Brasil,

Online e gratuita, biblioteca da Capes cresce em volume de acessos

Crédito: Agência Educa Mais Brasil Crédito: Agência Educa Mais Brasil

Acervo tem sido utilizado para auxiliar estudos sobre o coronavírus

O isolamento social, fator que tem impedido os estudantes de frequentarem as bibliotecas das institui-ções de ensino, tem levado os alunos a buscarem os conteúdos dos acervos online para dar continuidade às suas pesquisas. O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES), por exemplo, registrou quase seis milhões de downloads de textos e publicações na íntegra somente no mês de abril.

O acesso gratuito aos acervos completos tive um aumento de 7,5% quando comparado ao mesmo perí-odo do ano anterior. Em abril do ano passado, foram computados 5,3 milhões de acessos, já este ano, o número chegou a 5,7 milhões.

Os textos têm sido acessados por diversos pesquisadores da pós-graduação, inclusive àqueles que se dedicam aos estudos sobre a Covid-19. Para Benedito Aguiar, presidente da CAPES, o Portal de Periódicos é uma das ferramentas que podem contribuir diretamente no enfrentamento à pandemia, pois ga-rante o acesso ao que às pesquisas mais recentes que estão sendo feitas em todas as regiões do mundo.

Segundo dados divulgados pelo órgão, a Universidade de São Paulo (USP) foi uma das instituições que apresentou grande crescimento de arquivos baixados. Passando de 713 mil, em abril de 2019, para 1,1 milhão este ano, representando um aumento de 54%. Outra instituição de ensino de destaque foi a Uni-versidade Estadual de Campinas (Unicamp). Saindo de 237,1 mil para 267,5 mil.

Por conta da pandemia, o Portal de Periódicos está com acesso gratuito a alguns editores internacionais que abordam temas relacionados à Covid-19. A maior biblioteca virtual do Brasil, oferece mais de 45 mil títulos que podem ser acessados por estudantes de mais de 400 instituições de ensino superior.

*Com Informações da CAPES

Fonte: Agência Educa Mais Brasil


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo