Brasil,

Curso de Inspeção Predial é destaque na plataforma de EAD do Ibape-SP

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giulia Marini
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Conteúdo aborda como aplicar a ABNT NBR 16747 nos trabalhos técnicos e os conceitos, metodologia e passo a passo da inspeção predial

Em maio desse ano a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a norma NBR 16747 – Inspeção predial – Diretrizes, conceitos, terminologia e procedimento, que uniformiza a avaliação sistêmica da inspeção predial com metodologia aplicada em edificações de qualquer tipologia, pública ou privada.

O envelhecimento natural ou precoce dos sistemas e subsistemas construtivos da edificação são objetos de análise e avaliação na Inspeção Predial através dessa metodologia específica, agora descrita na norma, para auxiliar a gestão do patrimônio na sua fase de uso.

A inspeção predial consagra-se como processo de “check up” predial periódico, que produz resultado técnico sobre a necessidade, ou não, de aprimoramentos nos programas de Manutenção implantados com recomendações técnicas para eventuais ajustes de procedimentos, correções de planejamentos, implantação de atividades não executadas e, ainda, para a tomada de decisão de investimentos patrimoniais necessários a reposição de sistemas construtivos com vida útil suplantada, obsolescência, instruindo e recomendado atividades de reforma.

Com o objetivo de atualizar engenheiros e arquitetos, o Ibape/SP lança o curso “Inspeção Predial - Aplicação da ABNT NBR 16747”, que acontecerá on-line entre os dias 27 a 30 de julho, direto da nova plataforma de EAD Ibape-SP Conecta.

Ministrado pela Engª Civil Flávia Zoéga Andreatta Pujadas, o curso apresenta os conceitos e a prática da Inspeção Predial nos termos da norma ABNT NBR 16747: Inspeção Predial, publicada em maio/2020, o “estado da arte” dessa atividade técnica multidisciplinar e o detalhamento de aspectos práticos da metodologia em conformidade com a referida norma ABNT, além de tópicos essenciais para a emissão do laudo de Inspeção Predial.

“A Inspeção Predial ganhou norma da ABNT detalhando seus conceitos e uniformizando a metodologia. O curso traz a atualização obrigatória aos profissionais da área de engenharia e arquitetura que trabalham com o tema e com gestão de ativos imobiliários, administrações prediais e manutenção de edificações,” ressalta Flávia.

A plataforma Ibape-SP Conecta, inclusive, segue uma dinâmica de atualização com cursos e abordagens que já são tratadas na modalidade presencial, como “Avaliação de máquinas e equipamentos”, “Avaliação de glebas urbanizáveis”, “Desapropriações e servidões”, “Estatística inferencial aplicada a avaliações de imóveis”, “Patologias em estrutura”, entre outros.

“Estamos em um cenário desafiador e, por isso, decidimos lançar a plataforma de cursos EAD do Ibape - São Paulo, para que, mesmo à distância, possamos trazer conhecimento qualificado aos profissionais avaliadores e peritos de engenharia,” destaca o Eng. Civil Paulo Palmieri Magri, Diretor Cultural do Ibape/SP.

As inscrições podem ser feitas até a data do curso, de acordo com a disponibilidade de vagas. Mais informações em http://www.ibape-sp.org.br/ead.php.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar