Dez setores em expansão apontam novas oportunidades para representantes comerciais
Logística, agronegócio e educação corporativa são alguns dos setores em crescimento
A atuação do representante comercial tem sido impactada pelas transformações econômicas, sociais e tecnológicas. Para acompanhar esse cenário, profissionais atentos ao mercado encontram oportunidades em setores estratégicos que seguem em expansão no Brasil.
Nesse contexto, o presidente do CORE-PR , Paulo Nauiack, observa que o momento é favorável para profissionais atentos às transformações do mercado: “Ao observar as transformações do mercado, fica evidente que os representantes comerciais precisam se reinventar constantemente. É fundamental buscar atualização, desenvolver novas habilidades e compreender as mudanças nas necessidades dos clientes. Essa disposição para mudar é o que nos torna capazes de atender às demandas de um mercado tão dinâmico quanto o atual.”
Para se ter uma ideia da importância dos representantes para a economia, dados do CORE-PR ( Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná ) apontam que o estado do Paraná possui 18.976 representantes comerciais registrados, movimentando um volume de negócios da ordem de R$ 106,4 bilhões — o equivalente a 16,45% do PIB estadual. No Brasil, segundo a Confederação Nacional do Comércio, estima-se que mais de um milhão de profissionais atuam na área.
O CORE-PR destaca os dez principais setores em ascensão que exigem a atuação de profissionais qualificados e atualizados:
- Saúde & Bem-Estar
- Tecnologia & SaaS
- E-commerce & Logística
- Energia Renovável
- Agronegócio (Agtechs)
- Seguros & Saúde
- Indústria 4.0
- Mercado Pet
- Limpeza Profissional
- Educação Corporativa
Essas áreas têm apresentado crescimento sustentado por inovações tecnológicas, mudanças de comportamento do consumidor e expansão da digitalização dos negócios.
Para acompanhar esse ritmo, Paulo Nauiack recomenda foco no desenvolvimento de competências como resiliência, flexibilidade e uma mentalidade de crescimento. “Além disso, é necessário investir em capacitação por meio de cursos, workshops e webinars, e buscar constantemente trocar experiências com outros profissionais do setor.”
O presidente do CORE-PR também enfatiza a importância de conhecer profundamente os produtos, a cadeia de produção e os concorrentes. “Essa expertise não apenas fortalece a capacidade de negociação, mas também ajuda a destacar os diferenciais frente à concorrência, contribuindo para a construção de relações de confiança baseadas na transparência e no compromisso com resultados.”
A tecnologia é outro ponto essencial. Com o avanço das plataformas digitais, o representante comercial precisa incorporar ferramentas para analisar o mercado e oferecer suporte mais ágil aos clientes. “O representante comercial que integra essas ferramentas ao seu trabalho consegue responder rapidamente às demandas, mantendo a qualidade no atendimento e ajudando seus clientes a se destacarem em um cenário em constante transformação”, afirma Nauiack.
Por fim, o presidente do CORE-PR destaca que o crescimento profissional também passa pelo desenvolvimento pessoal: “A capacidade de adaptação é o principal diferencial competitivo do representante comercial. Estamos falando de profissionais que não apenas enfrentam desafios, mas os transformam em oportunidades, fortalecendo as bases econômicas do estado e ajudando empresas a crescerem em um mercado cada vez mais competitivo.”
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário