Os benefícios da iluminação sensorial para os projetos de banheiro
Assim como propôs em seu ambiente na CASACOR São Paulo 2025, a arquiteta Janaina Casagrande defende que o banheiro, combinado com um projeto luminotécnico sensível e acolhedor, têm a força de nos propor uma pausa no automatismo da vida cotidiana
Projetado para promover a reconexão do ser humano com a sua essência e a natureza, o Banheiro Raiz, assinado pela arquiteta Janaína Casagrande na 38ª edição da CASACOR São Paulo, também lança luz – literal e metaforicamente –, sobre a importância da iluminação como promotora de bem-estar. Mais do que um recurso técnico ou estético, a luz foi tratada no ambiente como um elemento sensorial fundamental para evocar emoções, guiar percepções e favorecer a desaceleração frente à correria dos pensamentos e da rotina diária.
Especialista em Neuroarquitetura e apaixonada pela biofilia, Janaína convidou a lighting designer Tuane Lopez para juntas, cocriarem o projeto luminotécnico do Banheiro Raiz, apresentando a luz como uma espécie de autor invisível da narrativa do espaço. “A iluminação atua como moduladora sensorial, guiando padrões de ativação neural relacionados à percepção espacial e induzindo o visitante a aterrar e a se desconectar do fluxo mental automático”, explica Janaína.
Distribuída de forma estratégica, a luz permeia o espaço valorizando texturas, orientando caminhos e criando atmosferas de introspecção por meio de contrastes e sombras suaves, direcionando de maneira intuitiva o olhar e o fluxo de quem percorre o ambiente. “Enquanto você permeia o espaço, a luz conduz o seu próprio tom emocional, te convidando a buscar da fonte para ver além”, define a lighting designer Tuane Lopez.
Essa abordagem sensível encontra respaldo nos princípios da neuroarquitetura, que reconhece a influência da iluminação sobre o sistema nervoso. Assim, a escolha por temperaturas de cor mais quentes, por exemplo, contribui para conceber um ambiente acolhedor e convidativo, adequado à proposta do espaço como lugar de pausa, cuidado e reconexão.
No projeto da arquiteta Janaina Casagrande, a parte luminotécnica do ambiente tem coautoria da lighting designer Tuane Lopez | Foto: Maura Mello
Iluminação e bem-estar: uma premissa universal
Seja em ambientes residenciais ou comerciais, Janaína e Tuane defendem que uma iluminação bem planejada deve sempre priorizar o bem-estar. Isso significa que ela deve respeitar o ritmo biológico natural das pessoas, contribuindo para a promoção da saúde, da produtividade, do conforto visual e para a percepção espacial adequada. “A iluminação conduz a narrativa que você quer transmitir no espaço, e é ela que permite a identificação de quem o utiliza com aquele ambiente”, reforçam as profissionais.
Luz indireta e difusa contribui para o conforto visual e sensorial no espaço, além de criar contrastes e sombras suaves | Projeto da arquiteta Janaína Casagrande para a CASACOR São Paulo 2025 | Foto: Maura Mello
No Banheiro Raiz, essa atenção aparece em todos os detalhes. A iluminação indireta e difusa, por fitas de LED, compõe com o revestimento das quatro cabines, vigas e pilares em MDF Freijó, transmitindo a sensação de calor e acolhimento. Sob a bancada com duas cubas de apoio e o banco, executado em lâmina sinterizada de mármore com acabamento que reproduz fielmente a estética do quartzito Taj Mahal – extraído no Ceará e de padronagem nobre e elegante –, ela direciona o fluxo ao mesmo tempo em que exalta as imperfeições do corte irregular das barras, que fazem referência às imperfeições que presenciamos em nós e na natureza.
Na cabine de amamentação do Banheiro Raiz, a luz quente, em tom amarelado, favorece o relaxamento do bebê e da mamãe | Projeto da arquiteta Janaína Casagrande para a CASACOR São Paulo 2025 | Foto: Maura Mello
A iluminação também foi intencionalmente pensada na cabine de amamentação (uma das quatro unissex presentes no ambiente, que inclui uma PCD), projetada de forma a respeitar o ritmo biológico do bebê e da mãe no momento do aleitamento. A luz quente de 2200K, de tonalidade amarelada e posicionada difusa e indiretamente, favorece a liberação de melatonina, hormônio regulador do sono, promovendo o relaxamento. Aliada à poltrona com apoio para os pés e ao trocador apoiado sobre a bancada suspensa, ela favorece o acolhimento e o reforço do vínculo afetivo durante a amamentação.
Sobre Janaina Casagrande
Apaixonada por arquitetura, desde 2011 Janaina Casagrande se dedica ao desenvolvimento de projetos que denotam sua busca incessante pela inovação e excelência. Em sua jornada acadêmica, também se formou em Design de Interiores e enriqueceu seus conhecimentos com a especialização em Neuroarquitetura, que permite desenvolver ambientes que envolvem o bem-estar e a produtividade e, no segmento de luxo, que compõem as referências que norteiam sua atuação profissional.
Ao entender que cada cliente é único, a profissional preza pela transparência na comunicação como meio de superar as expectativas e incentiva a presença do design biofílico para resgatar a conexão do ser humano com a natureza.
Janaina Casagrande | Arquitetura e Interiores
SERVIÇO
CASACOR São Paulo 2025
Onde: Parque da Água Branca - Rua Dona Ana Pimentel, 37 portaria G4 do PAB
Quando: até 3 agosto de 2025
Horário de funcionamento do evento: Terça a domingo das 11h às 21h
Horário bilheteria: Terça a domingo* das 11h às 19h
* fechamento da bilheteria física 15 minutos após o último horário. A visita poderá acontecer até às 21h.
Bilheteria digital: https://appcasacor.com.br/events/sao-paulo-2025
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário