Brasil,

Japan House São Paulo: Conversas online com o Núcleo Educativo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana de Salvo
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Toda terça-feira, às 16h, acontece a "Conversas com o Educativo", quadro que faz parte da programação do projeto #JHSPONLINE, nas redes sociais da instituição cultural, compartilhando conteúdo diário sobre o Japão contemporâneo

A Japan House São Paulo vem promovendo em suas redes sociais o projeto #JHSPONLINE, com o intuito de proporcionar e compartilhar com o público conteúdo relacionados à cultura e filosofias do Japão contemporâneo. Entre os destaques da programação está o quadro “Conversas com o Educativo”, realizado toda terça-feira, às 16h, com objetivo de trocar conhecimento e realizar um diálogo sobre diversos temas e assuntos relacionados ao universo nipônico, proporcionando a todos os participantes uma experiência cultural junto aos integrantes da equipe do educativo do centro cultural, sem que precisem sair de casa e respeitando o distanciamento social.

Para o mês de julho, o educativo preparou temas que abordam a arte do Mangá, a filosofia Mottainai, o significado de Kisetsukan (季節感) e a artesania japonesa. A participação nos eventos é gratuita, livre, não sendo necessário ter visitado a Japan House São Paulo anteriormente, pois o objetivo é integrar pessoas de diferentes localidades por meio dessas conversas.

Na primeira terça-feira de julho (07/07), acontece a conversa em torno de “Isto é Naoki Urasawa: A arte do mangá”, que busca aproximar os participantes do universo dos mangás, discutindo sobre seus modos de produção e a influência dessa linguagem dentro e fora do Japão, tendo como ponto de referência o trabalho de Naoki Urasawa, exposto na Japan House São Paulo em 2019. Na semana seguinte (14/07), a conversa aborda o tema “Mottainai: O não-desperdício e o respeito pelas coisas”, trazendo para o diálogo um pouco da história do elemento Mottainai, que significa "não desperdiçar" e a transformação desse conceito com o passar do tempo, até tornar-se uma palavra símbolo dos movimentos zero waste (zero desperdício) ao redor do mundo.

Para a segunda quinzena do mês, o educativo traz em 21/07 o tema “Kisetsukan: O sentimento das 4 estações” e explica o significado de Kisetsukan (季節感) como “senso (ou sentimento) de estação” e conta um pouco sobre a importância que a sazonalidade exerce sobre a vida do povo japonês, além de abordar sobre os costumes e hábitos ligados às quatro estações do ano. Para finalizar o mês de julho (28/07), um encontro com o tema “A Artesania Japonesa: Entre a cabeça e as mãos”, inspirado pela exposição “Japão 47 Artesãos”, que esteve em cartaz na Japan House São Paulo também em 2019, explora o conceito de a artesania na cultura japonesa, além de discutir a relação entre arte e artesanato, a importância do trabalho manual e o diálogo entre a tradição e a contemporaneidade no artesanato japonês.

Para participar das conversas, basta acessar o link disponibilizado para a atividade (abaixo). Há também a possibilidade de agendamento de conversas exclusivas, em dias e horários diferentes, para escolas, universidades, empresas e outras instituições, mediante disponibilidade. Neste caso, os interessados devem enviar um e-mail para com o nome da instituição/responsável pelo grupo, dia e horário de interesse e quantidade de pessoas.

Conversa com o Educativo
Isto é Naoki Urasawa: A arte do mangá
Data: 07/07
Horário: 16h
Link de acesso: https://bit.ly/ConversasOnline

Mottainai: O não-desperdício e o respeito pelas coisas
Data: 14/07
Horário: 16h
Link de acesso: https://bit.ly/ConversasOnline

Kisetsukan: O sentimento das 4 estações
Data: 21/07
Horário: 16h
Link de acesso: https://bit.ly/ConversasOnline

A Artesania Japonesa: Entre a cabeça e as mãos
Data: 28/07
Horário: 16h
Link de acesso: https://bit.ly/ConversasOnline

Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais:
Site: www.japanhouse.jp/saopaulo
Instagram: @japanhousesp
Twitter: //twitter.com/japanhousesp
Youtube: www.youtube.com/japanhousesaopaulo
Facebook: https://www.facebook.com/JapanHouseSP

JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52

A sede do centro cultural segue com as atividades suspensas, em conformidade com as orientações dadas pelo Governo do Estado de São Paulo visando contribuir para a não disseminação do coronavírus (COVID-19).

Sobre a JAPAN HOUSE São Paulo

A JAPAN HOUSE São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (inauguração total em agosto/2018) e Londres (inaugurada em junho/2018). Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JAPAN HOUSE São Paulo promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia. A instituição já recebeu mais de dois milhões de visitantes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar