Especialista explica os principais vilões da conta de luz
Mudanças nos hábitos pode ser o melhor aliado para ajudar a reduzir o consumo de energia
Com a validação da bandeira vermelha para a tarifa de energia elétrica em junho, as pessoas procuram formas de economizar o consumo em casa e fazer mudanças na rotina. Porém, muitas não sabem por onde começar. Por isso, é importante identificar os principais equipamentos considerados “vilões” e ter conhecimento das condutas que precisam ser seguidas.
"Priorizar o consumo eficiente dos equipamentos ajuda a diminuir os gastos desnecessários e entender que o consumo durante os horários de pico pode resultar em tarifas mais elevadas", destaca Gustavo Luna, professor do curso de Engenharia Elétrica da UNINASSAU Recife, campus Graças. O especialista listou os principais vilões da conta de energia da sua casa.
Aparelhos eletrodomésticos ineficientes:
Classificação de eficiência: equipamentos com baixa classificação de eficiência (como A ou A++) consomem mais energia, como geladeira, chuveiro elétrico e ar-condicionado. Este último é um dos maiores responsáveis pelo alto consumo de energia nas casas, sobretudo em períodos mais quentes. Isso porque esses aparelhos exigem uma grande quantidade de eletricidade para resfriar o local.
Com o objetivo de economizar, mantenha a temperada do equipamento mais alta e assim que ficar em um clima agradável, deixe entre 25°C a 27°C. Também faça manutenções constantes para o aparelho siga em pleno funcionamento; tecnologia: aparelhos mais antigos utilizam tecnologias defasadas nas quais não otimizam o consumo.
Iluminação:
Lâmpadas incandescentes: Estas convertem apenas uma fração da energia em luz, enquanto o resto é perdido em forma de calor. A mudança para LEDs pode reduzir o consumo em até 80%; iluminação desnecessária: falta de sensores ou temporizadores pode levar ao uso em excesso e desnecessários em alguns casos.
Equipamentos em modo standby:
Consumo Fantasma: Muitos dispositivos continuam a consumir energia, mesmo quando desligados, como TVs e carregadores, o que pode representar uma parte significativa do consumo total. Apesar da modernidade, os televisores atuais, principalmente de grande tela e alta definição, podem consumir mais energia. Por isso, é importante usar o modo economia de energia e regular o brilho da tela.
Além disso, computadores, impressoras e equipamentos de escritório contribuem negativamente para o consumo significativo, já que, na maioria das vezes, permanecem ligados por grande parte do dia. Então, procure reduzir o gasto quando possível e desligue os equipamentos se não estiverem em uso.
Sobrecarga de circuitos:
Distribuição de carga: usar muitos aparelhos em um único circuito pode causar perdas de energia devido à resistência nos cabos, além de sobrecarregar a rede elétrica. Assim, é importante planejar bem os circuitos a fim de não gerar um grande salto na conta de luz.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário