Brasil,

Conheça o Estudo Escolas e a Pandemia

Como os pais avaliam as escolas nesse momento?

A Oficina da Estratégia conduziu um estudo com 145 pais de escolas particulares no estado do São Paulo. A amostra contou com pais de 65 colégios e 75% com filhos no ensino fundamental.

O estudo mostra que 53% dos pais citam que os filhos precisam se dedicar diariamente 4 horas ou mais para execução de tarefas escolares. Considerando o ensino infantil, 24% das crianças precisam dedicar mais de 5 horas com as atividades. Esse é um dado que mostra o desafio para concilar a agenda de home office dos pais com o apoio nas atividades com os filhos.

A pesquisa também avaliou a satisfação dos pais com as escolas considerando as seguintes dimensões:

Capacitação de professores no formato online.
Grau de confiança dos pais com os direcionamentos da escola
Recursos utilizados pela escola
Orientação e comunicação com os alunos e os pais no formato online.
Planejamento da escola para o período de quarentena.
Adaptação dos filhos no formato online.

Considerando o índice geral de satisfação, apenas 16% dos pais estão com elevado nível de satisfação. Pais do infantil e do fundamental 1 registram maior insatisfação com a prática das novas diretrizes para o ensino a distância. Apenas 8% dos pais do ensino infantil estão satisfeitos. Analisando os comentários, pode-se perceber que existe uma pressão maior por politica de desconto e menor valor percebido com a educação na fase do ensino infantil. Além disso, existe maior dificuldade de adaptação dos filhos ao formato online nos níveis infantil e fundamental 1. Sabe-se que nessa fase o que predomina são as atividades mais lúdicas e as crianças demandam maior interação pessoal e contato físico.

Um ponto de atenção para as escolas está relacionado ao formato de comunicação adotado. Apesar das escolas utilizarem o e-mail como uma das formas predominantes de comunicação, os pais preferem meios mais rápidos e também uma unificação das mensagens que chegam de diversas formas. Ainda podemos destacar que 67% dos pais do fundamental 1 estão insatisfeitos com a comunicação realizada pela escola.

Por outro lado, os pais reconhecem pontos positivos adotados pelas escolas, são eles:

Iniciativa e agilidade na busca de soluções.
Empenho, dedicação e pró-atividade dos professores.
Manter o contato/vínculo dos alunos com o professor.
Plantão de dúvidas para alunos e pais.
Priorizar a saúde.

A experiência do formato online fez com que os pais indicassem algumas ações de melhoria:

Redimensionar a quantidade de lição de casa e atividades off-line.
Melhorar a organização e o planejamento das aulas pensando na continuidade da quarentena.
Reavaliar o tamanho das turmas online: mais videos aulas e interação em grupos menores.
Estimular a interação social entre os alunos.
Alinhar conteúdo e comunicação nas diferentes plataformas.
Repensar os formatos de avaliação individual.
Ampliar os formatos e frequência de contato com as famílias.

Agora, as escolas vivem um novo momento: a retomada das aulas no formato presencial. Essa fase também tem gerado dúvidas e insegurança para os pais. A Oficina da Estratégia continua investigando o tema para apoiar as escolas e os pais a conduzirem esse período de forma mais estruturada com base no diálogo e informações de qualidade.

Quer receber os dados completos desse estudo? Clique aqui e enviaremos!

Sobre a Oficina da Estratégia

Fazemos pesquisa com olhar analítico e estratégico da consultoria.

Fazemos consultoria com olhar curioso e neutro da pesquisa.

Com mais de 12 anos no mercado a Oficina da Estratégia é uma consultoria especializada em pesquisa e planejamento, que oferece aos seus clientes uma experiência única na construção de informações relevantes para a gestão do seu negócio.

A sólida experiência profissional nas áreas de marketing e negócios aliada aos conceitos e teorias do comportamento humano permitiram à Oficina desenvolver produtos e soluções customizadas, com uso de metodologias e técnicas consagradas e resultados consistentes para os nossos clientes.

Junto ao segmento da Educação, a Oficina da Estratégia tem apoiado as instituições de ensino no processo de mapeamento do ciclo de vida do aluno com a escola, identificando oportunidades para fortalecer a relação ESCOLA – FAMÍLIA – ALUNOS, contribuindo no processo de planejamento e gestão dos colégios.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS