Brasil,

Etiquetas inteligentes: como o e-commerce e o varejo omnichannel estão transformando a logística com tecnologia e eficiência

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodolfo Milone
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Etiquetas inteligentes: como o e-commerce e o varejo omnichannel estão transformando a logística com tecnologia e eficiência

Da eficiência logística à economia circular, Avery Dennison aposta em soluções como RFID, etiquetas Linerless e térmicas com conteúdo reciclado para transformar cadeias de suprimentos no Brasil e no mundo

Na era da experiência integrada e sem atrito, o varejo omnichannel deixou de ser tendência e se tornou uma realidade. Cada vez mais, consumidores navegam por diferentes canais de compra – online, físico, aplicativos e redes sociais – esperando encontrar produtos disponíveis com conveniência, agilidade e segurança. Nesse cenário, tecnologias como o RFID (Identificação por Radiofrequência) têm desempenhado um papel fundamental para garantir visibilidade em tempo real dos estoques, reduzir perdas e melhorar a experiência do cliente.

Segundo Thiago Cergol, gerente de desenvolvimento de novos negócios de Solutions Group da Avery Dennison, a adoção de etiquetas RFID tem revolucionado a gestão logística e o e-commerce. “Ao integrar uma etiqueta RFID a cada produto, é possível criar uma identidade digital única. Isso permite rastrear o item desde o centro de distribuição até a entrega final, com máxima transparência e segurança. Essa visibilidade em tempo real fornece respostas mais rápidas, além de evitar erros no estoque, reduzir erros humanos em inventários, impulsionar a automação e a eficiência de processos”, explica o executivo.

A tecnologia também facilita a integração entre lojas físicas, centros de distribuição e canais digitais, viabilizando estratégias como o envio direto da loja mais próxima e a retirada de produtos em pontos físicos. “O RFID oferece uma base sólida para que o varejo amplie sua presença online sem comprometer o controle dos estoques. Assim, as lojas físicas podem funcionar como pontos de envio, agilizando as entregas e reduzindo custos logísticos”, completa Cergol.

Cadeias logísticas mais eficientes: cases que inspiram

O impacto da tecnologia RFID já pode ser mensurado em casos reais. No Brasil, o Grupo Boticário implementou a tecnologia com o objetivo de obter rastreabilidade de ponta a ponta em sua complexa cadeia de suprimentos. Como resultado, a companhia registrou uma redução de até 97% nas faltas de produtos, mais de 50% de aumento na identificação de falhas ocultas, redução de 14% na mão de obra e aumento significativo na receita. “Foi uma transformação completa em agilidade, visibilidade e eficiência”, reforça Cergol.

Outro exemplo vem da Jetrosoft, empresa colombiana especializada em tecnologia sob medida e transformação digital. Com o desafio de ampliar a rastreabilidade e o controle logístico de seus clientes, especialmente na cadeia de suprimentos da indústria alimentícia, a companhia implementou com sucesso as soluções RFID da Avery Dennison. A adoção da tecnologia permitiu à Jetrosoft automatizar processos, rastrear ativos como cestos plásticos retornáveis e aumentar a visibilidade em diferentes pontos da rede de distribuição. A colaboração com a Avery Dennison otimizou a operação logística dos clientes da companhia, elevando a eficiência e consolidando sua posição no mercado.

Sustentabilidade integrada: menos resíduos, mais inovação

Além da rastreabilidade e eficiência, novas soluções têm permitido que diferentes empresas reforcem o compromisso ambiental de suas operações, especialmente no universo de aplicações logísticas, incluindo o e-commerce.

De acordo com Renato Rafael, gerente de produtos para rótulos e etiquetas da Avery Dennison na América Latina, soluções como as etiquetas Linerless, vêm sendo cada vez mais demandadas por seus benefícios operacionais e ambientais. “Ao eliminar o liner – a base descartável das etiquetas –, reduzimos drasticamente o volume de resíduos nas operações logísticas. Isso contribui para uma menor pegada de carbono, menos uso de água e mais produtividade em ambientes que exigem alta performance e lidam com alto volume de pedidos, como centros de distribuição de e-commerce”, afirma.

Norteada pela crescente demanda sustentável, a Avery Dennison segue ampliando seu portfólio de soluções sob esse aspecto. Além de Linerless, a companhia lançou no Brasil a etiqueta térmica Fasson® Térmico Dry 10% PIR, a primeira do mercado composta por 10% de conteúdo reciclado de resíduo pós-industrial. Produzida em parceria com a Oji Papéis Especiais e a recicladora Polpel, a solução é um marco do programa AD Circular, que busca ampliar a circularidade de materiais utilizados em rótulos e etiquetas, a partir da coleta dos liners dispensados após a etapa de conversão.

“Supermercados, operadores logísticos e e-commerce estão entre os maiores consumidores de etiquetas térmicas. Com o lançamento de uma alternativa reciclada, livre de Bisfenol A e certificada por instituições como a FSC®, oferecemos ao mercado uma opção mais sustentável sem renunciar à performance. Ao reintegrar resíduos industriais ao ciclo produtivo, damos um exemplo concreto de economia circular em ação, um avanço significativo rumo a cadeias mais responsáveis e eficientes”, conclui Renato.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar