Estudantes de Santos Que se Preparam Para o Enem, Agora Têm Acesso às Aulas do Laboratório de Redação, um Dos Principais Cursos do Segmento do Brasil, Com Altos Índices de Aprovação

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sylvio Novelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Liderado pelo professor Adriano Chan, com sede na capital paulista, laboratório reformulou a metodologia para aulas virtuais, possibilitando atender estudantes de todo o Brasil

Mesmo com o adiamento da realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e as dúvidas sobre quando ocorrerão os principais vestibulares do país, os estudantes de Santos ganharam uma nova possibilidade para se prepararem melhor em uma das disciplinas que mais tiram o sono dos candidatos: a redação.

Diante da pandemia de Covid-19 (coronavírus), o Laboratório de Redação, criado pelo professor Adriano Chan – nome referencial no Brasil quando o assunto é redação para vestibulares –, reestruturou o seu modelo de aulas. Até então estritamente presencial, atendendo cerca de 400 alunos em sua sede na Avenida Paulista, em São Paulo, o laboratório migrou há cerca de dois meses para as aulas remotas, mediadas por tecnologia, possibilitando atender alunos e alunas de todo o Brasil.

Para se ter uma ideia dos resultados do Laboratório de Redação, que o tornaram referência no segmento, em 16 anos de atuação ele acumula 90% de alunos e alunas com notas acima de 920 pontos na redação do Enem e 3 com notas máximas, além de mais de 90% de alunos aprovados nas mais concorridas universidades públicas e privadas brasileiras.

Somente nos vestibulares 2020, foram 3 alunos com nota máxima na redação da Fuvest; 13 notas máximas na Unicamp (sendo duas escolhidas para a publicação do livro de redações da instituição); 68 estudantes gabaritando a prova de redação da Vunesp e 92% dos alunos aprovados em faculdades consideradas de ponta.

EAD x EAR – No novo modelo adotado pelo Laboratório de Redação – de aulas mediadas por tecnologia, que permitem a interação com professores, tão necessária e importante num curso de redação – os alunos têm à disposição um pacote semanal de atividades. Desta maneira, os estudantes poderão conhecer o método inovador criado por Chan, apoiados na Linguística Cognitiva. “Nosso foco está em auxiliar os alunos a organizar o pensamento criativo, utilizando processos cognitivos para que eles possam articular conhecimento e opiniões sobre o tema, para construção de uma redação original e criativa”, explica Chan.

Antes de implementar o novo modelo de aulas, imposto por conta da pandemia, Adriano Chan elaborou uma série de pesquisas e estudos que nortearam a definição do Ensino por Acesso Remoto (EAR) como ideal. “O EAR permite a interação em tempo real entre os estudantes e os professores durante a transmissão das aulas on-line, diferentemente do EAD (Ensino à Distância), que vale-se de vídeo-aulas pré-gravadas, sem possibilidade de interação real e imediata entre professor e aluno”, explica Chan.

Porém, esta adaptação não foi nada simples, conforme detalha Chan: “Os conteúdos foram redistribuídos para que o aluno tivesse tempo de assimilação e a carga horária do curso aumentou mesmo com a diminuição do valor da mensalidade”. Esse novo modelo possibilita que vestibulandos de todas as regiões do Brasil tenham acesso às aulas de Adriano Chan. “Temos alunos do Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo, por exemplo”, comenta Chan.

Curso On Line - O conteúdo semanal do curso on-line oferecido pelo Laboratório de Redação foi redistribuído em três encontros semanais:

· Aulas com Adriano Chan, com duração de 60 minutos, em que se desenvolvem técnicas de lógica e de gramática pragmática;

· Palestras com pensadores e profissionais de referência em suas áreas de atuação, com duração de 90 minutos, como ferramenta para construção de repertório, uma das bases do método de Linguística Cognitiva. Dentre os convidados que já palestraram para o Laboratório de Redação estão nomes como a historiadora Lilia Schwarcz; a presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da ONU, Flavia Piovesan; o ex-presidente do Conselho Federal de Medicina, Doutor Luis D’ávila, o historiador Leandro Karnal, a escritora italiana Antonella Roscilli, entre outros;

· Correções com corretores que participaram nas principais bancas de vestibulares, com duração de 30 minutos.

Vale destacar que as palestras são abertas ao público em geral, por meio das redes sociais do Laboratório de Redação, porém, a interação com os palestrantes por meio de perguntas e respostas é exclusiva aos alunos inscritos no curso.

O pacote on-line oferecido pelo laboratório conta com correção de redações individualizadas aos fins de semana, com duração de 30 minutos, com professores da equipe de Adriano Chan. São grupos de até quatro alunos e um corretor. Todos visualizam as grades de avaliação oficiais e participam da atribuição de nota. Neste momento, os participantes são encorajados a tirarem suas dúvidas.

Redução de valores – Com a nova plataforma, o Laboratório de Redação baixou o custo da mensalidade de R$ 420,00 (presencial) para R$ 180,00 (on-line). “Prezamos por uma formação humanística e interdisciplinar. Em tempos de Covid-19, segundo os alunos do curso, somos a empresa que mais foi solidária com relação à redução dos valores”, explica Chan. Interessados em conhecer o curso poderão se inscrever para uma semana de aulas gratuitas.

O fundador do Laboratório de Redação completa, ressaltando sobre o sucesso que este novo modelo obteve rapidamente. “O resultado foi uma surpresa: em 70 dias tivemos 150 novas matrículas. Desta maneira, estamos gerando emprego, atendendo os alunos de forma personalizada e oferecendo um curso com muitos diferenciais na formação de repertório. O grau de satisfação de professores e de alunos foi uma grata libação de nossos esforços”.

LABORATÓRIO DE REDAÇÃO CURSO ON-LINE

· Aulas virtuais semanais por Ensino por Acesso Remoto com Adriano Chan;

· Palestras semanais com importantes pensadores brasileiros para construção de repertório;

· Correção de redações individualizadas, com professores do Laboratório de Redação;

· Interessados poderão fazer uma semana de aulas grátis para experimentar o modelo;

· Para mais detalhes sobre o curso: www.adrianochan.com.br