Brasil,

ProFuturo e Wayra buscam projetos inovadores para enfrentar os desafios tecnológicos e educacionais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marina Ogawa
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

• Os candidatos devem propor respostas aos desafios derivados dos problemas de conectividade e acesso à energia, qualificação de professores e falta de recursos nas escolas.

• A convocatória ficará aberta até 30 de setembro. Serão avaliados aspectos como o impacto social e educacional do projeto, o grau de inovação, a capacidade de ser autossustentável e a escalabilidade.

• Os projetos finalistas receberão, durante seis meses, aceleração e mentoria para seu desenvolvimento.

O ProFuturo, programa de educação digital promovido pela Fundação Telefónica e pela Fundação "la Caixa", juntamente com a Wayra, hub de inovação aberta da Telefónica e uma iniciativa da Vivo no Brasil, divulgam uma convocatória internacional, para identificar projetos inovadores, que ajudem a enfrentar os desafios tecnológicos e educacionais em ambientes vulneráveis.

O ProFuturo, cujo objetivo é a redução da desigualdade educacional no mundo, levando educação digital de qualidade a crianças de 38 países da América Latina, Caribe, África e Ásia, executa seu programa em ambientes onde, às vezes, as escolas não têm energia nem conectividade à Internet. A estas limitações de infraestrutura, se juntam a falta de recursos tecnológicos (router, computadores, tablets) e de conteúdo educacional de qualidade, além da falta de professores com as competências digitais necessárias, para introduzir a tecnologia na sala de aula.

Os empreendedores e as startups que se apresentarem a esta convocatória devem propor respostas a estes e a outros desafios. Os projetos devem propor soluções de conectividade e acesso à energia, que proporcionem às escolas de equipamento tecnológico e recursos educacionais digitais de qualidade, ou que utilizem a Inteligência Artificial na educação, para personalizar o ensino e melhorar os resultados da aprendizagem por meio de ferramentas de .

Os projetos podem se apresentados até 30 de setembro. Serão selecionados dez projetos, por meio de um processo de avaliação, cujos responsáveis terão que defender sua iniciativa, de forma presencial, diante de um comitê de seleção. Serão avaliados aspectos como o impacto social e educacional do projeto, o grau de inovação, a capacidade de ser autossustentável, a escalabilidade, a experiência e capacidades da equipe proponente, e o potencial do projeto para melhorar a proposta de educação do ProFuturo.

Serão selecionadas até três startups, que terão disponível um espaço de trabalho em um dos hubs ou espaços de inovação da Wayra e receberão, durante seis meses, aceleração e mentoria do ProFuturo, para desenvolver seu projeto. Posteriormente, se estudará um plano de colaboração focado na sua sustentabilidade e se avaliará a possibilidade de realizar um projeto piloto em alguma das escolas onde o ProFuturo está estabelecido.

Um teste no México, Quênia e Brasil

Esta é a segunda vez que ProFuturo e Wayra fazem esta convocatória. No ano passado, foram enviadas 65 solicitações de 13 países. Das três startups ganhadoras, duas delas já tiveram seus projetos piloto implantados em escolas que fazem parte do programa da Fundação Telefónica e Fundação "la Caixa".

A startup espanhola Cerebriti, que introduz a ludificação na sala de aula e permite que professores e alunos criem e compartilhem seus próprios jogos, fomentando a criatividade e o trabalho em equipe, testou seu projeto em cinco escolas do México, com alunos de 4º a 6º do ensino fundamental. A britânica Eedi, implantou seu projeto piloto em cinco escolas do Quênia: uma solução de avaliação, que permite medir, por meio de questionários digitais, o nível dos alunos e detectar déficits cognitivos e conceitos que podem ser confusos.

Já a iniciativa da startup portuguesa Ubbu, uma plataforma que permite que professores e alunos dêem seus primeiros passos no pensamento computacional, na alfabetização digital e programação, serão implantas em cerca de 14 escolas de Manaus, em cursos do 1º a 6º do ensino fundamental.

Clique neste link para acessar a convocatória:

´Desafios tecnológicos e educacionais em ambientes sociais carenciados ProFuturo´

Sobre o ProFuturo

O ProFuturo é um programa de educação digital promovido pela Fundação Telefônica e pela Fundação "la Caixa" para reduzir a desigualdade educacional no mundo, proporcionando educação digital de qualidade a crianças em ambientes sociais carenciados na América Latina, Caribe, África e Ásia. Seu objetivo é oferecer a melhor educação a 25 milhões de crianças em ambientes sociais carenciados em 2030.

A proposta de educação do ProFuturo inclui o desenvolvimento profissional dos professores por meio da formação, recursos digitais e novas metodologias de ensino e aprendizagem. Além disso, o programa quer promover a participação de outras empresas e instituições, e pretende criar uma grande rede internacional de professores que ensinam, aprendem e compartilham conhecimentos para conseguir, todos juntos, uma melhor educação no mundo.

Desde sua criação, em 2016, o ProFuturo já chegou a 38 países, beneficiando a 11,5 milhões de crianças e formando mais de 450.000 professores.

Consulte mais informações no site.

Sobre a Wayra

A Wayra, hub de inovação aberta da Vivo no Brasil e da Telefônica no mundo, busca, investe e escala startups. O objetivo é conectar inovadores tecnológicos (empreendedores ou startups) com a Telefônica, investidores e parceiros para gerar oportunidades de negócios e inovação em conjunto.

Criada em 2011, a Wayra opera em 10 países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Alemanha, México, Peru, Espanha, Reino Unido e Venezuela) e já investiu mais de 45 milhões de euros. Atualmente, 500 startups fazem parte do portfólio de inovação aberta global da Telefónica e mais de 20% fazem negócios com a companhia. Entre as áreas mais buscadas no país estão empresas de inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), data analytics avançada, cibersegurança e fintechs.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar