Brasil,

Paternidade no reino animal e no convívio com tutores: o que a ciência revela

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amanda Franciele Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito: Pexels Crédito: Pexels

Especialista explica como machos cuidam (ou não) dos filhotes e como a figura paterna humana influencia o bem-estar de cães e gatos

No mundo animal, a paternidade pode assumir formas muito diferentes das observadas entre os humanos. Enquanto algumas espécies apresentam machos participativos no cuidado com os filhotes, outras deixam toda a responsabilidade para as fêmeas. Entre cães e gatos domésticos, por exemplo, o comportamento paternal costuma ser ausente.

De acordo com Brener Amadeu, professor de Medicina Veterinária da Una Catalão, machos dessas espécies não costumam participar dos cuidados após o nascimento. “O cuidado parental por parte dos machos é inexistente em cães e gatos. Isso é instintivo e pouco influenciado pela raça. Em espécies como os lobos, porém, os machos desempenham um papel ativo na criação dos filhotes”, explica.

Embora casos de machos cuidando de filhotes ocorram em ambiente doméstico, Amadeu ressalta que são exceções. “Essas situações acontecem, por exemplo, quando há socialização intensa ou criação conjunta, mas são atípicas. Ambiente controlado e castração podem reduzir comportamentos agressivos, mas não induzem o cuidado paternal”, completa o professor.

Quando o tutor é chamado de “pai”

No universo pet, é comum que tutores sejam chamados de “pais” pelas pessoas próximas e a ciência comportamental confirma que essa comparação faz sentido. Segundo Amadeu, cães e gatos desenvolvem vínculo de apego semelhante ao que filhotes mantêm com a mãe. “Essa relação fortalece a segurança emocional, reduz o estresse e melhora o comportamento e a saúde geral do animal”, afirma.

A reação dos pets a homens e mulheres pode variar conforme a socialização, mas não segue uma regra rígida. “Muitos animais são mais receptivos a vozes suaves, mais comuns em mulheres, mas o mais importante é a associação positiva com segurança, cuidado e rotina estável”, destaca o especialista.

Como reforçar o vínculo com o pet

Para que a relação tutor-animal seja saudável e fortalecida diariamente, Amadeu recomenda:

- Manter uma rotina estável;
- Utilizar treino positivo como forma de interação;
- Oferecer enriquecimento ambiental com brinquedos e estímulos;
- Garantir toque afetuoso de forma respeitosa;
- Respeitar os limites individuais do animal.

Sobre a Una

Com mais de 60 anos de tradição em ensino superior; o Centro Universitário Una; que integra o Ecossistema Ânima - maior e mais inovador ecossistema de qualidade de ensino do Brasil; oferece mais de 130 opções de cursos de graduação. Foi destaque na edição 2022 do Guia da Faculdade; iniciativa da Quero Educação com o jornal ‘O Estado de São Paulo’; com diversos cursos estrelados em 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão; acessibilidade e empregabilidade; além de infraestrutura e laboratórios de ponta; corpo docente altamente qualificado e projeto acadêmico diferenciado com uso de metodologias ativas de ensino. A Una também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos de educação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar