Brasil,

PESQUISA: famílias entendem que as aulas voltam até setembro, mas exigem normas sanitárias

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernando Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Crédito Divulgação Crédito Divulgação

90% dos pais e responsáveis entendem que deve ser uma prioridade a escola dispor dos protocolos e 60% se preparam para aulas presenciais em 2020

Desde que a pandemia causada pelo novo coronavírus confinou estudantes com seus pais e responsáveis dentro de casa na hora da aula e do trabalho, uma série de discussões tomou conta do universo educacional. Não apenas os desdobramentos de eficácia aprendizagem remota, mas temas emocionais, adaptação de professores e alunos, entre outra série de situações, que envolvem todas as instituições de ensino.

A pedido do União pelas Escolas Particulares de Pequeno e Médio Porte, uma pesquisa traz um panorama sobre como está o entendimento das famílias dos alunos diante do aprendizado remoto e como os pais e responsáveis veem a retomada das aulas presenciais. A pesquisa foi feita pela Explora – Pesquisas, Métricas e Inferências Educacionais, entre os dias 22 e 29 de junho, com a participação de 14.307 responsáveis por estudantes em 407 instituições de todas as regiões do país, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Perguntados sobre quando eles acham que as aulas presenciais vão voltar, 59,6% acreditam que até setembro deverá haver a retomada, e outros 40,4% opinam que isto deve ocorrer somente em 2021. Para que as escolas voltem com o presencial, a maior prioridade de importância dos pais está relacionada aos ajustes dos protocolos sanitários.

Mais de 90% consideram ser uma prioridade média ou alta os ajustes às normas sanitárias, como distanciamento, higienização e uso de máscaras. As diretrizes estabelecidas pelos governos também são consideradas como prioridade, para quase 70% dos entrevistados.

Outro dado apontado na pesquisa revela uma divisão na opinião entre os pais que não querem a retomada das aulas (51,9%) e os que ou consideram (21,8%) ou querem efetivamente o retorno das aulas presenciais (26,3%). “Junto às determinações governamentais, a prioridade das famílias está bem clara: os pais e responsáveis precisam ter bem definidas as normas sanitárias para o convívio durante as aulas presenciais”, diz Tadeu da Ponte, um dos coordenadores da pesquisa. “Quanto melhor as instituições de ensino se prepararem e se comunicarem com as famílias, mais claro esses pais e responsáveis terão formada a opinião da retomada”, completa.

Satisfação na pandemia

Um dos dados destacados foi a aprovação dada pelos pais ao ensino não presencial. Em escala de 0 a 10, a nota atribuída à solução remota foi acima da nota 7, mesmo para Educação Infantil, onde existe uma dificuldade maior em realizar esse tipo de aula. Perguntados sobre o desejo de manutenção dessa solução, a maioria, 44,2%, entende ser o melhor formato a mescla do presencial com o remoto; 31,1% gostariam da exclusividade remota, enquanto que 24,7% disseram que deveriam suspendê-la totalmente pelo presencial.

“Os pais se mostram satisfeitos com o antídoto utilizado nesse momento e estão dispostos a permanecer no formato atual sem grandes angústias, por maiores que sejam as dificuldades existentes”, diz Christian Coelho, também coordenador do estudo. Porém, o especialista educacional alerta que hoje há um cenário de grande autopreservação, com o vírus circulando amplamente nas ruas. Para ele, imediatamente à chegada de uma vacina ou um tratamento total e cientificamente eficaz, a opinião não deverá se manter nos mesmos níveis. “Escola é convívio, é troca, e os pais sabem disso: é espaço de prática não apenas pedagógica, mas também social”, finaliza.

Sobre o União pelas Escolas Particulares (http://uniaopelasescolas.com.br) – O grupo União pelas Escolas Particulares de Pequeno e Médio Porte reúne hoje mais de 3 mil instituições, além de mais de 40 prestadores de serviços que trabalham para esse perfil de escolas. O grupo procura engajar, unir e organizar esforços, além de formular propostas que visem a assegurar do direito da livre iniciativa e da sobrevivência das escolas de pequeno e médio porte, repercutindo esse esforço na educação brasileira.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar