Evento online ajuda pais e educadores na retomada das aulas e espera 10 mil participantes

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernando Marchi
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Com a missão de empoderar toda a comunidade escolar para um novo recomeço, o Conecta EX 2020 acontece de 22 a 24 de julho, com nove vezes mais inscrições em relação a 2019. Este é o maior evento online de educação da América Latina

Buscando se adaptar a este novo momento e ampliar o acesso a pessoas de todo o Brasil, o Escolas Exponenciais reformulou o formato e, em 2020, será 100% online. Agora o evento - maior da América Latina em seu segmento - se chama Conecta Escolas Exponenciais Live. Com motes como “Nutrir a educação é nutrir a esperança” e “A educação não pode parar”, esta edição também se diferencia dos anos anteriores por ser mais abrangente. Antes restrita aos diretores das escolas, agora a programação foi pensada para toda a comunidade escolar, de gestores a alunos, passando por professores, coordenadores e pais. O Conecta EX 2020 acontece de 22 a 24 de julho, com nove vezes mais inscrições em relação a 2019.

Para Vahid Sherafat, CEO do Escolas Exponenciais, a nova configuração do evento tem tudo a ver com a complexidade do tempo em que estamos vivendo. “Mostrar como a comunicação e a tecnologia podem ser benéficas para a educação sempre foi o cerne do Escolas Exponenciais, mas a realidade em que estamos vivendo impôs uma maior urgência na forma de lidar com essas inovações. Queremos continuar atuando como catalisadores de transformações, conectando pessoas e conhecimentos, e nosso evento anual é um pilar essencial dentro dessa proposta”, diz.

As palestras do Conecta EX 2020 acontecerão nos períodos da tarde e da noite e serão, em sua maioria, gratuitas (três das cinco trilhas de conteúdo não serão cobradas). As inscrições podem ser feitas neste link: https://escolasexponenciais.com.br/evento/ , Quem adquirir o passe VIP terá o direito a tradução simultânea (algumas palestras VIP serão em inglês), à gravação do conteúdo de todas as palestras abertas (ao vivo e gravações), mais 14 exclusivas (ao vivo e gravações), certificado de conclusão e concessão do acesso aos arquivos dos materiais apresentados nas palestras dos dois dias de evento. Dentro desta mudança no público alvo em relação ao ano passado, o período da tarde terá mais foco nos educadores, enquanto a noite terá um conteúdo mais aberto, para país e também alunos.

Cenário de retorno gradual às aulas

Como será esta volta às aulas é algo que todos se perguntam. Na última quarta-feira (24), o Governo do Estado de São Paulo, através de seu secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, divulgou o plano de retorno às aulas no Estado, previsto a priori para 8 de setembro, momento no qual apenas 35% dos alunos deverão voltar. Material é bem completo e está disponível online. Também nos últimos dias, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) elaborou uma cartilha e a distribuiu nos Estados, com indicações sanitárias e pedagógicas, no intuito de atenuar o impacto da Covid-19 e seu retorno às aulas.

Já outro documento, uma nota oficial divulgada em maio pela ONG “Todos Pela Educação”, elenca alguns dos principais efeitos colaterais provocados por este período de aulas à distância, como por exemplo o impacto psicológico e emocional aos alunos e a institucionalização de políticas de recuperação da aprendizagem, que serão também, não por coincidência, alguns dos principais pilares do Conecta EX 2020.

De qualquer forma, mesmo no momento de retorno às aulas, isso precisará ser feito de forma presencial, utilizando ferramentas de sistemas híbridos, tornando mais importantes ainda o conhecimento de inovações no ensino e da qualidade do relacionamento entre pais, alunos, colaboradores e gestores das escolas. “Com a maioria do material gratuito e a outra parcela cobrando apenas para cobrir os custos, através deste evento queremos auxiliar toda a comunidade a fazer isso de um jeito novo, com união, apoio, compreensão e empatia”, conclui Sherafat.

Programação e Palestrantes

Entre os palestrantes confirmados para a edição de 2020, estão a cineasta inglesa multipremiada May Taherzadeh pelo filme “Uma Escolha” (Mercy’s Blessing), apresentado pela UNICEF e que faz parte do Programa das Nações Unidas (ONU) para a educação de meninas no Malawi, na África. Ela fala a respeito do tema: “O poder da arte de criar espaços para discussão de igualdade de raça e gênero”. Já Viviane Mosé, poetisa, acadêmica e colunista fixa de programas de TV e de rádio, discorre sobre “Reflexões sobre o futuro da escola”.

Também é figura de destaque dentro da programação a velejadora e escritora Marina Klink. Ela mostra como “Navegar em mares desconhecidos com confiança”, algo absolutamente imprescindível para manter a cabeça no lugar em tempos de isolamento e pandemia. Marina já realizou expedições para os sete continentes, entre eles a Antártida, um dos lugares mais inóspitos da Terra, para onde viajou 25 vezes, a primeira delas, em 1994, sozinha no barco. A escritora também enfrentou desafios no Pantanal, Zâmbia, Patagônia, Namíbia, Chile, etc., tudo isso enquanto criava três filhos. Esse último ponto pode ser especialmente interessante para pais de alunos que desejam se informar ou conhecer dicas das melhores práticas para interagir e lidar com as crianças em momentos de adversidade.

Outros nomes já confirmados são o do escritor Edu Lyra, do Gerando Falcões, que fala sobre Educação e Impacto Social; do educador Miguel Thompson, do empreendedor Gustavo Fuga; da empresária Natália Castan, do professor Douglas Giglioti e de Feizi Milani, que falará sobre saúde emocional de alunos e equipe.

A participação de escolas em painéis, trocando experiências, também será destaque no Conecta Escolas Exponenciais Live 2020. O evento terá, ainda, a participação de educadores e pais que vivem no exterior, que vão compartilhar suas próprias experiências no retorno às aulas em seus respectivos países, além de um estudo exclusivo, relatando como gestores, colaboradores, pais e alunos das escolas particulares brasileiras têm lidado com as ferramentas tecnológicas disponíveis.

Evento: Conecta Escolas Exponenciais Live
Data: 22, 23 e 24 de julho
Ingressos:
- Free Pass (gratuito)
- VIP Pass (R$90)
Mais informações: http://www.conectaex.com.br

Sobre o Escolas Exponenciais: O Escolas Exponenciais é uma instituição independente que nasceu com o intuito de ajudar o mercado do ensino privado no Brasil. Através de pesquisas, estudos, análises, insights e eventos presenciais e online nosso objetivo é ser o parceiro ideal para as escolas privadas entenderem e adentrarem na nova economia exponencial.