Black Friday: especialista traz dicas para restaurantes vender mais e atrair novos clientes
Para Thiago Lupatini, fundador do Food Club e membro do Mentory League Society, a megapromoção é uma boa oportunidade para fidelizar o público
Com a data oficial programada para a última sexta-feira de novembro, a Black Friday já está sendo programada por diversos empreendedores. A data deve movimentar R$ 13,34 bilhões, representando um crescimento de 14,7% sobre os R$ 11,63 bilhões registrados em 2024, de acordo com as projeções divulgadas Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce (Abiacom). Outra expectativa apontada pela instituição é de um tíquete médio estimado em R$ 808,50.
Apesar do grande na compra de eletrônicos e itens de vestuário, Thiago Lupatini, fundador do Food Club e membro do Mentory League Society, afirma que a Black Friday também pode ser aproveitada pelos estabelecimentos de food service, como bares e restaurantes. Isso porque a data não tem somente a chance de elevar as vendas, mas atrair e fidelizar novos clientes também.
"É uma oportunidade para antecipar as demandas que normalmente só aconteceriam em dezembro, já que com a chegada do fim do ano, muitos estabelecimentos recebem grandes grupos para confraternizações, principalmente as corporativas. Durante a Black Friday, o volume de buscas por ofertas passa por um avanço, e diferente do que muitos pensam, no setor de alimentação também. Pensando nisso, é importante traçár estratégias que disponibilizam um aumento de vendas", explica o membro do Mentory League Society.
Thiago lista as principais estratégias para aproveitar a megapromoção:
1. Promova combos e menus especiais:
"A semana da megapromoção é uma boa oportunidade para criar ofertas com experiências exclusivas, isso porque desperta uma curiosidade no público. Aproveite para criar um cardápio limitado, mas que seja completo, com entrada, prato principal e sobremesa por um preço especial. Harmonizar os aperitivos com o cardápio de bebidas também é uma boa estratégia, já que pode alavancar as vendas", recomenda Thiago.
2. Divulgue as promoções oferecidas:
Para o fundador do Food Club, o ditado "quem não é visto, não é lembrado" se encaixa perfeitamente durante o período da Black Friday. Para atrair o público para o seu restaurante ou bar, é necessário comunicar as ofertas disponíveis em diferentes canais. De e-mails promocionais, banners no Instagram, WhatsApp ou SMS avisando que o estabelecimento também está participando da megapromoção, ao investimento no tráfego pago, para uma campanha ser bem sucedida, é preciso que seja visível para todos.
3. Invista no próprio delivery:
"Os aplicativos de entrega abrangem o público, sendo possível conquistar novos clientes. Se o seu negócio ainda não possui um site ou aplicativo próprio para automatizar a operação, aproveite a Black Friday para lançar e oferecer promoções exclusivas para quem comprar pelo seu canal direto. Dessa forma, é possível incentivar o público a migrar para esse novo canal. Isso reduz custos com atendimento via mensagens e telefone, além de diminuir gastos com taxas de aplicativos de terceiros (marketplaces). Você também passa a ter acesso aos dados dos novos clientes, facilitando ações futuras de fidelização", recomenda o especialista.
4. Faça parcerias com outros empreendimentos:
"Parcerias com outros estabelecimentos que não concorrem diretamente com os restaurantes e bares, mas que trabalhem com produtos complementares ou outro segmento são positivas, já que podem criar ações conjuntas e assim expandir o alcance da campanha. Entre as melhores estratégias estão combos especiais e sorteios colaborativos. Quem gastar no seu restaurante ganha desconto no parceiro, e quem comprar no parceiro também recebe benefício no seu negócio também é uma boa campanha", indica Thiago.
5. Aproveite para fidelizar novos clientes:
"A Black Friday dará a oportunidade de muitas pessoas que nunca visitaram seu estabelecimento ou pediram delivery ter o primeiro contato com o seu produto. Por isso, esteja preparado para lidar com um volume elevado de pedidos sem comprometer a qualidade ou a agilidade. Uma experiência ruim pode colocar todo o esforço a perder, é importante lembrar que o verdadeiro lucro da megapromoção virá depois, quando parte desses novos clientes voltar a comprar. Não deixe a oportunidade passar, cadastre todos esses novos clientes para manter comunicação ativa e incentivar a recompra", finaliza.
Sobre Thiago Lupatini:
Thiago Lupatini é fundador do Food Club, grupo especializado em franchising e alimentação que reúne diversas marcas no setor e membro do Mentory Legue Society, um ecossistema de educação empresarial, networking e desenvolvimento pessoal. Lupatini conta com mais de 15 anos de experiência, atua como mentor e consultor de redes franqueadas em expansão por todo o Brasil.
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