Brasil,

Aulas E Apoio Virtual Também No Terceiro Setor

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Iaçanã Woyames
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Pesquisa feita com adolescentes mostra que eles estão emocionalmente preocupados e tristes com o atual momento.

Em meio ao novo cenário impactado pela pandemia do COVID, cerca de 600 adolescentes de Betim e região que participam do projeto Adolescente Aprendiz do Ramacrisna tiveram que trocar as aulas presenciais pelas online. Desta forma, as atividades foram adaptadas e reestruturadas para que os adolescentes continuem a ter aulas e cumprir o calendário. Uma pesquisa foi feita com eles demonstrou que 43% dos jovens se dizem emocionalmente preocupados com o isolamento social e 18% tristes.

‘’Diante desse cenário o Instituto Ramacrisna tem atuado com contato diário com os aprendizes. Estamos com uma equipe pedagógica conectada a eles durante os cinco dias da semana. Em junho implantamos um encontro semanal com aulas teletransmitidas onde os aprendizes tem a oportunidade de interagir com nossa equipe e entre eles. Esse processo os reconecta e ajuda a minimizar a ansiedade’’, conta Natália Paro, coordenadora pedagógica.

A aluna Helen Cristina, de 19 anos, conta que no início a aula online foi um desafio. ‘’Pois era um momento de adaptação e organização do dia para conseguir acompanhar a nova rotina a ser seguida. É uma experiência nova que exige mais concentração, exige um pouco mais de nós. Eu tenho gostado muito, apesar de sentir falta do contato presencial com os professores e colegas de trabalho e sala de aula, mas tem sido uma experiência inovadora’’.

A coordenadora conta ainda que eles tiveram que realizar primeiramente uma grande pesquisa para entender o contexto de cada aluno e assim escolher as melhores plataformas e soluções. "A gente teve que reestruturar e fazer adaptações pensando na acessibilidade deles e como estas atividades teóricas chegariam. Fizemos um levantamento de dados de como estes alunos tinham acesso a computadores e internet. A partir daí decidimos as melhores ferramentas, plataformas já que eles não tinham o hábito de procurar este conteúdo de forma remota’’, explica Natália. A coordenadora conta que dentro dos grupos há perfis de alunos, por exemplo, que não tinham acesso à internet frequente e, então, eles tiveram que achar soluções com responsáveis por exemplo. "Estes alunos tem prazos diferentes dos outros".

Atualmente as aulas estão sendo ministradas e gerenciadas em plataforma de ensino remoto e evoluiu desde o início. "Ajustamos o ensino EAD a essa nova modalidade, que proporciona maior interatividade, acompanhamento de conteúdo, feedback das instrutoras para com seus alunos com devolutivas e encontros semanais com vídeo aulas, iniciando e finalizando temas de conteúdo programado e atividades relacionadas a estes temas’’, explica. Segundo ela, estas ações visam evitar prejuízo ao currículo e ao calendário pedagógico que vem sendo cumprido. Entendemos que o ambiente digital ocasiona além da comodidade, a convivência e segurança de maneira moderna e atual. A nossa equipe pedagógica não parou, os conteúdos são planejados diariamente para que cheguem aos Aprendizes de forma simples e clara para que eles tenham a melhor experiência. Trabalhamos diariamente com uma equipe focada na melhoria contínua do processo, visando um ensino de excelência’’, reforça.

Outras atividades

Além do projeto Jovem Aprendiz há outras ações que os alunos estão sendo incentivados a participar de forma online e gratuita como o Projeto ENEM Live - Junior Achievement, voltado para os Aprendizes e também para os alunos dos cursos profissionalizantes. A Junior Achievement, uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, está realizando o Projeto ENEM Live, que tem como principal objetivo fornecer apoio pedagógico a estudantes que vão prestar o exame do ENEM. Semanalmente estão sendo realizadas lives interdisciplinares de professores voluntários abordando temas relacionados ao ENEM e que apoie os estudantes na formulação de seus planos de estudos. Além das lives, os estudantes podem ter acesso a um acompanhamento individualizado com correção e feedback de redação, jogos educacionais e treinamento cognitivo.

Ainda em parceria com a Junior Achievement e apoio da Microsoft está oferecendo gratuitamente o programa Meu Primeiro Site.Neste programa os alunos vão conhecer conceitos, ferramentas e desenvolver habilidades necessárias para elaborar o seu primeiro site em apenas três semanas. Não precisa ter experiência ou conhecimento em programação e tecnologia. Além de receber um certificado ao final do curso, os dois alunos que tiverem o melhor site receberão uma bolsa de estudos de até R﹩2.000,00 para prosseguirem com a formação na área de tecnologia.Há ainda um treinamento gratuito, voltado para os alunos do curso de Eletricista de Instalações do Ramacrista promovido pela Univercemig da Cemig.Trata-se de um treinamento à distância sobre o uso seguro da energia composto por textos, vídeos e atividades assíncronas com duração de 40h/aula.

Outra ação será a participação dos alunos do curso de Soldagem na 1ª Feira online de Solda e Corte, que acontecerá entre os dias 7 a 11 de Julho de 2020 Entre os temas abordados na feira, estão: Solda a Laser, Solda Mig/Mag/Duplo Pulso Tig/Eletrodo/Fcaw, Corte a Laser, Corte a Água, entre outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar