Brasil,

MEC viabilizou quase 170 mil vagas de Formação Profissional a distância

Balanço do primeiro semestre aponta crescimento de 514,4% no número de cursos com essas características, em relação ao total fomentado em 2019

No primeiro semestre do ano, foram criadas 169,7 mil novas vagas de formação profissional em cursos a distância, fomentados pelo Programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação (MEC). O número é 514,4% superior ao total de vagas com a mesma característica, criadas durante todo o ano de 2019, e resulta de um esforço de priorizar oportunidades de capacitação gratuitas e totalmente a distância.

Segundo o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Ariosto Culau, o objetivo da iniciativa é formar profissionais, ainda durante o período de restrição de mobilidade decorrente da pandemia e, dessa forma, contribuir na retomada da economia, posterior a esta fase. Para isso, a maioria dos cursos viabilizados já começou e está em execução pelas instituições de ensino parceiras, que são responsáveis pela oferta dos cursos.

Do total de vagas, 142,1 mil resultam de parcerias com institutos federais e outras instituições de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Nesse segmento, foram investidos R$ 54,6 milhões.

Houve ainda a criação de vagas a partir de acordos com instituições públicas estaduais e municipais. Para isso, foram utilizados recursos de exercícios anteriores. A partir do Programa Novos Caminhos, foi possível destiná-los para a oferta das novas vagas. No total, já foram disponibilizados cerca de R$ 20 milhões, que viabilizaram 27,5 mil vagas.

Mais oportunidades

A oferta de vagas de educação a distância para qualificação profissional teve grande adesão e, por isso, deve prosseguir durante o segundo semestre. “As instituições parceiras relataram que houve muita procura pela população e, em vários casos, o número de inscritos superou, e muito, o número de vagas disponíveis”, explicou o secretário. O MEC está firmando novos acordos com instituições da Rede Federal para oferecer mais vagas e atender mais interessados.

A expectativa é de que as instituições abram novos processos de seleção entre os dias 15 e 27 de julho, para início das aulas em agosto. A relação de novos cursos e vagas abertas serão divulgadas no portal do Programa Novos Caminhos.

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS