiência e vontade de trabalhar estarão sempre acima desse requisito. Portanto, mesmo depois dos 40, você continuará concorrendo a oportunidades como antes. E se você decidir estudar um pouco mais, optando por fazer um Mestrado e um Doutorado, poderá ter ganhos de até R$ 15 mil sendo Professor Universitário.

E não é só de dar aulas que vive um Professor… Confira 7 áreas em que o Professor pode atuar!

1 – Realizar assessoria pedagógica na sua área de conhecimento.

2 – Atuar na produção de conteúdos para cursos a distância e acompanhar o desenvolvimento dos alunos nesta modalidade.

3 – Ministrar aulas no Ensino Fundamental e Médio.

4 – Ministrar aulas em Graduações e Pós-Graduações.

5 – Produzir, revisar e editar textos para empresas do ramo editorial.

6 – Prestar serviços de assessoria para empresas.

7 – O Professor também podem optar por se especializar na gestão educacional, ocupando cargos de direção em escolas e faculdades, por exemplo.

Como faço para me tornar um Professor?

São muitas as possibilidades de formação para Professores. No Brasil, temos pelos menos 4 caminhos.

1 – Cursos Superiores de Licenciatura

ATUA NO ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO MÉDIO, INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR (APENAS PÓS-GRADUADOS)

Habilitam o profissional a atuar na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio. É o tipo de formação mais comum, disponível em praticamente todas as universidades brasileiras. Os mais procurados são Letras, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia.

2 – Curso Superior de Pedagogia

ATUA NO ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO MÉDIO, INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR (APENAS PÓS-GRADUADOS)

Forma Professores para atuar na Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. Também habilita o profissional a atuar na gestão do sistema escolar.

3 – Normal Superior

ATUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E PRIMEIROS ANOS DO ENSINO MÉDIO

É uma Graduação Superior similar à Pedagogia, também na modalidade Licenciatura. Forma Professores para atuar na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

4 – Magistério

APENAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

É um curso de nível médio que forma Professores para atuar na Educação Infantil. Até pouco tempo atrás, os profissionais com Magistério podiam lecionar até o 4º ano da Educação Fundamental. Um projeto de lei alterou essa permissão e agora é necessário buscar formação superior para continuar ensinando a essas séries.

O que é preciso para ser Professor Universitário?

Para ser Professor do Ensino Superior é necessário investir mais tempo em formação.

Até pouco tempo atrás, bastava ter concluído um curso de Graduação. Essa realidade mudou e hoje é preciso ter, no mínimo, uma Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) para atuar em faculdades privadas e, no mínimo, uma Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado ou Doutorado) para ser Professor em universidades públicas federais.

Onde estudar para se tornar Professor?

Os cursos de Licenciatura são fáceis de encontrar na grande maioria das universidades brasileiras. Antes de investir em qualquer formação, é importante verificar dois itens básicos:

1 – Se a universidade é reconhecida pelo Ministério da Educação, o que garantirá a validade do seu Diploma.

2 – Se o conceito do curso escolhido junto ao MEC é elevado, o que garantirá que você está ingressando em um curso de qualidade.

Na UNISUAM você encontra tudo isso! Com mais de 50 anos de tradição e excelência no Ensino, a Instituição continua firme no propósito de formar bem quem forma a nação.

Você conhece a Escola de Licenciaturas da UNISUAM?

A Escola de Licenciaturas da UNISUAM vem reforçar o papel transformador do Professor na construção de uma sociedade mais ética e cidadã por meio do compromisso de formar educadores comprometidos com um ensino inovador e alinhado com as novas metodologias de Ensino.

A Escola traz a proposta de coordenar os processos de formação dos profissionais da educação, em sua dimensão profissional, cultural e ética, oferecendo formação em diversas áreas do conhecimento, como História, Geografia, Letras, Pedagogia, Física, Química, Biologia e Matemática.

Independente da habilitação, o objetivo da Escola de Licenciaturas é contribuir para a melhoria da Educação Básica, atendendo à demanda social, para atuar na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, bem como no profissionalizante de Ensino Médio.

Com a Escola de Licenciaturas da UNISUAM, você iniciará a sua jornada focado no leque de alternativas que o Ensino, em diversos graus, vai lhe oferecer.

E mais: nunca foi tão importante pensar em Educação Continuada

Afinal, terminada a sua Graduação, é natural que você procure cursos de Pós-Graduação, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, que vão permitir que a sua carreira como Educador, cada vez mais, se amplie em um mercado de trabalho de braços abertos para remunerar muito bem os profissionais que buscam se especializar.

Segundo uma pesquisa da Productive, com um Mestrado você ganha cerca de 48% a mais do que os que fazem Pós-Graduação Lato Sensu ou MBA e, acredite, mais do que o dobro entre os profissionais que têm apenas Ensino Superior.

Aqui na UNISUAM você encontra a trilha de conhecimento e formação continuada ideal para você! Formamos Mestres, Doutores e Pós-Doutores altamente qualificados e capacitados para absorver os avanços tecnológicos e metodológicos da Educação do Futuro.

Escolher um dos nossos cursos é o ponto de partida para a sua brilhante trajetória. Junte-se a nós e impulsione o seu sonho!

Pós UNISUAM
Mestrados UNISUAM
Desenvolvimento Local / Ciências da Reabilitação / Gestão e Estratégia Empresarial
Doutorados UNISUAM
Ciências da Reabilitação / Desenvolvimento Local
Pós-Doutorado em Ciências da Reabilitação UNISUAM
Estude com a gente e esteja pronto para o mercado!


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar