Projeto Pensando Juntos reúne alunos para estudar para Enem

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Livia Haddad
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Ação realizada pelo Colégio Divino Salvador é aberta a todos estudantes que se preparam para o Exame

Algumas alunas terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Divino Salvador, de Jundiaí (SP), se uniram em prol de um bem comum: se preparar para o Enem de forma conjunta. O grupo se formou com a ideia de compartilhar os conhecimentos e proporcionar aulas e debates com estudantes de todas as escolas, privadas ou públicas, com o objetivo de fortalecer os estudos para o Enem.

O Colégio conta com um Programa de Voluntariado entre alunos e professores, o Humanitas, e quando foi lançada a proposta, algumas meninas assumiram de imediato, contribuindo na organização do Projeto Pensando Juntos. "As alunas que se engajaram no projeto contribuem na organização dos grupos de estudos, sugerindo temas pertinentes ao ENEM e auxiliando os alunos inscritos na temática proposta", esclarece o coordenador do Núcleo de Formação Humana e Apostolado do Colégio Divino Salvador, José Augusto Neto.

Neto reforça que o Projeto Pensando Juntos surgiu justamente a partir de um olhar para as angústias e anseios de alunos. "Já temos inscritos mais de 100 jovens de escolas variadas, que estão finalizando o Ensino Médio, em busca de uma carreira acadêmica, e vivendo momentos de mais incertezas por conta da pandemia. Nem todos têm acesso a condições de estudo e preparação adequados. Que meios podemos disponibilizar para ajudá-los? Nossas estruturas, a direção e corpo docente capacitado e alunos com um olhar humanizado para o próximo", completa.

Neste sentido, os professores do Divino Salvador estão disponibilizando aulas gravadas ou ao vivo (lives), conhecidas como 'aulões', direcionadas à preparação para o ENEM. Já a função dos alunos do colégio é de orientar grupos de estudos. "Em sua maioria são ações complementares, mas todos seguem uma relação de temas elencados em consonância com o ENEM. Os cronogramas são disponibilizados semanalmente e organizados mediante a avaliação de cada passo dado", explica.

Para participar, o interessado deve enviar o nome completo e número de WhatsApp para o e-mail .

Alunos envolvidos

Para os alunos que fazem parte do Projeto, a oportunidade é um respiro no meio de tantas incertezas. O estudante Naélcio Francisco da Silva Júnior, 17 anos, da escola Doutor Antenor Soares Gandra, ficou sabendo do projeto pela irmã e ficou animado com a oportunidade. "É uma escola bastante respeitada e acredito que vai ser bom, por toda a competência da escola e do ensino que é ótimo! Espero que eu consiga aprender pelo menos um pouco do que é passado na escola para os alunos", revela.

Para Camily de Oliveira Vieira, 17 anos, aluna do Cursinho Para Todos, o Pensando Juntos é uma ótima iniciativa do Colégio Divino Salvador para ajudar os estudantes. "Os professores estão dispostos a nos ajudar e nos preparar para o futuro. Então espero que com a ajuda dos professores e alunos voluntários do projeto, eu consiga concluir meus objetivos de estudos e ter um bom preparo para entrar na faculdade."

A aluna do Colégio Divino Salvador, Stella Graff, 16 anos, acredita que a ação vai ressaltar sentimentos mais puros. "Conhecendo pessoas novas, trabalharemos a amizade. Ensinando e aprendendo um com o outro, viveremos a empatia. Só a possibilidade de presenciarmos isso, traz a felicidade. Juntos conseguiremos construir degraus consistentes de uma escada que nos levará a cada objetivo individual, dando esperança. Além das risadas por estarmos entre pessoas do bem, só trará diversão".

Sobre o Colégio Divino Salvador

Há mais de 65 anos o Colégio Divino Salvador ensina crianças e jovens da educação infantil ao ensino médio, sustentado pelos valores cristãos e pelo carisma salvatoriano.

Com uma proposta pedagógica que visa formar pessoas conscientes de seus direitos e deveres pessoais, políticos e culturais, compromissadas eticamente com o bem comum e com a sustentabilidade do meio ambiente, que saibam intervir na sociedade para torná-la melhor e que respeitem as diversidades humanas e culturais.