Brasil,

Conectividade via satélite é essencial diante de eventos climáticos extremos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriana Gemignani
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

 Eventos climáticos - Divulgação Globalsat Group Eventos climáticos - Divulgação Globalsat Group

Comunicação por voz, dados e sensores de IoT são imprescindíveis para garantir resposta rápida em diferentes situações de emergências

Os recentes ciclones, tornados e tempestades que atingiram o Sul do Brasil mais uma vez expuseram a vulnerabilidade das redes terrestres de comunicação. Rompimentos de fibra, quedas de energia, danos a torres e instabilidade das redes móveis comprometem rapidamente a capacidade de resposta de equipes públicas e privadas em cenários críticos. Nesse contexto, a comunicação via satélite assume um papel decisivo: manter a conectividade quando todos os outros meios falham.

O diretor Brasil da Globalsat Group, Flávio Franklin, explica que, por esse sistema ser independente da infraestrutura local, o satélite garante comunicação imediata para operações de resgate, apoio às equipes de campo e transmissão de dados essenciais. Na prática, os equipamentos via satélite podem ser aplicados em diferentes situações emergenciais, oferecendo:

- Restabelecimento rápido das comunicações táticas para defesa civil, bombeiros, SAMU e forças de segurança.

- Suporte a rádios e redes de voz, permitindo coordenação entre equipes em áreas isoladas ou com torres inoperantes.

- Envio de dados M2M e telemetria de sensores ambientais, estações remotas, barragens e pontos críticos afetados por fenômenos climáticos.

- Conectividade para centros de comando móveis, que precisam operar mesmo em regiões completamente desconectadas.

- Redundância de rede para empresas de energia, concessionárias, utilities e transportes, evitando paradas prolongadas.

- Integração com soluções IoT, o que permite o monitoramento contínuo e tomada de decisão rápida durante e após o evento.

Franklin esclarece ainda que a ampliação da conectividade de alta disponibilidade é fundamental diante do cenário atual, no país e no mundo. “Infelizmente, eventos climáticos extremos têm se tornado mais frequentes e intensos. Nessas situações, a comunicação via satélite garante que equipes de resgate, órgãos públicos e empresas essenciais consigam operar mesmo sem a infraestrutura terrestre. É a tecnologia que mantém tudo funcionando enquanto as redes tradicionais estão sendo restabelecidas”.

Casos ocorridos neste mês reforçam essa necessidade. No Paraná, por exemplo, três tornados foram confirmados em novembro de 2025, com ventos de até 330 km/h, deixando centenas de feridos e destruindo grande parte da infraestrutura urbana. O tornado mais forte ocorreu em Rio Bonito do Iguaçu, classificado como F3 pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A Defesa Civil estima que 90% da área urbana foi afetada e 750 pessoas foram atendidas em unidades de saúde no mesmo evento.

Além disso, estudos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) mostram a alta incidência de tornados na Região Sul nos últimos anos: 28 em 2024, sendo 10 apenas no Paraná. Soma-se a isso a ocorrência de ciclones subtropicais, como o Yakecan (2022), que trouxe ventos intensos e pressão atmosférica instável. Esses fenômenos não são pontuais, indicam um ambiente de risco crescente em que a conectividade terrestre sozinha não é suficiente.

“Com a intensificação dos eventos climáticos extremos, a conectividade resiliente se tornou um pilar fundamental de resposta e recuperação. Enquanto a infraestrutura terrestre não é restabelecida, o satélite assegura coordenação, segurança e continuidade operacional, preservando vidas e sustentando atividades essenciais”, finaliza Franklin

Sobre a Globalsat Group

A Globalsat Group é líder em soluções de conectividade via satélite nas Américas, integrando tecnologias emergentes como Direct-to-Device (D2D) e IoT satelital para oferecer serviços personalizados, resilientes e de alto impacto. Desde 1999, fornece voz, dados, M2M/IoT, software e hardware para setores críticos como energia, governo, defesa, mineração, transporte, agricultura e outros.

Com presença regional por meio de escritórios afiliados nos EUA, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, América Central & Caribe, Equador, México, Panamá, Peru e Porto Rico — além de uma sólida rede de distribuidores e parceiros estratégicos — a Globalsat Group garante conformidade regulatória, logística eficiente e suporte técnico em toda a América Latina e nos Estados Unidos.

Reconhecido por sua inovação e compromisso com a excelência, o Globalsat Group recebeu diversos prêmios, incluindo o mais recente reconhecimento da Mobile Satellite Users Association (MSUA), que em março de 2025 concedeu à empresa o prêmio “Outstanding Leadership in Use of a Mobile Solution” durante o Satellite Mobile Innovation Awards, realizado em Washington, DC. A empresa também foi premiada anteriormente com o MSUA Innovation in Land Mobility Satcom Award e nomeada “Empresa de Comunicações Satelitais do Ano na América Latina” por três edições pela consultoria internacional Frost & Sullivan.

A Globalsat Brasil disponibiliza serviços a inúmeros clientes em setores como Ferrovias, Utilities, Defesa e Governo, Mineração, Agricultura, Óleo & Gás, ONGs e Turismo. As soluções entregues abrangem todas as áreas de serviço MSS, incluindo terra, mar e ar. A empresa é reconhecida e premiada por clientes do segmento ferroviário, parceiros e associações relacionadas a soluções satelitais e comunicação crítica em todo o mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar