Gabriel Fernandes assina Casa de Novela para a CASACOR São Paulo 2025
Na CASACOR São Paulo 2025, o arquiteto e designer Gabriel Fernandes apresenta o ambiente Casa de Novela, uma homenagem sensível ao imaginário coletivo brasileiro. Inspirado pela maneira como gerações de mães, avós e tias se referiam às casas mais bonitas como “casas de novela”, o projeto propõe uma morada que concretiza esse ideal — um lar sonhado, iluminado e profundamente ligado à cultura popular.
Com 90m² distribuídos entre salas de estar, sala de jantar, quarto, banheiro e closet, o espaço recria a atmosfera de uma casa carioca, onde o Rio de Janeiro surge como pano de fundo poético e simbólico. A narrativa homenageia ainda a presença das mulheres e seu protagonismo cultural a partir da teledramaturgia brasileira, tecendo conexões entre arquitetura, memória afetiva e representação social.
A proposta parte da casa carioca como referência estética e simbólica, evocando o Rio de Janeiro não apenas como cenário, mas como estado de espírito. A arquitetura da cidade se revela em elementos como as estantes da sala, desenvolvidas em marcenaria Simonetto, inspiradas na fachada do edifício Gustavo Capanema — marco do modernismo recém-reaberto. Em tons claros e com repetição ritmada, os módulos ganham ainda mais personalidade com os fundos revestidos por tecidos exclusivos criados por Gabriel para a marca Casa Bonita. O desenho dá continuidade ao trabalho iniciado em parceria com o Instituto Maria do Barro, também presente na série de almofadas desenvolvidas em conjunto com o Instituto Renato Imbroisi para a marca Amofadas. As criações utilizam tecidos com tingimento natural, produzidos no âmbito do projeto Mattricaria, que une tear manual, cerâmica e coloração vegetal.
O Museu de Arte Moderna do Rio, outro ícone da arquitetura carioca, aparece reinterpretado no forro: vigas com formas côncavas e convexas, revestidas com fórmica Carvalho americano em tom exclusivo, trazem o diálogo com a volumetria da laje do museu para o interior do ambiente.
O mobiliário reflete essa fusão entre tradição e contemporaneidade. Peças de Sérgio Rodrigues dividem a cena com criações atuais de Bruno Rangel — que assina boa parte do mobiliário — e Carlos Mota, compondo uma curadoria precisa que valoriza o design nacional. Do duo TOMAZICABRAL, os totens Not Porcelain posicionados ao lado dos sofás, além das mesas Pernocas, com tampo de vidro, que ocupam o centro da sala. As obras estabelecem um diálogo poético com a proposta do ambiente, reforçando o caráter autoral e afetivo do espaço. A cama do quarto, feita pela artesã Camille Souza Dias, do povoado Ilha do Ferro, foi originalmente criada em parceria com o estilista Antonio Castro para seu desfile deste ano e agora e agora compõe a decoração como peça central do projeto, que reflete o olhar de Gabriel sobre o artesanato e a arte popular brasileira.
No banheiro, o contraste entre a composição clara e a bancada do closet amplia a sensação de sonho. A cama sobre o tapete azul parece quase flutuar — como se fizesse parte de um devaneio que foi finalmente materializado. “Essas composições e histórias são a materialização de encontros entre o imaginário que me formou e as novelas que eu via com minha mãe. Sempre tentando encontrar, na TV, a tal casa que ela dizia ter visto”, explica Gabriel.
A sustentabilidade também é prioridade. As portas originais do ambiente foram preservadas, e o piso do edifício — localizado no Parque da Água Branca — foi restaurado. A maioria dos materiais amadeirados utilizados são sintéticos, fornecidos por indústrias com práticas ambientalmente responsáveis.
Casa de Novela é, portanto, um espaço onde tempo, memória e estética se entrelaçam. Um projeto que conecta referências modernas, cultura popular e design brasileiro com sofisticação e cuidado. A produção é assinada por Aldi Flosi e Paulo Carvalho, a iluminação por Maneco Quinderé e a harmonização energética por Jussara Leite. E como sugere o próprio arquiteto, talvez não seja exagero imaginar que, a qualquer momento, uma Helena possa bater à porta.
Sobre a CASACOR
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior plataforma cultural de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2025 chega à sua 38ª edição em São Paulo em um novo endereço, o Parque da Água Branca.
SERVIÇO - CASACOR São Paulo 2025
Onde: Parque da Água Branca - Rua Dona Ana Pimentel, s/n portaria G4 do PAB
Quando: de 27 de maio a 03 de agosto de 2025
Horário de funcionamento do evento: Terça a domingo das 11h às 21h
Horário bilheteria: Terça a domingo* das 11h às 19h
*fechamento da bilheteria física 15 minutos após o último horário. A visita poderá acontecer até às 21h.
Bilheteria digital: https://appcasacor.com.br/events/sao-paulo-2025
Valores ingressos: De terça a domingo e feriados - R$121,00 (inteira) e R$ 60,50 (meia entrada)
Compra de ingresso de meia-entrada
- Idoso a partir de 60 anos - Estudante apresentando o documento válido com foto ou recibo de pagamento. - PNE (portador de necessidade especiais) e seu acompanhante (conforme lei 12.933/13)
- Professor da rede pública e privada, apresentando o documento válido com foto.* Promoção de pré-venda não válida para meia entrada * Comprovação de meia-entrada será exigida na porta. Importante: Gratuidade de entrada para crianças com idade comprovada de até 10 anos.
1 (um) CPF pode comprar no máximo 10 ingressos. Venda Grupo: Compras acima de 10 ingressos ou por CNPJ, envie e-mail para
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário