Brasil,

Conheça a plataforma que pode auxiliar os professores a se adaptarem à revolução digital

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anna Beatriz Gregório
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Desenvolvida por Cambridge Assessment English, departamento da Universidade de Cambridge, a The Digital Teacher confere um plano de ação após breve análise das competências chave de cada profissional

A chegada e o avanço da pandemia de Covid-19 ao longo dos últimos meses teve um forte impacto na adesão ao estudo remoto. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), mais de 1,3 bilhão (80%) de estudantes do mundo todo estão afastados das salas de aula físicas por tempo indeterminado. O ambiente digital se tornou o novo espaço de aprendizado da maior parte desses indivíduos.

E a tendência parece ter se transformado no novo normal. O banco inglês Ibis Capital já aponta que o mercado global de Edtechs (como são chamadas as startups voltadas para a educação) deve crescer em torno de 17% até o final de 2020, alcançando um faturamento superior a US$ 252 bilhões. No Brasil as receitas do segmento crescem em média 20% ao ano de acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

Apesar disso, essa aceleração abrupta na transformação digital do setor fez com que nem todos os professores tenham tido o tempo necessário para se preparar e para se adaptar. Novas noções de metodologia, ferramentas e segurança estão em desenvolvimento. E para os professores que precisam de apoio nessa reinvenção a boa notícia é que está disponível de forma gratuita uma plataforma que pode ajudar:

The Digital Teacher

Voltado para o aperfeiçoamento digital dos docentes de qualquer disciplina, o recurso desenvolvido por Cambridge Asessment English, departamento da Universidade de Cambridge voltado para avaliação de proficiência em inglês e preparo de professores, é totalmente gratuito e convida cada profissional a se autoavaliar levando em consideração a familiaridade com as tecnologias que surgem no ambiente da educação.

A partir de um teste remoto rápido a plataforma identifica o nível pessoal de habilidades em algumas competências-chave que abordam desde produtividade, aspectos legais e gerenciamento das informações, passando por metodologia, aperfeiçoamento do idioma e adoção de recursos, até colaboração, curadoria, plano de aula, integração entre canais de ensino e avaliação.

Com esse panorama são indicadas sugestões de caminhos para o desenvolvimento profissional, que envolvem leituras, webinars, MOOCs, e também dicas práticas que podem ser adotadas com facilidade no dia-a-dia, como apps, sites e soluções em nuvem, por exemplo.

No portal há ainda uma seção voltada para o compartilhamento de exercícios e modelos de tarefas que podem ser aplicadas para si mesmos ou para os alunos dentro e fora da sala de aula; reviews elaborados por especialistas sobre diferentes aplicações e um blog para que a comunidade de professores divida histórias sobre as suas jornadas digitais.

Para acessar basta clicar no link: https://thedigitalteacher.com/

E, para quem busca mais, um material sobre 12 dicas para uma aula online inesquecível está disponível no portal do departamento da Universidade de Cambridge e detalha alguns aspectos como a escolha de plataforma online, as necessidades mínimas em termos de tecnologia, cuidados com a segurança online, rotinas e formas de dar instruções entre outros.

SOBRE CAMBRIDGE ASSESSMENT ENGLISH

Cambridge Assessment English é o departamento sem fins lucrativos da Universidade de Cambridge especializado em certificações e avaliação da língua inglesa com um amplo portfólio para diferentes públicos e objetivos. Com mais de 100 anos de tradição e atuando em mais de 130 países, os certificados Cambridge Assessment English são reconhecidos internacionalmente por mais de 25 mil instituições, empresas e órgãos governamentais no mundo todo. O departamento conta com os melhores especialistas na área de avaliação linguística, que se dedicam ao desenvolvimento e ao controle de qualidade dos exames Cambridge English. No mundo todo, mais de 5,5 milhões de pessoas prestam os exames anualmente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar