Brasil,

Estilo Hygge: a casa como um refúgio de bem-estar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alexandre Agassi
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Móveis e objetos de madeira ou sisal adicionam leveza e elegância com sua estética artesanal. Neste living, a arquiteta Cinthia Claro explorou a leveza dos materiais naturais no mobiliário e na decoração | Fotos: Erika Waldmann Móveis e objetos de madeira ou sisal adicionam leveza e elegância com sua estética artesanal. Neste living, a arquiteta Cinthia Claro explorou a leveza dos materiais naturais no mobiliário e na decoração | Fotos: Erika Waldmann

Conectado às raízes dinamarquesas, que se configuram como um oásis de conforto por meio de escolhas que valorizam a beleza dos tons naturais e experiências sensoriais, a arquiteta Cinthia Claro fala sobre a aplicação nos projetos

Na busca por conceber momentos de pausa e tranquilidade diante da agitação da vida urbana, as referências pautadas no estilo Hygge ganham notoriedade nos projetos de interiores brasileiros como atributos que se somam ao propósito de manifestar a elegância atrelada às sensações de aconchego e bem-estar.

De origem dinamarquesa, a essência Hygge se traduz como uma filosofia de vida que valoriza a simplicidade e os pequenos prazeres. “Na arquitetura de interiores, ela aparece como uma proposta de elevar o tempo de qualidade dos moradores”, afirma a arquiteta Cinthia Claro, à frente do seu escritório homônimo.

Valorização da luz natural

Janelas com vista para paisagem verde não só propiciam a passagem da luz natural, como também emolduram o ambiente, trazendo o verde de fora para dentro. Neste projeto realizado pela arquiteta Cinthia Claro, o paisagismo externo se contextualiza como um quadro vivo na sala de estar | Foto: Erika Waldmann

Priorizar a iluminação natural na maior parte do dia é premissa primordial. Nesse contexto, Cinthia ressalta a presença de amplas esquadrias combinadas com cortinas leves, móveis claros e ambientes integrados. À noite, luminárias, pendentes, abajures e velas contribuem para aquecer o lar e torná-lo mais convidativo.

Transformando a casa em uma experiência sensorial

Tapetes, móveis de couro e de madeira, bem como estofados gostosos criam uma experiência tátil que convida o morador a perceber a autenticidade do décor. No projeto desta sala de estar executada pelo arquiteta Cinthia Claro, os aspectos hygge trazidos por ela tornam os momentos muito mais especiais| Foto: Erika Waldmann

De acordo com Cinthia, a cultura Hygge parte do princípio de conduzir a leveza para o interior da casa e, para obter êxito a partir dessa referência, é indicado investir em elementos que enriqueçam a decoração. “Gosto muito das texturas que podemos oferecer através da madeira, pedra, lã, linho, entre outras possibilidades”, enumera.

Plantas

Neste projeto assinado pela arquiteta Cinthia Claro, plantas, arranjos de flores, elementos naturais e uma paleta de cores suaves compõem um ambiente inspirado no estilo Hygge | Fotos: Erika Waldmann

Além dos elementos naturais, as plantas são peças-chaves dentro do universo Hygge. “Elas adicionam vida e cor ao ambiente, mas é fundamental avaliar com cuidado o local onde serão posicionadas. Dessa forma, fica mais fácil definir qual espécie se adapta melhor às características daquele espaço”, orienta Cinthia.

Memória afetiva

Lembranças de viagens, objetos herdados, fotos, livros, quadros, e outros diversos itens contam histórias e agregam a narrativa visual do projeto | Projeto: Cinthia Claro Arquitetura | Foto: Erika Waldmann

Fotografias em porta-retratos ou emolduradas como fine art, objetos e móveis que carregam uma história ou uma época que ajudam a promover boas memórias que confortam ou permitem ao morador sentir-se mais completo e satisfeito ao vê-los. “Dessa maneira, conseguimos imprimir personalidade, deixando com a ‘cara’ da pessoa que vive ali”, afirma.

Paleta de cores

Neste ambiente, a nuance clara do off-white é representada pela composição de diversos fatores que englobam desde o aspecto amadeirado do painel, o piso claro e o sofá cinza| Projeto: Cinthia Claro Arquitetura| Foto: Erika Waldmann

O respeito à paleta de cores é uma condição sine qua non no estilo que tem a predominância de tons neutros e suaves como off-white, bege, areia e cinzas claros – todos com o poder de entregar a atmosfera leve e acolhedora que reforça a tranquilidade que o Hygge se propõe. “A paleta neutra é um dos caminhos mais simples e eficazes para transmitir serenidade dentro de casa”, destaca a arquiteta.

Organização e simplicidade

Na produção do ambiente, cada item ganhou seu lugar em uma leitura harmônica e longe do excesso | Projeto: Cinthia Claro Arquitetura | Fotos: Erika Waldmann

Como a filosofia Hygge valoriza o imprescindível, manter os ambientes bem dispostos e livres de excessos visuais é outro princípio a ser seguido. “A simplicidade é fundamental para que o olhar descanse e o ambiente permaneça convidativo”, finaliza Cinthia.

Sobre a arquiteta Cinthia Claro

Formada em design de interiores pela Escola Panamericana de Artes e, posteriormente em Arquitetura e Urbanismo, Cinthia Claro comanda seu escritório homônimo com atuação voltada para a execução de projetos de arquitetura residencial, design de interiores e comercial.

Como características do trabalho realizado por ela e sua equipe, prevalecem o respeito ao perfil do cliente, de forma a suprir todas as suas necessidades e particularidades. Os projetos são realizados de forma personalizada, priorizando relações entre estética e soluções técnicas, criatividade e excelente custo x benefício.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar