Brasil,

Instituto Pólis reformula Escola da Cidadania e lança novos cursos sobre direito à cidade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Stern
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Curso Raça e Cidade, que terá início em agosto, está com inscrições abertas

O Instituto Pólis, organização da sociedade civil com atuação de mais de 30 anos em direito à cidade, retomou as atividades da Escola da Cidadania. Atuante desde 2000, a escola volta com novo formato e metodologia, com cursos on-line e corpo docente composto por pesquisadores do Instituto e especialistas convidados.

A instituição reintroduz sua grade curricular com três cursos introdutórios às diversas dimensões do direito à cidade. Atualmente com inscrições abertas, a Escola traz curso Raça e Cidade, cujo objetivo é aprofundar e complexificar as narrativas sobre cidades brasileiras, a exemplo de São Paulo, a partir da memória de resistência dos povos negros da cidade até o século XX, abordando a construção de espaços de resistência, memoriais e como o racismo aparece na sociedade brasileira. Os encontros, previstos para agosto, acontecerão às segundas-feiras, das 19h às 21h e os interessados podem se inscrever direto no site https://polis.org.br/escola-da-cidadania/raca-e-cidade/#.

Para discutir a narrativa preta, o Pólis convidou nomes como Pedro Vinicius Alves, pesquisador do coletivo Cartografia Negra; Raíssa Albano de Oliveira, mulher, preta e antropóloga pela PUC-SP; Gabriela Leandro Gaia, professora da Faculdade de Arquitetura da UFBA; Abilio Ferreira, jornalista e escritor, especialista em Cidades, Planejamento Urbano e Participação Popular pela UNIFESP e Carolina Piai Vieira, educadora no PODHE (Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas), integrante do Núcleo de Estudos de Violência da USP, e pesquisadora do coletivo Cartografia Negra.

Volta à ativa

Além de trazer a visão da cidade a partir da perspectiva negra, a Escola da Cidadania retornou com dois cursos que trazem o DNA do Instituto Pólis. O Decifrando o Direito à Moradia, que tem início marcado para dia 23 de julho, recebeu cerca de 400 inscrições para as aulas, que contarão com educadores como Gabriella Matos, arquiteta urbanista fundadora do Projeto Arquitetas Negras; Guilherme Boulos, coordenador do MTST e da Frente Povo Sem Medo e Raquel Rolnik, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, ex-relatora da ONU e ex-secretária nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades (2003-2007).

Pelo Pólis, Danielle Klintowitz, arquiteta urbanista e coordenadora geral do Instituto, e Rodrigo Faria G. Iacovini, coordenador da Escola da Cidadania e coordenador executivo do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), completam o corpo docente.

Já o curso Decifrando o Direito à Cidade, que inaugurou a nova fase da Escola, aconteceu entre junho e início de julho, reunindo mais de 300 alunos de todo o Brasil. Os encontros contaram com nomes como Bianca Tavolari, professora do Insper e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP); Lorena Zarate, coordenadora da Plataforma Global pelo Direito à Cidade e Orlando Alves dos Santos Júnior, professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR – UFRJ) e pesquisador do Observatório das Metrópoles.

Sobre o Instituto Pólis | Organização da sociedade civil (OSC) de atuação nacional, constituída como associação civil sem fins lucrativos, apartidária e pluralista. Desde sua fundação, em 1987, o Pólis tem a cidade como lócus de sua atuação. A defesa do Direito à Cidade está presente em suas pesquisas, trabalhos de assessoria ou de avaliação de políticas públicas, sempre atuando junto à sociedade civil visando o desenvolvimento local na construção de cidades mais justas, sustentáveis e democráticas. São mais de 30 anos de atuação com equipes multidisciplinares de pesquisadores que também participam ativamente do debate público em torno de questões sociais urbanas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar