Projeto de Centro Universitário brasileiro vence Prêmio Internacional apoiado pela ONU

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Lanfranchi Pedrozo
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

ECOGINC, da Facens, já recebeu duas menções honrosas pelo Prêmio AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva) em 2018 e 2019, na categoria Responsabilidade Social

O projeto ECOGINC - Empower to Change the Game (Empoderando para Mudar o Jogo), do Centro Universitário Facens , venceu o International Green Gown Awards 2020 na Categoria de Engajamento Estudantil. A ECOGINC já recebeu duas menções honrosas pelo Prêmio AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva) em 2018 e 2019, na categoria Responsabilidade Social, além de ter sido finalista no próprio International Green Gown Awards em 2019. O prêmio, apoiado pela ONU Meio Ambiente, reconhece iniciativas e projetos de sustentabilidade empreendidas por instituições de ensino superior ao redor do mundo.

O International Green Gown Awards contribui para a centralização do debate universitário e cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A categoria de Engajamento Estudantil reúne projetos que desenvolvem atividades em que alunos e colaboradores trabalham juntos para alcançar metas usando as abordagens "de cima para baixo" e "de baixo para cima", para alcançarem o máximo de entendimento e engajamento em uma instituição.

"Estamos muito felizes e honrados em receber o Prêmio. A ECOGINC é um projeto muito importante para a Facens, em especial para o LIS (Laboratório de Inovação Social) e o FACE (Centro de Empreendedorismo do Centro Universitário). Concorremos com universidades do mundo inteiro, incluindo YALE, e ter este reconhecimento é a comprovação de que estamos no caminho certo e propondo iniciativas engrandecedoras aos nossos alunos", afirma Raquel Barbosa Rogoschewski, coordenadora LIS .

A ECOGINC é uma atividade desenvolvida pelo Laboratório de Inovação Social da Facens, em conjunto o FACE. A iniciativa consiste em uma gincana de três dias de duração, que acontece numa escola pública em situação de vulnerabilidade social. Nestes três dias, os alunos da Facens são divididos em equipes junto aos alunos da escola escolhida, que, juntos, devem cumprir as tarefas da gincana, formando uma verdadeira competição entre estas equipes. O objetivo é desenvolver o pensamento sustentável, priorizando a consciência ambiental e a social, trabalhando temas como bullying e empoderamento, seja por parte dos alunos do Centro Universitário, quanto dos alunos da escola.

Durante a gincana, enquanto os alunos da Facens e da escola escolhida realizam suas atividades, os professores e coordenadores desta instituição de ensino participam de treinamentos em que o FACE ensina ferramentas de design thinking, para que no último dia, os docentes possam auxiliar os alunos nas tarefas. A ideia é que, após a ECOGINC, os conceitos aprendidos pela equipe escolar possam servir de inspiração e material para formulação e conteúdo de aulas.

"Tive a oportunidade de acompanhar todas edições da ECOGINC. Se pudesse resumir a experiência em uma palavra, seria inesquecível. Quando eu escolhi fazer parte do time da ECOGINC, não sabia da dimensão que esse projeto ganharia na área social, e sinto orgulho em fazer parte de um time que levou a reeducação sobre a reciclagem, e a esperança de que todos podem transformar completamente o futuro do planeta por meio de atitudes simples. Acreditar em um mundo melhor deve ser um sonho de todos, independente da classe social. Participar da jornada daqueles jovens foi ter a certeza de que com o investimento certo, qualquer situação pode ser realmente mudada", explica Bianca Macedo Corrêa, aluna do 4º ano de Engenharia de Produção da Facens.

Sobre a Facens

Centro Universitário nota máxima (5) do MEC, sendo uma das melhores instituições de ensino superior no Brasil. Tem foco na formação de profissionais cidadãos e 90% de empregabilidade nos últimos anos, oferece 14 cursos de graduação, sendo nove de Engenharia (Mecânica, Computação, Química, Elétrica, Mecatrônica, Civil, Alimentos, Produção e Agronômica), três de Tecnologia (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais, Banco de Dados e Gestão de TI) e um de Arquitetura e Urbanismo, além de opções de cursos de Pós-Graduação, MBAs e Especializações. Referência também em inovação, a Facens conta com mais de 50 laboratórios especializados, mais de 10 centros de inovação e diversas parcerias com empresas renomadas no Brasil e no exterior.